mulher olha para papel em prancheta. ela representa uma pessoa que quer fazer uma carta de apresentação.

A mensagem de apresentação que acompanha um currículo, também conhecida como carta de apresentação, é uma exigência do mercado cada vez mais frequente para quem procura uma vaga de emprego.

Fique por dentro das melhores oportunidades e dicas de carreira com as nossas Newsletters. Assine!

O documento costuma ter entre 150 e 500 palavras e é onde você apresenta principalmente quem é, o que é capaz de fazer e qual é sua motivação para buscar aquela vaga.

Quer saber tudo sobre a carta de apresentação? Nós explicamos em detalhes como fazer isso nesta matéria!

Índice:

Pense nas seguintes reflexões

Não se trata de replicar as mesmas coisas que estão no CV, mas de pensar na carta de apresentação como o começo de uma entrevista de emprego: como foi parar ali, naquela mesa, candidatando-se para aquela vaga?

Por isso, pense nas seguintes reflexões ao elaborar o documento:

#1 Por que você quer essa oportunidade ou trabalhar nessa área ou indústria?

#2 O que pode oferecer à organização e como suas conquistas passadas e habilidades lhe ajudarão a fazer isso?

Conquistar a vaga dos sonhos não precisa ser tão difícil. Prepare-se com a Escola de Liderança! Saiba mais

Dicas para sua carta de apresentação

Na carta de apresentação, sua personalidade e história de vida são muito bem vindas e você pode desenvolver o que precisou ficar fora do currículo em si. Assim, lembre-se de adequá-la para cada vaga: cartas de apresentação genéricas demais são vistas negativamente.

Procure escrever formalmente, mas não se preocupe em atingir um estilo ideal. Caso se sinta bem escrevendo, pode tomar mais liberdades e introduzir seu estilo de escrita – só não se esqueça do bom senso.

Entenda como fazer uma carta de apresentação para conseguir a vaga!

Além disso, a estrutura é um dos pontos mais importantes. Estruturalmente, essa carta de apresentação para emprego tem três partes: introdução, contextualização e motivação. Entenda cada uma a seguir!

1. Introdução

Apresente-se respondendo às seguintes perguntas:

# Quem é você?

# O que estudou?

# O que faz e que experiências já teve?

# Por que está buscando essa vaga?

Exemplo:

“Sou recém-formado em Administração e, durante a universidade, tive contato próximo com recrutamento e seleção. Acredito que tenho o conhecimento inicial, a paixão e a força de vontade necessários para ser um excelente analista de recursos humanos em sua organização.”

Modelo de currículo para baixar, preencher e se destacar no mercado

2. Contextualização

Agora contextualize o leitor: por que você é adequado para a vaga? Não importa o nível hierárquico em questão, aliás, a estrutura não muda; mostre que você pode fazer o que é exigido através de exemplos de sua trajetória.

#1 Então, seja direto, mas venda seu peixe e não tenha vergonha de falar sobre suas conquistas passadas e aquilo que faz bem.

#2 Tenha o cuidado de combinar as habilidades que quer destacar com o que a vaga de fato exige. Para ter certeza de que está acertando o alvo, mantenha uma cópia das exigências da vaga ao seu lado e demonstre como as exerceu ao longo de sua trajetória.

Exemplo:

“Durante meus dois anos na empresa júnior X, uma de minhas responsabilidades era selecionar novos participantes e apoiar seu desenvolvimento profissional. Para isso, eu organizava rodadas de feedbacks frequentes e grupos de estudos com especialistas sobre diversos temas, de negócios a psicologia.”

3. Motivação 

Especialistas aconselham que, para máximo impacto, a carta de apresentação para empresa termine expondo porque essa vaga lhe entusiasma. Use as seguintes perguntas para se guiar:

#1 A oportunidade vai lhe ajudar a atingir seus objetivos profissionais, por exemplo? Como?

#2 A vaga trata de temas que lhe interessam? Como?

#3 Por que acha que tem fit cultural com os valores da empresa?

#4 Por que você merece uma entrevista naquela organização?

#5 Como pode ajudar aquela organização a crescer e que valor pode agregar?

Exemplo

A oportunidade me entusiasma tanto pela tradição da empresa X quanto pela clara vontade de inovar que está presente ao longo de sua história, que mostra que novas ideias e abordagens são bem vindas. Como pensar em novos jeitos de desenvolver e ajudar jovens talentos é uma de minhas paixões, creio que eu poderia agregar valor à X.

5 erros mais comuns em uma carta de apresentação (e que devem ser evitados)

1. Ser muito genérico

Os recrutadores normalmente têm muitos candidatos que os procuram com currículos e cartas de apresentação. Se a sua não for específica para o cargo para o qual você está se candidatando, o empregador pode pensar que você não está levando a oportunidade a sério.

2. Ser excessivamente confiante

Ser confiante é importante, mas o excesso de confiança pode preocupar o recrutador. Embora você deva demonstrar a crença de que é adequado para o cargo, é aconselhável evitar escrever coisas como: “você certamente se arrependerá se não me contratar” ou “ninguém pode se comparar ao que eu posso fazer por essa empresa”.

3. Exagerar no humor para se destacar

Embora seja ótimo ter um toque único em sua carta de apresentação, exagerar no tom de humor pode parecer pouco profissional ou ofensivo.

4. Não revisar

Erros de digitação na sua carta de apresentação podem ser percebidos pelos empregadores como falta de atenção aos detalhes e falta de profissionalismo. Revise a sua carta várias vezes antes de enviá-la. E, se possível, tente ler em voz alta ou enviar para um amigo previamente.

5. Não acompanhar

Se já se passou mais de uma semana e você não recebeu uma resposta do destinatário, tente entrar em contato mais uma vez para fazer o acompanhamento. Seja proativo e peça uma entrevista informativa.

Prepare-se para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho com a Escola de Liderança!

Agora que você já sabe como escrever uma carta de apresentação, conheça a Escola de Liderança e descubra como se preparar para todas as etapas dos processos seletivos!

A Escola de Liderança é a nova plataforma de conteúdos da Fundação Estudar e foi totalmente pensada para ajudar você a alavancar a sua carreira. Desenvolva suas habilidades, aprenda com grandes lideranças do mercado e conecte-se com grandes empresas: Tudo isso com apenas uma assinatura! Comece a se desenvolver agora!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: