Pessoa sentada mexendo no computador. Papéis, cadernos e telefones espalhados pela mesa.

A pesquisa anual do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) calculou em 2016 que o Brasil tem taxa de 28,1% de potenciais empreendedores. Esse número é o maior entre os principais países emergentes (África do Sul, China, Índia, México e Rússia). O mesmo estudo mostrou também que 53,6% da população brasileira considera que tem “o conhecimento, a habilidade e a experiência necessários para iniciar um novo negócio”.

Ainda que o brasileiro se interesse bastante pela carreira empreendedora, o senso comum sobre empreendedorismo é permeado por desconhecimentos. Quem quer empreender com êxito precisa deixar de lado essas crenças e começar a buscar informações para trilhar seu próprio caminho. Para te ajudar com isso, o Na Prática reuniu considerações de especialistas, que desmistificaram o tema em depoimentos aos sites Entrepreneur e Quickbooks.

#1 Para empreender é preciso ter coragem e sorte

Sorte é oportunidade. O jeito de conseguir oportunidades é trabalhando. E, na verdade, trabalhar duro e ter perseverança são mais importantes do que sorte. Com eles, as chances de você estar no lugar certo na hora certa são maiores.

Muitas pessoas acreditam que ficar sem o suporte de um trabalho formal – por exemplo, pagamento fixo – é um grande risco que se pode tomar. Mas, na verdade, quando se trata de empreender, fugir de todas as formalidades na verdade é apenas testar, e não arriscar.

Empreendedores de sucesso não se arriscam sem preparação. Ao contrário: são planejadores metódicos que só se aventuram quando calcularam tudo o que é necessário.

#2 Se o produto ou serviço é bom, vou ser bem sucedido

Não necessariamente. Prover um bom serviço ou produto e entender como o mercado funciona são coisas diferentes.

É fácil superestimar a demanda pelo que você quer oferecer – principalmente se alguns aspectos não são levados em conta. Não se pode esquecer pontos como concorrentes em ascensão e recessões econômicas.

Leia também: O Guia Definitivo do Empreendedor – Aplicativos, Ferramentas e Leituras Essenciais

#3 Para empreender é preciso ter muito dinheiro

Muitos empreendedores iniciam com investimentos bem modestos e provam que um bom planejamento faz o negócio funcionar mesmo com verbas enxutas. O truque é evitar despesas desnecessárias.

Com fundos limitados, um bom começo, por exemplo. é colocar em prática as técnicas do MVP (Minimum Viable Product, em português: produto minimamente viável). O MVP consiste em uma série de testes com objetivo de validar a viabilidade de um novo negócio.

Além disso, não subestime a etapa de buscar clientes. Seja bom em vendas, ou ache alguém perfeito para essa função.

Leia mais: Como dois jovens criaram o PagPouco e fizeram brilhar o olho de investidores

#4 Empreendedores começam sempre com uma ideia inédita

Muitos empreendedores dos quais sabemos a história realmente começaram com um ideia única cujo sucesso foi imprevisível. Mas não se pode esquecer que coisas básicas como alimentar pessoas, trabalhar com roupas e materiais naturais não são ideias novas. Todos que abrem negócios nessas áreas são empreendedores e seus projetos podem não ser inovadores, mas com certeza são necessários.

#5 Empreender dá controle total sobre seu tempo

Em entrevista ao Na Prática, Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, falou sobre o mito de ter flexibilidade sendo empreendedor. E logo desmentiu: “Quando você vai pra prática toda a ilusão do ‘não vou ter chefe’ e ‘faço meu próprio horário’ desaparece”.

A verdade é que o empreendedor está no comando da empresa e (teoricamente) pode flexibilizar o quanto quiser os horários de trabalho. No entanto, nos primeiros anos, é comum que tenha que trabalhar mais do que em uma jornada de trabalho formal.

E quando a instável fase inicial passar, o empresário pode ter tanta responsabilidade que não lhe sobra muitas horas disponíveis para flexibilizar o cronograma.

Esqueça o mito de que os empreendedores não possuem um calendário apertado – ou até rigoroso – para abrir e manter um negócio bem sucedido. Simplesmente não é o caso.

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: