decisão de empreender

Empreender é o sonho de muitos profissionais. Contudo, as dificuldades e desafios do empreendedorismo muitas vezes fazem quem sonha com seu próprio negócio questionar se esse é o caminho certo a seguir. Por isso, o Na Prática convidou três Líderes Estudar para contar como foi o momento que tomaram a decisão de empreender e quais as lições que tiram de suas experiências.

Em 2017, Marcelo Bellini fundou a Arbória Edifícios Verdes, empresa de desenvolvimento imobiliário criada em Foz do Iguaçu para atender a região da Tríplice Fronteira. Formado em arquitetura e urbanismo, ele conseguiu realizar um MBA no Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead) na França e em Cingapura, como bolsista da Fundação Estudar.

“O que me levou inicialmente à decisão de empreender foi o desafio de estar 100% a frente de um projeto, as recompensas possíveis e a liberdade de fazer as coisas do meu jeito. Também a possibilidade de criar uma cultura própria de trabalho que envolvesse meus valores éticos e profissionais. Hoje, mesmo minha empresa sendo pequena ainda, me sinto uma peça importante no mecanismo econômico e social de onde vivo”, relata.

Quer conhecer recrutadores de empresas inovadoras? Inscreva-se gratuitamente na Conferência Na Prática Empreendedorismo & Inovação!

Contudo, ele afirma que só conseguiu consolidar a empresa com a apoio de investidores e parceiros confiáveis. Marcelo aponta que os principais desafios de empreender no Brasil estão voltadas para a crise política e econômica do país, a baixa qualificação geral da mão de obra, e o sistema tributário brasileiro.

“Mas não me vejo fazendo outra coisa, ou trabalhando onde não tivesse participação relevante. O empreendedorismo está na origem da criação de valor econômico e desenvolvimento do mundo hoje. Seja empreendedor no próprio negócio ou dentro de uma organização, vejo como a pessoa que vai à frente, abrindo caminho e expandindo limites”, garante.

Ana Kertesz é cofundadora da The IdeaMix, empresa de mídia e comunidade focada em empreendedorismo. Ao lado de Sam Jayanti, ela criou a companhia com a missão de ajudar as pessoas a empreenderem, através de ideias e ferramentas que sejam curadas e validadas por outros empreendedores. Depois de uma longa carreira na Goldman Sachs e na Península Participações, Ana tomou a decisão de empreender e se mudou para os Estados Unidos.

“Após alguns meses de exploração, percebi que não existia uma plataforma única que ajudassem as pessoas a explorarem ideias e entenderem o caminho das pedras, nem quais ferramentas precisam em diferentes estágios de diferentes tipos de empreendedorismo. Portanto, resolvi me juntar a minha amiga de longa data da Harvard Business School e criamos uma plataforma para possibilitar a troca real de experiências de diversos empreendedores com ferramentas e ideias validadas pelos próprios”, explica.

Ela revela que sempre teve uma grande admiração por empreendedores, principalmente por características como visão, garra, resiliência e determinação. “Sempre tive o sonho de empreender. Hoje eu sinto que nasci uma empreendedora e estou muito feliz, principalmente com a capacidade de criar algo do zero, realizar a minha visão, ter autonomia e poder escolher o ritmo que queremos dar ao nosso negócio. Ao mesmo tempo, a vida de empreendedor é realmente uma montanha russa todo dia. Mas eu não tive escolha. Fiquei tão obcecada com esta ideia, que simplesmente tive que começar a desenvolvê-la”, divide.

Membro da rede de alto impacto da Fundação Estudar conhecida como Líderes Estudar, Ana define empreendedorismo como a maior forma de expressão do talentos e potencial de uma pessoa. “É a maior ferramenta de inovação e crescimento da economia. Queremos ajudar as pessoas a realizarem seu potencial e viver o que elas amam”.

Especializado em redução de custos, Hugo Nascimento se incomodava com o fato de seu papel, muitas vezes, resultar em demissões. “Eu queria gerar riquezas, seja por meio de novos empregos ou por processos que fossem mais produtivos. Tomei a decisão de empreender na área da educação por entender que posso ajudar o meu país a ser um ambiente melhor para vivermos”, opina.

Leia também: 6 podcasts sobre empreendedorismo e negócios

Atualmente, Hugo é sócio e fundador de cinco empresas que atuam no ramo de educação universitária. “Começamos com a GTática Consultoria a estruturar cursos de extensão e pós-graduação para formar profissionais para o mercado. Depois  começamos a ser procurados para vender produtos e serviços para os mantenedores; ajudar a estruturar eventos; e trazer soluções para a ociosidade das instituições. Por conta disto, juntamente com outros sócios, começamos a constituir as demais empresas do grupo, para atender cada um destes nichos de oportunidades”, esclarece.

Sobre empreender, Hugo afirma que é um trabalho exigente. “É uma experiência desafiadora, excitante, que exige que você seja humilde, para sempre estar disposto a aprender com as vitórias e, principalmente, com as derrotas. O empreendedorismo é fundamental para tornarmos o nosso país melhor. Contudo, é preciso ter consciência de que não existe mais o dia para receber o pagamento. Você precisa se preocupar primeiro em honrar seus compromissos com seus clientes, funcionários, consultores, sócios, fornecedores e parceiros, atendendo suas expectativas.

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: