Um Projeto: Fundação Estudar
aprender sobre o poder público

7 programas gratuitos para aprender sobre o poder público

Por Tatyane Mendes

De cursos livres a pós-graduações, órgãos federais e locais oferecem oportunidades para quem deseja se especializar nos mais diversos temas ligados ao setor público, dialogando diretamente com a democracia e o papel de cidadão.

Entender como funciona o serviço público e todas as suas nuances é importante para todos, não só quem trabalha no setor. A área pública dialoga diretamente com a democracia e o papel de cidadão da sociedade como um todo. Pensando nisso, o Na Prática selecionou diversas iniciativas gratuitas que possibilitam a qualquer um aprender sobre o poder público e outros sobre temas ligados ao setor.

Programas gratuitos para aprender sobre o poder público!

#1 Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

A escola oferece uma série de cursos e programas gratuitos que visam agregar conhecimentos à administração pública. Aqueles com tutoria são direcionados a públicos específicos e possuem limitação de vaga. Os cursos sem tutoria podem ser realizados por qualquer pessoa, seja ela servidor público ou não, e não possuem limite de vagas.

A instituição possui dez programas de capacitação, voltados para habilidades de liderança, temas técnicos, educação financeira e aperfeiçoamento de carreira, nas modalidades presenciais, à distância e semipresencial. Além disso são oferecidos programas de pós-graduação lato sensu e mestrado profissional, além de concurso de inovação no setor público. Confira aqui.

#2 Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)

O ILB é uma escola de governo supervisionada pelo Senado Federal. O programa oferece  cursos e treinamentos a distância, voltados para o público em geral, mas especialmente para o servidor do Legislativo. Existem diversas opções de cursos, todos gratuitos, com e sem tutoria. Para saber mais, acesse aqui. O Senado ainda oferece programas de pós graduação lato sensu presenciais e gratuitos.

#3 Escola Virtual de Cidadania

Iniciativa da Câmara dos Deputados, o espaço traz vídeos e explicações de forma lúdica para ensinar sobre diversos setores da esfera pública. Por lá, ainda é possível encontrar detalhes de diversas iniciativas educacionais da Casa como Oficina de Atuação no Parlamento, Estágio Participação, Estágio-Visita de Curta Duração e Missão Pedagógica no Parlamento. Todos os programas são gratuitos e muitos dos presenciais ainda contam com uma ajuda de custo, como alojamento e alimentação. Veja mais aqui.

#4 Rede Nacional de Escolas de Governo

A rede faz parte de um livre acordo entre diversas instituições governamentais interessadas e engajadas na capacitação, formação e desenvolvimento de servidores e agentes públicos. O objetivo é aumentar a eficácia das instituições que trabalham com formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores. Segundo o site da iniciativa, atualmente há 262 instituições governamentais participando do grupo. Veja a lista de instituições participantes aqui.

#5 Escolas de Assembleias Legislativas

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) reúne escolas, centros de treinamento e institutos vinculadas ao poder legislativo brasileiro. Todos os estados brasileiros possuem uma filial que promove o aperfeiçoamento das atividades legislativas por meio de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação. Existem iniciativas para a comunidade em geral, como os programas  Cidadão do Futuro e Jovem Cidadão, seminários e ciclo de palestras para debater temas de interesse coletivo. Confira a lista completa de escolas aqui.

Leia também: Trabalhar com gestão pública pode ser a resposta para quem quer causar impacto social, de dentro e fora do governo

#6 Visita a órgãos públicos

O projeto Visitação Institucional Integrada em Brasília (Viibra) traz uma relação com detalhes de entrada de todas as instituições federais abertas à visitação do público em geral. Entre eles estão a Câmara Legislativa do Distrito Federal, Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal); Palácio do Itamaraty; Ministério Público Federal; Palácios do Planalto, Alvorada e Jaburu; Supremo Tribunal Federal; e Tribunal Superior Eleitoral. Confira mais detalhes pelo site.

#7 Escola de Políticas Públicas

A instituição oferece soluções educacionais para a melhoria da gestão pública e a qualificação da participação social. O foco da instituição está em programas presenciais, semipresenciais ou a distância sobre gestão pública, políticas sociais, desenvolvimento econômico, finanças públicas e políticas urbanas. Veja mais aqui.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo