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Entenda como funciona o advocacy, o “lobby do bem” de problemas sociais

advocacy

Qualquer decisão tomada por uma empresa ou pelo governo depende dos interesses que eles defendem, que muitas vezes não são os mesmos da sociedade. A partir disso, surgiu a prática do advocacy, que busca defender causas sociais, influenciando o poder público, com objetivo de fomentar a representatividade democrática. Aprenda mais sobre esse conceito! 

O que é advocacy?

Popularmente conhecido como o “lobby do bem”, o advocacy é uma prática de defesa de interesses políticos, que tem como objetivo influenciar o uso de recursos públicos e a formulação de políticas. O termo não tem tradução para o português e a palavra deriva do latim “advocare”, que significa chamar para si a responsabilidade de algo.

Empresas do terceiro setor costumam ligar o advocacy ao ato de praticar cidadania, uma vez que quem pratica costuma defender causas e direitos específicos. Muitas organizações não governamentais (ONGs), como a ChildFund Brasil e a ACT Promoção da Saúde, participam desse processo para defender causas sociais com grande impacto, além de organizações da sociedade civil

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Por que o foco são políticas públicas?

As políticas públicas são ferramentas poderosas na resolução de problemas da sociedade. O Advocacy atua expondo as questões urgentes, mostrando a importância de se tratar do assunto, sugerindo soluções e pressionando autoridades para tomar as medidas necessárias.

Em artigo sobre o assunto, o site Politize defende que “o advocacy modifica a própria democracia. Ao ampliar a participação e representatividade de grupos muitas vezes excluídos dos processos políticos decisórios e assegurar que os direitos desses indivíduos sejam garantidos, o advocacy fortalece a democratização da própria sociedade”. 

Leia também: Jovem com experiência no setor público, privado e terceiro setor dá 3 dicas para trabalhar com impacto social

Como praticar advocacy? 

Diferente de lobby, que realiza uma abordagem direta aos políticos para defender uma causa, o advocacy inclui várias práticas de mobilização social que usam uma abordagem indireta para influenciar a opinião pública. Entre elas, campanhas de comunicação, eventos públicos, comissionamento, realização e publicação de estudos que trabalhem a favor da causa defendida, reuniões em conselhos e comitês, manifestações, passeatas, abaixo-assinados, protestos, conscientização social, entre outros. 

 

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A ganhadora do Nobel da Paz Malala Yousafzay se encaixa como uma participante do advocacy. Por meio de suas palestras, entrevistas, livros e seu fundo, ela influencia grandes atores políticos a enxergarem a importância de mulheres terem direito à educação e de que isso seja garantido legalmente mesmo em culturas patriarcais. 

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