Realizada pela Universidade Técnica de Munique (TUM) e validada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), de 2016, concluiu que os brasileiros possuem alto potencial empreendedor. Entre os entrevistados, 84% têm uma atitude favorável ao empreendedorismo e 59% se imaginam abrindo o próprio negócio.

É a mesma direção que aponta outro levantamento, da Firjan e também de 2016, que diz que dois em cada três jovens brasileiros querem empreender nos próximos anos.

A pesquisa da Amway também mostra que a vontade de empreender na América Latina é substancialmente maior do que nos outros continentes. Da mesma forma, são países economicamente menos desenvolvidos, como México, Colômbia e Tailândia, que possuem a maior porcentagem de pessoas que se vêem empreendendo.

QUER TRABALHAR NA ÁREA DE EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA? INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NA MELHOR CONFERÊNCIA DE CARREIRAS ATÉ 3/9!

No Brasil, a principal motivação desses potenciais empreendedores é a vontade de ganhar independência de empregadores e tornar-se o próprio chefe. A autorrealização e possibilidade de tirar do papel as próprias ideias aparece em segundo lugar. Citado por apenas 20% dos entrevistados, a opção pelo empreendedorismo como alternativa para o desemprego se mostra um fator secundário entre as motivações.

Apesar do espírito empreendedor, este potencial é de certa forma frustrado. Historicamente, sabemos que grande parte desses brasileiros não chega de fato a empreender, e são vários os fatores que impedem a realização dessa vontade. Mas ainda assim o número de empreendedores têm aumentado!

De acordo com pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2015 – e patrocinada pelo Sebrae no Brasil – 4 em cada 10 brasileiros são de fato empreendedores. Quando comparada internacionalmente, a taxa de empreendedorismo brasileira é inclusive superior a dos Estados Unidos, México, Alemanha e dos países que compõem o Brics.

Para ajudar os jovens brasileiros que também cogitam seguir essa trilha de carreira, o NaPrática.org disponibiliza gratuitamente ebooks gratuitos que ajudam a entender melhor se o empreendedorismo é realmente uma boa opção de carreira e também dão dicas de como dar os primeiros passos. Baixe gratuitamente a seguir:

EBOOK 10 DICAS PARA EMPREENDER

EBOOK 9 GRANDES DÚVIDAS SOBRE COMEÇAR A EMPREENDER

 

O GUIA DO EMPREENDEDOR: APLICATIVOS, FERRAMENTAS E LEITURAS ESSENCIAIS

EBOOK COMO É TRABALHAR EM UMA STARTUP

EBOOK FERRAMENTAS PARA TIRAR PROJETOS DO PAPEL

EBOOK AS UNIVERSIDADES MAIS INOVADORAS DO MUNDO

QUER TRABALHAR COM EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA?
Inscreva-se em Conferência de Carreiras gratuita até 3/9!

O evento, que acontece em São Paulo em 30/10, contará com fintechs, legal techs, social techs, startups de educação e de mobilidade, além de empresas de tecnologia de grande porte em busca de novos talentos. Participe de paineis e outras atividades para conhecer melhor esse mercado e converse pessoalmente com representantes das melhores companhias do ramo!

As vagas são limitadas e as inscrições encerram em 3/9. Garanta sua inscrição agora mesmo!

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: