Um Projeto: Fundação Estudar
Caltech está entre as universidades mais admiradas por empregadores

Ranking internacional aponta quais são as universidades mais admiradas por empregadores

Por Priscila Bellini do Estudar Fora

Ranking divulgado pelo Times Higher Education (THE) listou as instituições de ensino com maior índice de empregabilidade. Confira!

A publicação Times Higher Education (THE) divulgou os resultados da pesquisa Global University Employability Ranking de 2017. Trata-se de um índice para determinar quais universidades têm níveis mais altos de empregabilidade – ou seja, quais são as universidades mais admiradas por empresas e empregadores.

O fator determinante na classificação é, portanto, o quanto empregadores contratam ex-alunos de cada instituição de ensino e qual a reputação de tais universidades no mercado de trabalho.

O ranking de empregabilidade também mediu quais estabelecem mais vínculos com a indústria, forma os alunos em competências interessantes para o meio digital. Com base nas respostas de empregadores, o índice também determinou as habilidades mais prezadas no mercado, como adaptabilidade e proatividade.

Elaborado pela companhia de recursos humanos francesa Emerging, o ranking de empregabilidade coletou respostas de diretores e responsáveis por contratações em empresas de 22 países. Como resultado, a lista contempla 150 universidades e indica o quanto são bem vistas e procuradas pelas companhias.

Entre os nomes que ocupam as primeiras dez colocações, há poucas surpresas. Instituições de prestígio, como Harvard e MIT, chegaram a boas posições, assim como em rankings gerais sobre as melhores universidades do mundo. Ainda assim, vale ressaltar que universidades asiáticas vêm crescendo na classificação, como é o caso da Universidade de Tóquio e da Universidade de Pequim.

Outro ponto que chama a atenção na análise de empregabilidade tem a ver com a forma como empregadores enxergam as universidades em termos de inovação. Um dos critérios refere-se às instituições que formam mais alunos com competências para o meio digital. No pódio, estão o Technion Israel Institute of Technology, em Israel, o Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), na Coreia do Sul e o UCL (University College London), no Reino Unido.

Confira a lista das dez universidades com melhor empregabilidade de 2017

California Institute of Technology

País: Estados Unidos

Posição no ranking do ano passado: 1º

Universidade Harvard

País: Estados Unidos

Posição no ranking do ano passado: 3º

Universidade Columbia

País: Estados Unidos

Posição no ranking do ano passado: 12º

Massachusetts Institute of Technology

País: Estados Unidos

Posição no ranking do ano passado: 2º

Universidade de Cambridge

País: Reino Unido

Posição no ranking do ano passado: 4º

Universidade Boston

País: Estados Unidos

Posição no ranking do ano passado: 11º

Universidade Stanford

País: Estados Unidos

Posição no ranking do ano passado: 5º

Universidade Técnica de Munique

País: Alemanha

Posição no ranking do ano passado: 8º

Universidade de Tóquio

País: Japão

Posição no ranking do ano passado: 10º

Universidade Yale

País: Estados Unidos

Posição no ranking do ano passado: 6º

 

* Foto: Caltech, na Califórnia, que está entre as universidades mais admiradas por empregadores

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo