Gabriel Bayomi

Trabalhando com inteligência artificial na Apple, Gabriel Bayomi trocou a engenharia pela computação para desenvolver tecnologia que ajudasse a criar produtos que impactem a sociedade por meio de dados. Ele é membro dos Líderes Estudar, rede de alto impacto da Fundação Estudar, que está com pré-inscrições abertas para sua turma de 2024.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Em entrevista ao Na Prática, o jovem falou sobre seu desenvolvimento como um profissional de tecnologia, suas conquistas e sobre como ele imagina que a tecnologia pode transformar a sociedade.

Desenvolvendo-se como talento de tecnologia

O interesse de Gabriel por tecnologia começou com sua afinidade com matérias como matemática e física no ensino médio. “Mas eu também gostava de humanas, participava de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), de trabalhos de discussão e debate. Tudo isso me deixou em dúvida entre direito e engenharia”, aponta. A decisão veio quando ele participou de um projeto, no qual precisava criar uma empresa e administrá-la por seis meses.

“Tinha que criar um produto, vender, ter lucro e retornar esse dinheiro para quem investiu em você. Foi muito legal, mas o melhor foi ver os estudantes usando o nosso produto. Pensei que dentro da engenharia eu poderia fazer coisas para tornar a vida das pessoas melhores, criar produtos úteis à sociedade”, relembra. Então, ele começou a cursar engenharia elétrica na Universidade de Brasília (UnB).

Leia também: O que fazer com um diploma de engenharia no Brasil? Professor analisa o mercado para quem vai começar a carreira

“Eu achei que era uma opção mais abrangente, mas me decepcionei um pouco. Não sentia aquela ligação com criar coisas. Não sei se foi pelo sistema universitário ou por falta de fit com o curso. Mas comecei a fazer uma pesquisa sobre rede de computadores com um professor de ciência da computação e o nosso projeto foi convidado para participar de uma competição na Alemanha. Estávamos muito animados e éramos os mais novos na competição, mas ganhamos”, celebra.

Gabriel afirma que a experiência mudou a visão dele sobre a criação de produtos para a sociedade. “Chegamos lá sem testar o produto porque no Brasil não tínhamos dinheiro para comprar tablets para fazer o teste. Tivemos que fazer tudo lá. Deu errado, mas conseguimos arrumar em um dia. No fim, nosso produto tinha a maior performance. Percebi que se a gente tentar, mesmo com as dificuldades, tem como criar produtos úteis e no mesmo nível de qualquer lugar, e isso me impulsionou”, divide.

De Brasília para os Estados Unidos

Depois da competição, Gabriel Bayomi participou de vários outros projetos como empresa júnior e voluntariados. Mas foi o programa de intercâmbio Ciência Sem Fronteiras que mudou os rumos de sua trajetória profissional. “Fui estudar na Universidade Cornell, em Nova York. Foi uma experiência fantástica. Conheci pessoas brilhantes do mundo inteiro. Como eu tinha flexibilidade no currículo, decidi estudar computação e administração, ao invés de engenharia elétrica. Mudou muito minha visão e a minha cabeça”, relata.

O brasiliense afirma que durante o período em Cornell ele se apaixonou pela computação, especialmente a parte de dados. “Fiquei fascinado em como criar produtos mais inteligentes. Fiz dois estágios de verão em uma multinacional de computação em nuvem. Pude criar um painel de ciência de dados dentro de um projeto. Gostei muito da experiência, mas queria aprender ainda mais. Acabei voltando para o Brasil e fiz mais um estágio, enquanto me formava em engenharia elétrica”, indica. Sobre a diferença entre os dois países, Gabriel percebe que nos Estados Unidos a tecnologia é vista como um investimento, enquanto no Brasil ela é um custo. 

Porém, durante esse tempo Gabriel fez uma pesquisa com um professor de Stanford sobre cloud sourcing, processo de terceirização de produtos e serviços em nuvem. “Com isso, me inscrevi para um mestrado na Universidade Carnegie Mellon, uma das melhores em inteligência artificial, para estudar processamento de linguagem. Fui aprovado e participei de um projeto que trabalhava com assistentes pessoais, como Alexa e Siri. Nossa equipe foi selecionada por um prêmio da Amazon para criar projetos relacionados a assistente pessoal e desenvolver um protótipo de futuro”, explica.

Foi nessa época que Gabriel Bayomi se tornou bolsista da Fundação Estudar. “A Fundação me ajudou financeiramente no mestrado e a encontrar pessoas com objetivos parecidos. Indivíduos ambiciosos, com planos grandes e que trabalham na área de tecnologia. Em termos de contato e inspiração foi incrível. Você fica muito inspirado com a história dos outros bolsistas e quer fazer ainda mais, além de conseguir boas dicas profissionais”, revela.  

Ele fez parte de vários projetos de pesquisa relacionados a inteligência artificial e linguagem em diversas frentes. Seu trabalho foi selecionado para grandes congressos do segmento. Com o mestrado concluído, Gabriel foi contratado pela Apple para trabalhar como engenheiro de software com a Siri e atua com inteligência artificial e processamento de linguagem. “Tem sido uma jornada muito legal. Consegui viajar bastante e aprender muito sobre o tema”, relata.

Além disso, ele tem participado de grupos no Vale do Silício que trabalham com diversidade, buscando criar tecnologias que sejam representativas para todos os usuários.

O que é preciso para ser bem-sucedido na área de tecnologia? 

A primeira habilidade que Gabriel cita como relevante para trabalhar em tecnologia é ter boa comunicação interpessoal. “Entender como se comunicar bem é muito essencial, até para explicar um conceito muito complicado para um cliente ou para quem vai usar o produto. Às vezes não é algo simples mas necessário para mostrar como gera valor e como vai ser útil, sem desperdiçar tempo e para fora do processo d criação”, indica. 

Outro ponto é saber criar códigos de forma clara e eficiente. “As empresas nem pede diploma às vezes, mas cobram a habilidade de conseguir entregar um produto ou código de qualidade. No Vale do Silício, em geral, valorizam mais o que você consegue fazer do que o seu diploma ou para onde você já foi. Eles querem saber se você realmente entrega. Também é a importante entender machine learning. Não só de ler papers, mas também transformar esse conhecimento em algo útil porque às vezes as pessoas têm entendimento, mas falta ver como você transformar isso em produto”, finaliza. 

E o que esperar dos próximos 30 anos?

Em um vislumbre dos próximos trinta anos, Gabriel Bayomi compartilha uma perspectiva ousada sobre a crescente digitalização global. O avanço inegável da conectividade, na visão dele, deverá moldar as relações sociais, comerciais e governamentais em passos largos.

No contexto brasileiro, porém, Bayomi destaca a necessidade premente de ações direcionadas à redução das profundas desigualdades que assolam o país, a fim de acompanhar e colher os benefícios desse processo iminente. Apesar dos dados recentes indicarem que mais de 70% da população com dez anos ou mais possui acesso à internet, o líder ressalta que tal acesso, em grande parte, se restringe a uma conexão precária, predominantemente por meio de dispositivos móveis e redes sociais.

“Tenho convicção que nenhuma mudança significativa ocorrerá se as transformações do mundo da tecnologia continuarem apenas a privilegiar pequena parcela da sociedade, não buscando maior abrangência de ferramentas e de pessoas.”

Além isso, o jovem destaca a importância crucial de investimentos substanciais na área educacional, não como mero clichê, mas como um caminho seguro e consistente para atingir a meta almejada.

“A educação é a chave do conhecimento, que por sua vez, promove a inclusão e aumenta o leque de oportunidades a quem desconhece ainda o significado da palavra futuro.”

A ênfase de Gabriel recai, principalmente, sobre o investimento robusto em educação como um meio de proporcionar o acesso a conteúdo de qualidade, fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico. Esse desenvolvimento, por sua vez, é um requisito indispensável para reduzir a vulnerabilidade às fake news e mitigar os efeitos da instantaneidade das redes sociais, na visão do Líder.

“A democracia do conhecimento, que pode acontecer por meio digital é fundamental para construir uma sociedade mais igualitária e próspera nos próximos trinta anos.”

Quer ser da rede de lideranças da qual Gabriel Bayomi faz parte?

O Programa de Bolsas Líderes Estudar está com pré-inscrições abertas para sua turma de 2024.

Se você tem o sonho de transformar o Brasil e quer ajuda para chegar lá, não pode perder essa oportunidade.

Inscreva-se para o Programa Líderes Estudar!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: