Fazer um currículo do zero não é uma tarefa simples. Afinal, há diversas seções a serem preenchidas e um pequeno erro, aliás, pode ser o suficiente para desqualificar o candidato ante a concorrência. Por isso, é importante ter atenção ao preenchimento do documento.

Com tantas informações a serem acrescentadas – ou mesmo excluídas – o interessante é buscar pelo feedback e orientação de um profissional. Sabendo que isso nem sempre é possível, o Na Prática convidou Juliana Sano, recrutadora que já participou de processos seletivos de empresas como Kraft Heinz, Raízen, Localiza, BHG e mesmo da própria Fundação Estudar.

Baixe grátis e prontos para editar 12 modelos de currículo para todas as fases da carreira

O objetivo, assim, é desmistificar as seções do currículo e auxiliar no preenchimento mais adequado – e que provavelmente gerará mais retornos. “Vou explicar o processo que utilizo para avaliar currículos reais, pontuando os feedbacks mais críticos que, em geral, as empresas não costumam evidenciar aos candidatos”, adianta Juliana.

Para isso, a recrutadora irá desmistificar as seguintes lacunas: apresentação, formação acadêmica e histórico profissional. Assista ao vídeo a seguir e continue a leitura.

Desmistificando as seções do currículo

Seção 1: Apresentação

É no momento de apresentação que o candidato deve demonstrar seus objetivos e interesses. Para um curriculum vitae padrão, deve contar com uma ou duas frases que resumem o tipo de oportunidade que você está procurando. Em cadastros online, porém, é possível que sejam destinados campos específicos para inserir essas informações.

Baixe 7 modelos de carta de apresentação prontos para editar

É o caso do exemplo analisado por Juliana (confira abaixo). Nele, o candidato indicou o interesse em muitas áreas de atuação. Isso, segundo a recrutadora, não é o mais recomendado.

“pode parecer falta de foco e até certo desespero, fazendo parecer que o candidato não sabe o que quer. O ideal seria focar em poucas áreas, Mais relacionadas com a sua experiência e formação”, explica.

Outro ponto de atenção que a recrutadora destaca está no endereço de e-mail. Pois é, acontece que apelidos ou conotações informais podem ser malvistas. “Pois transmite a impressão de pouco profissionalismo. O ideal é disponibilizar ao recrutador um e-mail simples, de preferência com o seu nome – permitindo uma fácil identificação e até evitando erros no envio.”

Seção 2: Formação acadêmica

Ainda desmitificando as seções de um currículo, outro tópico que pode gerar confusões é a formação acadêmica. No vídeo acima, Juliana mostra o exemplo de um cv de um estudante universitário sem experiências profissionais.

Ela reforça, porém, que o candidato poderia ter sinalizado a participação em centro ou diretório acadêmico, atlética ou a realização de uma iniciação científica, por exemplo. “É importante acrescentar essas atividades, pois mostra que ele é participativo e já desenvolveu atividades e trabalho em grupo.”

O currículo lattes é importante para a sua carreira? Tudo que você precisa saber!

Já no caso abaixo, o candidato optou por inserir também informações sobre suas vivências escolares. Não é obrigatório, porém também pode ser interessante. No nosso exemplo, o candidato apresenta experiências como representante discente e destaques acadêmicos do ensino Médio e Fundamental.

Seção 3: Histórico profissional

Mais uma seção do currículo que é desmistificada por Juliana é o histórico profissional. Para começar, ela afirma que é um erro comum de profissionais colocarem separadamente os cargos que ocupou na mesma empresa. “Para não ocupar muito espaço, sobretudo para quem já tem um histórico profissional mais longo, recomendo colocar o último cargo e o tempo total na empresa, desde o primeiro cargo”, esclarece.

Outro fato recorrente, segundo ela, é o caso de candidatos em início de carreira e, por vezes, ainda sem experiência profissional. Novamente, a recrutadora reforça a importância de acrescentar as atividades extracurriculares realizadas.

“É muito importante colocar essas experiências no currículo, já que ela mostra aos recrutadores que você está 100% do seu tempo se desenvolvendo, que aproveita e cria oportunidades de onde você está para aprender cada vez mais”, acrescenta.

Já neste currículo, o candidato colocou os destaques e resultados positivos que teve no estágio. É mencionado um prêmio de excelência recebido da empresa em que atuou, além de deixar bastante claro (e em números) quais resultados ajudou a alcançar.

“Os números são bons, pois conseguem dar uma dimensão mais exata dos resultados. Então, quando for possível expressar os resultados da sua experiência profissional em termos numéricos, eu recomendo.”

Está no início da carreira? Aprenda a fazer um currículo para o primeiro emprego

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: