primeiro dia de trabalho

No primeiro dia de trabalho em um novo emprego, você só vai ter uma chance de causar uma boa primeira impressão. Alguns comportamentos e ações práticas podem ajudar a trazer resultados da maneira mais rápida possível – e são especialmente válidas para quem está no início da carreira.

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Já nessa fase, você pode começar a ganhar o seu espaço, mostrando o que realmente é capaz de agregar para o mercado. Hoje em dia, as empresas têm contratado muito mais pela capacidade de aprendizado e fit com a cultura do que por conhecimento, então, esses aspectos merecem uma atenção especial.

Para a Coach de Carreira Fernanda Thees, o primeiro emprego se encaixa muito no cenário acima, pois, por mais que o jovem já tenha feito um estágio ou outro, não dá para dizer que vai chegar em um primeiro emprego com experiência.

Leia também: O que você precisa saber na hora de procurar seu primeiro emprego

“Ele está sendo muito mais contratado pelo comportamento do que pela técnica. Por isso, é essencial entender que ele foi contratado porque tem características que combinam com o time, que são aceitas e valorizadas pela organização”, explica.

Como aproveitar a fase de adaptação no primeiro dia de trabalho?

Logo após a contratação, vem o turbilhão de novas informações: conhecer as pessoas que irão fazer parte da rotina de trabalho, se familiarizar com a cultura da empresa, aprender processos e se adaptar ao dia a dia… O início é sempre assim.

Para conseguir aproveitar essa fase em que tudo é novo da melhor maneira possível, Fernanda separou algumas dicas para o Na Prática:

1. Seja educado

Alguns hábitos que parecem bobos fazem diferença quando se trata de educação organizacional. Busque se apresentar para as pessoas e quando for apresentado, preste atenção no que está acontecendo. Também é importante ter cuidado na forma como responde e-mails e se comunica, por exemplo, observando se cultura da empresa aceita ou não certa informalidade.

2. Pontualidade

Segundo Fernanda, embora esta dica possa parecer óbvia, essa fala é tão recorrente entre lideranças de empresas que é bom ficar atento. Especialmente no primeiro dia de trabalho, chegar atrasado pode causar uma impressão de descomprometimento difícil de ser apagada.

A reclamação pelo atraso de estagiários e jovens costuma ser recorrente por parte dos gestores, que pensam “se eu estou aqui às 8h30, por que ele não pode estar? É ele que está aqui para aprender”.

3. Perguntas, críticas e sugestões

No primeiro dia de trabalho, é natural que exista um alinhamento do que precisa ser feito. Durante esses momentos, tenha o cuidado de anotar as respostas para as dúvidas para não perguntar duas ou três vezes a mesma coisa.

Se conseguir identificar um problema ou aspecto que poderia estar funcionando melhor, leve soluções. Os gestores gostam disto. Por exemplo: por que não sugerir um formato novo para uma apresentação que tem um conteúdo excelente mas que está com a identidade visual antiga?

4. Mostre interesse

É sempre de bom tom demonstrar interesse pela nova atividade e pelo o que está sendo ensinado a você. Não há regras sobre o tempo em que você passará pela adaptação, porém é importante não estar fechado aos novos conhecimentos, oportunidades e atividades que a função demande.

Além disso, essa simples atitude também pode ser significativa para a compreensão do contexto. Assim, mais do que estar restrito apenas à própria área, é possível ter um melhor entendimento sobre toda a empresa.

5. Invista em conexões

Não apenas pelo networking, é sempre válido apostar em novas amizades e conexões também no ambiente de trabalho. Afinal, além de reforçar o espírito de equipe e colaboração, bons relacionamentos e conexões são importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Ansiedade por entregar resultados

É importante pensar que a forma como o recém-contratado se comporta no início, é o jeito pelo qual será mais lembrado.

“No começo, é comum não ter uma atividade bem definida, um escopo claro de trabalho. Então, a primeira coisa para quem quer entregar resultados rápido, é ser proativo. Se estiver sem ter o que fazer, procure um gestor, um colega de trabalho e ofereça ajudar. É muito provável que alguém na equipe esteja precisando e vai ficar feliz de receber”, comenta Fernanda.

Também é importante alinhar bem o que tem que ser feito para evitar retrabalhos ou a entrega de tarefas feitas de um jeito diferente do esperado: “Veja qual é a expectativa de quem te pediu aquele trabalho. Não faz sentido trabalhar em algo por 3 dias para só depois alinhar se aquilo deveria ser feito daquela maneira, se é a forma que a equipe costuma fazer”.

Por fim, é importante escutar as as pessoas que estão há mais tempo na empresa para facilitar a adaptação no novo ambiente de trabalho, respeitando os aspectos que são próprios do período de aprendizado.

“Pode ser que o jovem sugira algumas mudanças e nada seja aceito. É preciso entender que isso é normal e faz parte do processo de crescimento. A geração que está entrando agora no mercado quer gerar impacto rápido, mas é preciso ter o discernimento em saber que nem todas as ideias serão aceitas e tudo bem.”

O que você está fazendo hoje é só uma etapa de algo maior

Diferente das gerações passadas, quem está hoje em seu primeiro emprego, possivelmente vai experimentar funções e pode chegar a ter entre duas e três carreiras diferentes ao longo da vida.

Por isso, trabalhar para deixar as portas abertas é importante: A empresa de um primeiro emprego provavelmente não é a que você vai ficar para sempre”.

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Pensando no planejamento de carreira, Fernanda acredita que a abertura para receber feedbacks e o networking são pontos que merecem atenção desde a inserção no mercado:

“O feedback é uma das formas mais ricas de aprender e crescer. As pessoas têm que aprender a escutar, absorver e fazer alguma coisa em relação ao que foi dito. Já o networking vai ser cada vez mais importante ao longo do tempo. E não é só ir em um evento, conhecer uma pessoa e pronto, é preciso ter uma preocupação em manter esses relacionamentos”, conclui.

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