André Penha é um dos fundadores da QuintoAndar, empresa que revoluciona o mercado imobiliário desde a sua criação, em 2012. 

Segundo o empresário, o produto da QuintoAndar, que simplifica aluguel e compra de imóveis, foi pensado desde sua concepção como recurso para gerar valor para os usuários. “A gente tem que deixar o nosso mundo melhor do que a gente recebeu. E se der para fazer algo para que ele fique melhor ainda, a gente tenta”, conta sobre sua motivação. 

Em sua trajetória, o Líder Estudar teve e tem grande influência das histórias de Bill Gates, fundador da Microsoft, e Amyr Klink, navegador e escritor brasileiro que foi a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo. “São muito diferentes um do outro, mas têm algo em comum, que é o gosto pelo desafio”, explica. 

“Existem coisas que são difíceis mesmo, que outras pessoas vão dizer que é impossível, mas se você tiver um bom plano, muita vontade e, principalmente, se preparar adequadamente, dá para enfrentar as dificuldades ao longo do caminho.”

A juventude como um entusiasta da tecnologia

Nascido em Uberlândia, em Minas Gerais, André se mudou para a cidade Divinópolis, cidade natal de sua família, com sete anos. Seu pai era engenheiro eletricista e trabalhava na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e sua mãe, como professora da rede estadual de ensino. “Lá em casa nunca faltou nada, mas também nunca sobrou. Crescemos bem como uma família de classe média e sempre tive muito apoio para estudar.”

Seu primeiro contato com a computação aconteceu aos seis anos de idade, quando se apaixonou por um computador MSX (série de microcomputadores pessoais desenvolvidos pela Microsoft e ASCII Corporation nos anos 80). “Não existia internet, e a máquina não tinha interface gráfica, então o jeito de usar o computador era aprender uma dúzia de comandos em Basic.”

Aos 11, ganhou de seu pai um PC-XT, computador pessoal da IBM, de 16 bits, e dali em diante começou a estudar mais sobre o assunto. 

Além da computação, André também se interessava por eletrônica e na adolescência chegou a fazer transmissores de rádio FM para tocar músicas de rock. “Não chegavam tão longe como estações de rádio oficiais, mas era uma diversão”, lembra. “Meus amigos na época eram o grupo de pessoas na cidade que ‘gostavam de computador e eletrônica’. Ter um computador em casa, naquele tempo, era um hobby.”

Primeiros passos profissionais no mundo dos videogames

O entusiasmo da juventude se transformou em uma escolha de vida quando o mineiro decidiu cursar Engenharia de Computação na Unicamp, em Campinas, São Paulo – a mais de 500 km de distância de Divinópolis. 

Aos 18 anos, se viu em uma situação desafiadora: aprender temas novos e mais difíceis, estudar longe de casa, ter professores exigentes e bons (outros, não tão bons assim). Na época, o jovem dava aulas de inglês para se manter financeiramente. 

Morar longe e aprender a se virar sozinho foram os principais degraus do início de sua vida profissional, segundo ele. “Isso me deu um senso de responsabilidade importante.” 

Formado, André buscava uma oportunidade em games, um mercado bem menor e bem diferente à época. Por isso, decidiu fundar sua própria empresa do segmento, Overplay, que foi vendida para a TecToy em 2006. 

“Passar pela indústria de videogame e gerenciar uma empresa que tinha que pagar as contas e dar conta da folha de pagamento foi – para alguém sem formação em administração de empresas até então – uma aula intensa”, conta.

Ainda no ramo dos games, André atuou também na Abragames, Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais. Foi vice-presidente de Marketing e Comunicação (2005-2006), presidente (2007-2008) e vice-presidente de relações públicas (2009-2010).

De Stanford ao negócio do QuintoAndar

Tendo sido aceito para o MBA na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, uma das instituições referência mundial, ele conheceu a Fundação Estudar e se candidatou para o Programa Líderes Estudar, rede da qual hoje faz parte. O ano era 2010. 

“Eu vi que ali tinha um grupo de pessoas ‘fazedoras’, gente que trabalhava para criar ou modificar mercados, instituições, e para mudar o Brasil. Aquilo me chamou a atenção – será que se eu me aproximasse dessas pessoas, eu conseguiria aprender a fazer algo importante na minha carreira também?”

O convívio com pessoas de diferentes lugares do mundo, com opiniões e backgrounds muito diversos foi um dos principais marcos da carreira do empreendedor. 

“Passar dois anos no Vale do Silício mudou minha cabeça sobre como criar e desenvolver tecnologia”, destaca. Em Stanford, ele também conheceu Gabriel Braga, com quem fundou em 2012 o QuintoAndar – empresa da qual é CTO até hoje. 

A plataforma funciona para proprietários e inquilinos, vendedores e compradores de imóveis. Inicialmente com foco em aluguéis, a solução atualmente abarca também compra e venda.

Seu objetivo é simplificar os processos. Na modalidade aluguel, por exemplo, o QuintoAndar administra o pagamento e faz a mediação entre inquilino e proprietário. 

O foco no problema é uma característica do empreendedor. Entre os conselhos que ele daria aos mais jovens, está a opinião de que resolver os problemas é mais importante e mais urgente do que entender de quem é a culpa em qualquer situação. 

Outros princípios guiam sua atuação como empreendedor e líder. Entre eles:

  • Fazer a coisa certa. “Sem rolo, sem corrupção.”
  • Não se apoiar em consensos para inovar. “O consenso é quase sempre conservador.”
  • Responsabilização sobre falhas. “Se errou, admita o erro e peça desculpas. Entenda como não errar da próxima vez.”

Hoje, o principal desafio profissional do empreendedor é a internacionalização do QuintoAndar, que começa pela expansão para o México, a qual vem comandando. “Vou enfrentá-lo como sei fazer: indo lá e resolvendo.”

Na vida pessoal, o desejo atual é ainda mais aventureiro: “quero dar a volta ao mundo de monomotor e demorar meses fazendo isso”, brinca.

Participe do processo seletivo do Programa Líderes Estudar

Conecte-se com uma rede de impacto, da qual André Penha faz parte, e tenha acesso à apoio financeiro para estudos, entre vários outros benefícios exclusivos, no Programa Líderes Estudar. 

As inscrições para o processo seletivo estão abertas, não deixe de participar!

Inscreva-se para o Programa Líderes Estudar!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: