Por Marina Lopes
O desafio já é bastante conhecido entre os educadores: como engajar famílias no processo de aprendizagem dos estudantes?
Na tentativa de superar as barreiras que impedem a participação ativa, os empreendedores paulistas André da Costa Silva e David Melo da Luz se uniram para construir uma ferramenta tecnológica que usa análise e predição de dados como um caminho para diminuir a evasão e aproximar responsáveis da rotina escolar de crianças e adolescentes.
De acordo com um estudo feito pela Fundação Lemann, Omidyar Network e IDEO, o sentimento de despreparo e falta de senso de responsabilidade pela qualidade da educação são algumas das principais barreiras que impedem a participação das famílias.
Dentro desse contexto, os empreendedores foram selecionados pelo Desafio Start-Ed, promovido pela Fundação Lemann e pela Universidade de Columbia (EUA), em parceria com a aceleradora de negócios sociais Artemísia, para pensar em estratégias que ampliam o engajamento de pais e responsáveis na educação.
Baixe o ebook: 9 Diferentes Carreiras Para Quem Quer Revolucionar a Educação
O diagnóstico
Com base em uma série de entrevistas e dados extraídos de plataformas como Portal da Transparência e Qedu, os empreendedores diagnosticaram que boa parte dos responsáveis têm interesse na educação das crianças, mas o contexto social limita o tempo para acompanhamento.
“A família tinha tantos outros problemas que a educação ficava lá embaixo. Em uma escala de zero a dez, ela costumava aparecer em oitavo lugar. Percebemos que o nosso desafio era mudar esse mindset para fazer esse pai entender que a participação pode mudar a vida do seu filho”, explica o empreendedor André da Costa Silva, que também é gerente executivo na Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), uma empresa do Governo do Estado de São Paulo que trabalha com o processamento de dados.
A partir desse diagnóstico, eles tiveram a ideia de desenvolver um robô que trabalha com análise e predição de dados para individualizar o processo de acompanhamento dos estudantes, permitindo que escolas e famílias tenham acesso a informações úteis e de forma simplificada.
Quer saber mais sobre as oportunidades de uma carreira em educação? Conheça o Carreira Na Prática
Tecnologia como caminho
“Quando falamos de engajamento de pais e evasão de alunos, temos que entender qual é o real problema por trás de tudo isso. A tecnologia é apenas um caminho para explicar as coisas, mas também precisamos considerar o contexto social em que as famílias estão inseridas”, diz.
Para prototipar e desenvolver essa solução, André está trabalhando em parceria com o psicólogo e desenvolvedor David Melo da Luz, que cursa especialização em big data e trabalha como consultor na Fundação Vanzolini.
“Fomos para Columbia tentar entender melhor o problema. Fizemos muitas entrevistas e voltamos para o Brasil com hipóteses”, conta David, ao mencionar que o contato com especialistas de diferentes áreas e países ajuda a refletir melhor sobre os desafios brasileiros.
No momento, os empreendedores ainda estão em fase de validação da sua proposta. Em breve, eles devem começar a prototipar a solução para ampliar o engajamento de famílias com estratégias para facilitar o acompanhamento escolar.
“Nosso objetivo é fazer com que os pais percebam que eles são chave na educação dos filhos”, conclui David.
Artigo originalmente publicado no Porvir
Busca cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional?
Então se liga nessa curadoria que a Fundação Estudar fez para você! Com aulas 100% online
e a participação de grandes nomes do mercado de trabalho, esses materiais vão te ajudar
desde a entrevista até os desafios que aparecerão na sua carreira!
Clique para garantir seu acesso gratuito!