Um Projeto: Fundação Estudar
pessoa utlizando aplicativo pagpouco no ceular

Como dois jovens criaram o PagPouco e fizeram brilhar o olho de investidores

Por Redação, do Na Prática

Inspirados pela própria frustração, grupo cria plataforma que floresce na crise econômica; "Acredito que estamos vivendo uma oportunidade sem precedentes para o empreendedorismo”, diz CEO

Preparando-se para um churrasco, o grupo havia visitado quatro supermercados com lista em mãos em busca do mais barato. Ao terminar a ronda, constataram que podiam ter parado no primeiro mesmo. É fácil se identificar com a frustração. A diferença é que os fundadores do PagPouco.com, criado em 2015, decidiram encarar o problema como uma oportunidade de negócio, e desenvolveram uma plataforma própria de comparação de preços. 

Bruno Fernandes, um dos fundadores e hoje CEO da startup, participou no início de 2015 do Laboratório, programa de desenvolvimento de lideranças do Na Prática, e logo em seguida entrou no Núcleo, a comunidade alumni de quem já passou por esses programas. Foi na junção do que aprendeu e viveu nos dois projetos que conseguiu evoluir a ideia do PagPouco, que germinava desde meados de 2014. “A dica que dou para quem quer aproveitar ao máximo os programas do Na Prática é esquecer de tudo e abrir a cabeça”, resume. “O conteúdo é de extrema qualidade e acaba mostrando caminhos certos e errados na nossa jornada, um diferencial enorme num mercado tão duro e concorrido.”

No Laboratório, a proposta envolve transmitir aos participantes um mindset de liderança e estimulá-los a tirar seus projetos do papel. A provocação do programa foi o pontapé necessário para Bruno arregaçar as mangas e fazer o PagPouco acontecer junto a seu sócio Ricardo Forte. Nesse processo, investiram mais de 60 mil reais do próprio bolso. O retorno foi além do esperado: com o site no ar, a meta de conseguir mil usuários nos primeiros cinco meses foi batida em 30 dias.

PagPouco - Empreendedorismo
[acervopessoal]

Para explicar a aposta na ideia, Bruno destaca que um terço do orçamento de uma família é gasto em supermercados e que produtos iguais podem variar até 70% nos preços. Em momentos de crise econômica, a busca por informações do tipo cresce ainda mais. A ‘sacada’ dos empreendedores foi exatamente aproveitar o modelo de comparação de preços que já existia para lojas online, como o site de pesquisa Buscapé, e transpor para o mundo dos supermercados com unidades físicas. A dificuldade também mora aí: os preços de cada produto, em cada supermercado, não estão a um clique de distância. Sem a possibilidade de um algoritmo que realize essa busca automaticamente, hoje os preços são escaneados por um smartphone, utilizando o código de barras de cada embalagem. No início, porém, tudo era feito de forma manual.

O site, por enquanto, funciona com supermercados de Santos e da Zona Sul de São Paulo, mas o objetivo da dupla é ambicioso: expandir nacionalmente o modelo de negócios, já que o mercado em potencial é imenso.

Em janeiro, a equipe foi selecionada para expor na área ‘Startup & Makers’ da Campus Party Brasil, um espaço focado em empreendedorismo dentro da tradicional feira geek. Lá foi possível mergulhar no ecossistema de startups brasileiras e apresentar a ideia a investidores. 

Baixe o Ebook Na Prática: tudo sobre a carreira em startup

“Para investidores, simplesmente mostramos até onde chegamos, nossas métricas e a possibilidade muito grande de ganhar mercado e crescer”, conta ele, que está fazendo uma nova ronda em busca de capital. A aceitação dos clientes também validou a ideia. “Por ser gratuito – e sempre será, porque o PagPouco nasceu para ajudar a economizar tempo e dinheiro –, as pessoas enxergam um benefício muito grande.”

Conselhos e liderança “Um conselho em particular que gostei muito e compartilho é o seguinte: o dinheiro mais rápido e próximo de você é o dos seus clientes em potencial e não dos investidores”, lembra. “Acho essencial ouvir com atenção o que pessoas experientes no mercado falam”.

Quando pensa no futuro, Bruno é otimista. “Acredito que estamos vivendo uma oportunidade sem precedentes para o empreendedorismo e tenho certeza que o que for consolidado nesse momento crítico terá um fôlego imenso quando o país voltar a crescer”, conclui.

Conheça o Laboratório, programa de formação de lideranças do Na Prática

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo