mulher no computador com diversas notas autocolantes ao seu lado

Selecionamos algumas dicas que podem ajudar a incrementar seu currículo de casa e gratuitamente. Não importa se está desempregado, é um estudante ou está atuante no mercado, as opções abaixo são focadas em desenvolvimento e em enriquecer seu perfil para o futuro da sua carreira.

6 dicas gratuitas para incrementar o currículo (de casa)

#1 Cursos online no geral

Em meio à pandemia, aumentou a oferta de cursos online, inclusive gratuitos. Aqui, você encontra uma lista de formações gratuitas que ainda oferecem certificado, o que agrega mais valor a esse tipo de experiência no currículo.

#2 CC50, o curso de Ciência da Computação de Harvard traduzido

Em 2020, a Fundação Estudar lançou gratuitamente a tradução do curso CS50, de Harvard, uma introdução à Ciência da Computação, e um dos cursos mais populares da renomada universidade. A versão brasileira, nomeada CC50, pode ser acessada pelo Estudar Fora (Na Prática e Estudar Fora são iniciativas da Fundação Estudar!). Além de temática super em alta, a formação oferece certificado de horas complementares, que pode também servir para a faculdade.

#3 Estágio do tipo summer ou “de férias”

Já ouviu falar em summer internship, estágio de verão ou de férias? Basicamente, consistem em modalidades de experiências curtas de trabalho, voltadas para estudantes. Normalmente, os programas do tipo não exigem experiência prévia. Na pandemia, diversas empresas oferecem essa modalidade de trabalho em home office. Vale buscar nos sites especializados em vagas como LinkedIn e Glassdoor.

#4 Trabalho voluntário online

Ajudar em causas sociais é uma atividade que confere benefícios a todos os lados. Além de ajudar a fazer do mundo um lugar melhor, o voluntário pode desenvolver diversas habilidades valiosas para o mercado. Mas, por si só, o trabalho voluntário enriquece o currículo pois mostra responsabilidade social e proatividade, no mínimo. Atualmente, a Fundação Estudar está com inscrições abertas para Voluntariado de Vendas, programa completamente virtual – se essa possibilidade te interessa, vale conferir. Outras organizações, Brasil e mundo afora, estão sempre em busca de talentos dispostos a compor seus times como voluntários.

#5 Experiência de trabalho como aprendiz

Na mesma pegada das experiências de estágio de férias, as experiências de trabalho como aprendiz não exigem vivência prévia no mercado e podem ajudar no início do desenvolvimento como profissional, além de mostrar para recrutadores proatividade e vontade de aprender. Se conseguir uma mais próxima da área em que quer atuar no futuro, melhor ainda! Pesquise por essas oportunidades e se seu perfil encaixa nelas. Por se tratar de uma iniciativa prevista por lei, as empresas são obrigadas a dispor de certo número de vagas do tipo.

 

#6 Prêmios e competições

Muitas organizações nacionais e internacionais, de diversos setores, abrem competições e prêmios periodicamente. Essas iniciativas costumam oferecer grandes vantagens, além de ajudarem a incrementar o currículo. Vale ficar de olho em sites especializados e até aqui no Na Prática, porque atualizamos mensalmente nossa seleção de competições internacionais.

Em busca de uma oportunidade de atuação que cause impacto social? Seja um Voluntário de Vendas da Fundação Estudar em um programa completamente remoto. As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até 4 de fevereiro pelo Na Prática.

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: