Alexandra Loras

Ao longo de seus cinco anos no Brasil, a francesa Alexandra Loras acumulou histórias que demonstram a desigualdade racial, velada e explícita, no país que adotou.

Quando era consulesa em São Paulo, ficava na porta ao lado do marido para receber os convidados – e às vezes recebia casacos para guardar. Nas ruas com o filho pequeno, de pele e olhos claros, era frequentemente confundida com a babá.

“Várias vezes me perguntavam: mas você é francesa mesmo?”, fala ela, que trabalhou por anos como jornalista, é graduada pela Sciences Po, a melhor escola de ciências políticas da França e mestre em gestão de mídias pelo Institut d’études Politiques de Paris.

Às situações cotidianas de racismo velado, ela adicionou um interesse profundo pelos desafios da população negra brasileira – a maior do mundo fora da África – e criou iniciativas para combatê-los, como a plataforma Protagonizo, que conecta empresas e profissionais afrodescendentes.

Além disso, seu ativismo a levou a se tornar embaixadora da AfroeducAção, PlanoDeMenina.com.br, Meias do Bem e do programa Raízes, do Museu Afro Brasil, além de palestrante frequente em eventos sobre empoderamento feminino e diversidade.

Em uma TED Talk em São Paulo, Alessandra fala sobre síndrome de impostora, falta de representatividade, padrões de beleza e as consequências que isso traz para a desigualdade racial.

“O que me incomoda é que, nos ambientes de poder, sempre sou a única negra – e nem sou uma negra brasileira”, fala.

Baixe o ebook: Tudo Sobre Liderança Feminina

Confira o TEDx de Alexandra Loras:

Em outra palestra, durante a HSM Expo em 2016, Alexandra sugeriu aos executivos presentes que se tornassem mentores de pelo menos dois jovens negros.

Ao dedicar uma hora mensal de seu tempo para ajudá-los com o que puderem profissionalmente – dando dicas de currículo ou estudos, compartilhando contatos, esclarecendo dúvidas – é possível mostrar que eles podem ocupar outras posições sociais também.

“Cada um de nós pode se tornar ator dessa mudança”, concluiu.

Leia também: 5 cursos online para saber mais sobre diversidade no ambiente de trabalho

Conheça 5 trajetórias de jovens que também lutam pela diversidade racial

Eleita pela Forbes como jovem de impacto no país, ela quer ver mais negros nas empresas

Lisiane Lemos, que fundou uma ONG para ajudar a criar a ponte entre profissionais negros e empresas de todo porte, fala sobre diversidade racial e como atrair (e reter) esses talentos. Leia aqui

Brasileira é promessa da nova geração de cientistas

Jovem cientista brasileira premiada em competição global, Nadia Ayad quer ajudar o país a avançar cientifica e tecnologicamente– e afirma que diversidade é fundamental para isso. Leia aqui

Do técnico em elétrica a dois intercâmbios e estágio no Google

Quando Anderson Silva começou a fazer cursinho pré-vestibular em sua cidade-natal, sequer cogitava estudar em uma universidade pública. “Não conhecia ninguém que tinha feito”, conta. Leia aqui

Brasileiro no MIT pesquisa como usar engenharia para gerar justiça social

O engenheiro carioca Cauam Cardoso, hoje doutorando em Desenvolvimento Internacional no MIT (Massachussetts Institute of Technology), traz da família o interesse por problemas sociais – e pela vontade de combatê-los. Leia aqui

Esse jovem tem o sonho de desenvolver novas (e melhores) lideranças públicas

Com o ProLíder, Wellington Trindade, membro da rede de líderes da Fundação Estudar, quer preparar jovens brasileiros para assumir os desafios da gestão pública. Leia aqui

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: