Arte para Semana de Impacto Social do Na Prática

Entre 21 e 25 de agosto, o conteúdo publicado pelo NaPrática.org estará centralizado em uma temática: a carreira em impacto social. A ação, que também acontece no portal EstudarFora.org e nas redes sociais da Fundação Estudar, é resultado de uma parceria com a Fundação Lemann – organização que apoia a formação de lideranças nas áreas de Educação, Gestão Pública e Saúde Pública por meio do Programa de Talentos Lemann Fellowship.

Além de conteúdo diário sobre o tema, o portal também fará um Facebook Live com Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, na quarta-feira (23/08) às 19h.

Mas afinal de contas, o que significa seguir uma carreira em impacto social?

Qualquer carreira pode ser de alto impacto e alinhada com seu propósito, independentemente do tipo de mercado em que você atua. Trabalhar com impacto social, especificamente, significa gerar uma transformação na sociedade de forma mais direta, seja trabalhando no governo, em organizações do terceiro setor ou em negócios sociais.

Onde é possível ter impacto social?

Universidade

Engana-se quem pensa que só pode ter impacto social depois de formado.

É possível buscar oportunidades desde cedo em movimentos estudantis como Enactus, AIESECChoice, que oferecem bastante autonomia e responsabilidade aos seus integrantes e têm projetos de impacto social.

Iniciativas jovens como Um Teto Para Meu País, que constrói moradias emergenciais em comunidades carentes e é liderada majoritariamente por universitários, também são boas opções.

Setor público

No governo – um espaço mais aberto à inovação do que muita gente pensa e capaz de impactar milhões de vidas –, uma atuação transformadora não depende só de senioridade e pode vir de indivíduos com os mais diversos backgrounds e atuações.

Para quem se interessa pelo assunto, há dois ebooks que valem a leitura: 6 Brasileiros Que Estão Mudando A Forma Como Se Faz Gestão Pública e O Guia de Como Fazer a Diferença no Setor Público.

Terceiro Setor

Um dos mais buscados quando se trata carreira de impacto social, o terceiro setor traz um grande número de possibilidades em organizações sem fins lucrativos, de ONGs de pequeno porte a instituições presentes dentro e fora do país, cada uma com suas especificidades e objetivos

Para quem quer aliar impacto social e uma forte cultura corporativa, vale pesquisar ONGs e fundações que alinham seus estilos de gestão aos de grandes empresas conhecidas pela eficiência,trazendo metas e foco em resultado para o dia a dia, como Fundação Estudar, Fundação Lemann e Instituto Ayrton Senna.

Há ainda outras organizações que focam tanto no desenvolvimento profissional quanto na formação de liderança de seus talentos, como o Vetor Brasil, que seleciona trainees para a gestão pública, e o Ensina Brasil, que seleciona jovens de qualquer formação que queiram atuar como professores em escolas públicas.

Educação

Quando se trata de educação, está cada vez mais claro que as inovações e mudanças não dependem só dos professores ou de grandes projetos, dois dos grandes mitos do setor abordados no ebook 8 Mitos Sobre Carreira em Educação.

Seja através de novos modelos de gestão ou de empreendedorismo, elas devem acontecer também fora da sala de aula. No especial 9 Diferentes Carreiras Para Quem Quer Revolucionar A Educação, é possível descobrir como engenheiros, empresários e economistas estão tornando novos caminhos possíveis.

Negócios sociais

Quem tem uma veia empreendedora também pode considerar negócios sociais, aqueles que buscam reinvestir seus lucros em si mesmos para gerar cada vez mais impacto em áreas de atuação tão diversas quanto uma empresa convencional.

Entre as histórias do ebook 14 Brasileiros Que Estão Colocando O Brasil No Mapa Do Empreendedorismo Social, por exemplo, há tanto um app de acessibilidade para surdos quanto um programa de reforma em comunidades carentes.

Quem quer ter um impacto na sociedade tem uma miríade de opções à sua frente. E tudo indica que, aliado à criatividade e à vontade de fazer acontecer dos brasileiros, esse número deve continuar crescendo no país.

Quer saber mais sobre as diferentes vertentes e possibilidades de uma carreira em impacto social? Acompanhe a semana temática do Na Prática e descubra!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: