Aluno de Wharton, escola de negócios da University of Pennsylvania
Wharton

Ao longo dos últimos anos, diversos projetos on-line ambiciosos vêm tornando o ensino de qualidade cada vez mais acessível, e com um importante diferencial: sem cobrar nada por isso. O Coursera, trazido ao Brasil em parceria com a Fundação Lemann, foi um dos pioneiros desse movimento e hoje já soma mais de 10 milhões de usuários.

Fundado em 2012 por dois professores de computação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, chama atenção pelas universidades de prestígio que conseguiu engajar em seu portfolio de cursos online – além da própria Stanford, também marcam presença Princeton, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade da Pensilvânia, Universidade de Michigan, e outras 80 instituições de ensino espalhadas pelo mundo.

A seguir, listamos três cursos sobre liderança que devem começar nos próximos meses. As aulas são gratuitas, mas há a possibilidade de reivindicar um certificado de conclusão oficial com o pagamento de uma taxa.

Leia também: Conheça o Autoconhecimento Na Prática, o novo programa de desenvolvimento do Na Prática

1) Mais liderança, mais prosperidade (em inglês)

Escola de Negócios Wharton, Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos 

De 8/2 a 23/4

O curso será ministrado pelo professor Stewart D. Friedman, criador da filosofia de liderança Total Leadership e autor do best-seller com o mesmo nome. Você aprenderá um método prático sobre como articular valores e visão, construir uma relação de confiança com as pessoas que considera mais importantes, e conseguir ser bem-sucedido nas suas relações com trabalho, família, comunidade – e também com você mesmo.

Para o professor, não se trata de um equilíbrio, o famoso work-life balance, pois trabalho e vida pessoal não estão de lados diferentes da balança, competindo por atenção. O segredo é se tornar um líder em todas dimensões da sua vida, e é isso que ele prentende ensinar no curso.

2) Inspirando a Liderança através da Inteligência Emocional (em inglês)

Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos

De 2/2 a 18/4

Os grandes líderes nos estimulam através de nossas emoções. Segundo o professor Richard Boyatzis, isso acontece porque esses líderes estabelecem conosco uma conexão emocional profunda, chamada resonância. Mas o que permite criar e manter essas relações de resonância? Para Boyatzis, a resposta está na inteligência emocional (IO), um tema cada vez mais debatido nos campos da psicologia (lembra do best-seller de Daniel Goleman?). O propósito do curso é desenvolver, através da inteligência emocional, a capacidade de desenvolver uma liderança resonante.

Leia também: Participe do Laboratório, nosso programa de formação de lideranças

3) Liderança e Comportamento Organizacional (em inglês)

Universidade Comercial Luigi Bocconi, na Itália

De 6/3 a 4/4

Líderes em empresas, governos e no terceiro setor trabalham cada vez mais ultrapassando fronteiras nacionais e integrando ambientes multiculturais. Para o alemão Franz Wohlgezogen, responsável pelo curso, esse novo cenário representa um desafio. “Enquanto ser exatamente você mesmo não costuma ser uma receita para o sucesso, por outro lado, ser cuidadoso demais, buscando não ofender ninguém, pode criar a impressão de que você não é autêntico e confiável”, ele explica.

As possíveis formas de resolver esse conflito serão discutidas ao longo do curso. O objetivo é desenvolver competências interculturais para liderar com sucesso ambientes e equipes internacionais.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: