Pessoas com laptops no colo em sala

Harvard, Cambridge, Oxford, MIT e Stanford: nessa ordem, essas são as cinco universidades mais prestigiadas do mundo, segundo o último ranking divulgado pela Times Higher Education.

Não é barato estudar nessas instituições. Para citar apenas um exemplo, o custo anual estimado da graduação no MIT, sem nenhuma ajuda financeira, é de 63.250 dólares.

Leia também: Wharton e outras escolas de negócios oferecem cursos online sobre liderança

Apesar disso, você pode ter acesso gratuito, pela internet, a alguns cursos oferecidos por essas universidades. Selecionamos quinze pacotes de aulas sobre assuntos como engenharia, programação, finanças e empreendedorismo. Todos são oferecidos em inglês.

1. Inteligência artificial

Neste curso introdutório, o aluno passa a ter compreensão intuitiva do funcionamento da inteligência artificial, a partir de demonstrações interativas. Ao final das aulas, o aluno deve ser capaz de desenvolver sistemas inteligentes para responder a problemas computacionais reais.

Universidade: MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Professor: Patrick Henry Winston

Link para vídeos no MIT OpenCourseWare

.

2. Justiça

O professor analisa teorias e discute aplicações da justiça em casos como direitos humanos, papel dos mercados na sociedade e casamento entre pessoas do mesmo sexo. O aluno é convidado a ler textos de Aristóteles, John Locke, Immanuel Kant, entre outros autores, e examinar suas próprias convicções à luz dos textos.

Universidade: Harvard

Professor: Michael J. Sandel

Link para os vídeos no edX

.

3. Construindo um negócio

Esta série de aulas ensina noções básicas para desenvolver um negócio. O professor traz exemplos práticos para facilitar a visualização dos “segredos” das empresas bem-sucedidas.

Universidade: Oxford

Professores: Thomas Hellmann e outros

Link para vídeos e áudios no site da universidade

.

4. Estatística 110: Probabilidade

O curso oferece uma introdução à probabilidade e aos métodos estatísticos, com aplicações em economia, finanças e engenharia. A programação cobre assuntos como Teorema de Bayes, cadeias de Markov e variáveis aleatórias.

Universidade: Harvard

Professor: Joe Blitzstein

Link para os vídeos no Youtube

.

5. Economia do desenvolvimento: macroeconomia

O curso mostra modelos dinâmicos de crescimento econômico e aborda assuntos como privatização, inovação tecnológica, política econômica e distribuição de renda. O papel dos bancos nos mercados emergentes também está na programação.

Universidade: MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Professor: Robert M. Townsend

Link para vídeos no MIT OpenCourseWare

.

6. Metodologia da programação

O professor apresenta o aluno ao mundo da engenharia da computação. As aulas se baseiam na linguagem de programação Java e se concentram em princípios modernos de criação de software, como design orientado para o objeto, decomposição, encapsulamento, abstração e testes.

Universidade: Stanford

Professor: Mehran Sahami

Link para vídeos no Youtube

.

7. Adaptação à mudança climática

Neste curso, o aluno tem uma visão panorâmica sobre as possibilidades de reação ao efeito estufa. O professor recapitula os impactos do aumento da temperatura do planeta e apresenta algumas estratégias de adaptação que se farão necessárias nas próximas décadas.

Universidade: Cambridge

Professor: Charlie F Kennel

Link para os áudios e slides no site da universidade

.

8. Teoria financeira I

O professor apresenta os aspectos centrais da teoria moderna sobre economia e gestão em finanças, com ênfase em mercados de capital e investimentos. A programação inclui a Hipótese dos Mercados Eficientes e uma introdução aos derivativos.

Universidade: MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Professor: Andrew Lo

Link para vídeos no MIT OpenCourseWare

.

9. Raciocínio crítico para principiantes

A professora ensina a raciocinar de forma clara e convencer os outros do seu ponto de vista. As aulas também incluem uma discussão sobre como distinguir bons e maus argumentos numa discussão.

Universidade: Oxford

Professora: Marianne Talbot

Link para vídeos e áudios no site da universidade

.

10. Introdução à ciência da computação

As aulas trazem o básico sobre programação de forma acessível a alunos leigos. O professor ensina a pensar de forma algorítmica e resolver problemas. Os temas incluem abstração, estrutura de dados, segurança e engenharia de software. No fim de 2014, a versão presencial deste curso foi a mais assistida de Harvard.

Universidade: Harvard

Professor: David J. Malan

Link para os vídeos no edX

.

11. Tendências demográficas e problemas do mundo moderno

O professor apresenta os desafios implicados nas principais tendências demográficas do século 21, tais como aumento da expectativa de vida e imigração. Não é obrigatório ter conhecimentos prévios de estatística ou matemática para acompanhar as aulas.

Universidade: Oxford

Professor: David Coleman

Link para vídeos e áudios no site da universidade

.

12. Empreendedorismo pelas lentes do venture capital

As aulas apresentam as bases fundamentais para criar uma empresa bem-sucedida, com base na experiência dos professores com venture capital. O objetivo não é trazer uma “receita de bolo”, mas revelar os princípios e padrões que aparecem na maior parte dos empreendimentos que dão certo.

Universidade: Stanford

Professores: Greg Ennis e outros

Link para vídeos no YouTube

.

13. Ciências da computação 101

O objetivo das aulas é ensinar as ideias básicas da ciência da computação para um público completamente leigo no assunto. O aluno é apresentado a pequenos experimentos de código no navegador para entender a natureza e as limitações dos computadores.

Universidade: Stanford

Professor: Nick Parlante

Link para vídeos no Coursera

.

14. Física: o que ainda não sabemos

O curso apresenta algumas das perguntas mais importantes sobre o universo que os físicos ainda não conseguiram responder. Do bóson de Higgs à matéria escura, o professor delimita o que a ciência já sabe e o que ainda desconhece completamente sobre o tema.

Universidade: Cambridge

Professor: David Tong

Link para as aulas na plataforma IAI TV

.

15. Empreendedorismo tecnológico

O foco do curso é capacitar o aluno a enxergar oportunidades de negócio em tecnologia. A referência é o Vale do Silício, onde surgiram gigantes como Google e Facebook. O professor mostra como identificar uma solução tecnológica com potencial comercial, reunir recursos para desenvolver o produto e conseguir vender a ideia no mercado.

Universidade: Stanford

Professor: Chuck Eesley

Link para vídeos no YouTube

.

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: