Quando participamos de um processo seletivo, nosso foco sempre é acertar. Pensamos em como falar das nossas experiências, analisamos nossa história pessoal a fundo e treinamos a melhor maneira de descrever nossas habilidades.

Mas, para uma grande parcela das pessoas, o foco nessas horas é outro. Para muita gente, os erros, por mais dolorosos que sejam, é que ficam impregnados nos pensamentos.

E essa possibilidade, presente na vida de muitas pessoas, foi um dos temas da mesa redonda organizada pela Fundação Estudar nesta segunda-feira (18) durante a Semana da Carreira.

Durante o papo, os profissionais de recrutamento e seleção Rafael Simoni, da Natura & Co, Eduardo Moura, da Accenture, e Êvelyn Walter, da Integration, falaram sobre quais são as características do “candidato ideal” em um processo seletivo, e apontaram 4 erros principais que os profissionais cometem.

4 principais erros de candidatos em processos seletivo só 

#1. Só querer falar, e nunca ouvir

Segundo Êvelyn, coordenadora de RH da Integration, um dos principais erros está na preparação dos candidatos. Na visão da especialista, muitas pessoas se concentram em treinar o que vão falar, e acabam criando monólogos durante a entrevista.

“O candidato precisa saber ouvir também, porque em geral ele está preparado apenas para falar”, sinaliza ela. “É importante ter um intervalo para parar, respirar, trocar experiências durante o papo.

Sobre esse ponto, a recrutadora diz que candidatos que só querem falar, e nunca ouvir, acabam demonstrando pontos negativos para seu sucesso no processo seletivo.

“Essa visão traz pistas sobre como esse candidato vai ser no futuro, dentro da organização”, completa ela.

#2. Esquecer pontos-chaves sobre a vaga

Em outro ponto, Eduardo Moura, Accenture, diz que o principal erro dos candidatos que chegam às fases de entrevista é o de esquecer informações-chave sobre a vaga pretendida. Segundo ele, muitos candidatos fazem confusão sobre a descrição da vaga, e acabam seguindo por caminhos errados na hora de “vender seu peixe”.

“Muitas vezes, acontece de a pessoa ter se aplicado a muitas vagas, mas ela acaba esquecendo para qual vaga ela está se candidatando durante a entrevista”, lembra ele.  Já aconteceu, por exemplo, de a pessoa chegar para uma vaga de programação, e achar que é uma vaga para marketing.

Por essa razão, Eduardo indica que as pessoas se preparem de maneira específica para cada entrevista, e que conheçam minimamente a empresa para a qual estão se candidatando. 

#3. Ignorar a importância da conexão com a empresas

Já para Rafael, da Natura & Co, muitos candidatos se esquecem que o candidato ideal para uma vaga é aquele que possui alguma conexão com a vaga e com a organização para a qual se está se candidatando. 

Aqui, eles até entendem a empresa e podem até ter feito o dever de casa ao estudar os pontos-chave da entrevista, mas, no fundo, têm pouca ligação com os valores da 

“Muitas vezes queremos tanto a empresa, que esquecemos qual é a nossa conexão com a empresa e com a oportunidade”, aponta Rafael. “As pessoas não se perguntam sobre seus motivos para entrar na vaga. E quase tão essencial quanto mostrar pontos fortes, é encontrar seu ponto de conexão com a organização.”

Por conta disso, ele orienta que as pessoas foquem com mais qualidade em processos seletivos para os quais suas chances de “match” sejam maiores, de acordo com um conjunto de fatores que envolve: trajetória, valores, experiências de vida e sonhos.

#3. Deixar de ser autêntico

A falta de autenticidade, ainda, também foi apontada por Êvelyn como um erro comum entre os candidatos que chegam em uma entrevista de emprego. 

“É prejudicial você não conseguir ser você mesmo durante a entrevista, e às vezes até maquiar algumas respostas que não estão de fato alinhadas com sua trajetória profissional”, aponta a recrutadora.

Para melhorar nesse ponto, a especialista sugere que os candidatos não tenham receio de falar sempre a verdade, porque, muitas vezes, essa postura pode ser o “fiel da balança” para que eles avancem nos processos seletivos. “A transparência com certeza é um diferencial no momento da seleção de um candidato”, afirma ela.

Assista à integra do primeiro dia de evento:

Semana da Carreira continua hoje

Após a mesa redonda sobre “O candidato ideal”, a Semana da Carreira continua nesta terça-feira (19), às 19h30, com um bate-papo sobre como montar um bom currículo.

Para participar da conversa, é preciso se inscrever através do link:

Inscreva-se na Semana da Carreira!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: