Um Projeto: Fundação Estudar
reflexo de menino no espelho

Teste de valores: você sabe o que é mais importante para você?

Por Rafael Carvalho

A avaliação pode ajudar a guiar suas escolhas no futuro e evitar a incompatibilidade de valores que causa insatisfação profissional no médio e longo prazo

Valores são um conjunto de crenças pessoais que guiam nossas escolhas e avaliações – e também influenciam nossa satisfação profissional no médio e longo prazo. Nem sempre eles afetam de forma direta as nossas ações, mas quando agimos de acordo com os nossos valores nos sentimos mais felizes e satisfeitos. Quando eles são violados, nos sentimos incompletos e pouco realizados.

Na prática, isso significa que, quando trabalhamos em uma empresa que compartilha nossos valores, ficamos engajados. E vice-versa: caso não haja compatibilidade, o resultado e a satisfação são piores.

O Estudar Na Prática baseou seu teste de valores nas pesquisas do psicólogo social israelense Shalom Schwartz, que estuda o tema há mais de 25 anos. Ele identificou 10 valores universais, presentes em todos os países que analisou. Esses valores ajudam a entender a compatibilidade entre funcionário e empresa, chamada de fit cultural. No fundo, essa é a probabilidade de um candidato estar de acordo com e se adaptar aos principais valores e comportamentos presentes naquela companhia. 

FAÇA O TESTE DE
VALORES AQUI

É muito possível que um profissional já tenha passado pela experiência de ter um fit baixo em alguma organização e não saber exatamente o que estava errado: era a função, as tarefas, a organização ou ele? Um teste de valores ajuda a entender este tipo de situação e evitar que ela aconteça novamente, tornando-se um insumo para que o profissional possa tomar decisões mais bem informadas.

Mas atenção: para que o retrato realmente reflita a realidade, é importante que as respostas sejam francas. Evite enviesar os próprios resultados pensando num “modelo ideal” de perfil ou em como você gostaria de ser. Não há nenhum gabarito escondido e o nível de honestidade das respostas está diretamente ligado à utilidade dos resultados.

Vale lembrar que os testes não compõe uma estrutura definitiva que prevê sua carreira ideal. Para encontrá-la, você deve levar em consideração outros fatores, como autorreflexão, sonhos e aptidões individuais.

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo