Seja para ter melhores oportunidades de remuneração ou simplesmente porque houve uma mudança interna que requer um ajuste de propósito, é cada vez mais comum pensar em fazer uma transição de carreira. De acordo com o relatório The Next Great Disruption is Hybrid Work – Are We Ready?, da Microsoft Corp., 53% dos trabalhadores da América Latina (contra uma média global de 46%) consideram a mudança. A constatação da companhia surge na esteira do fortalecimento do trabalho híbrido em meio à pandemia. A pesquisa sugere que é preciso reformular antigas suposições, a nível mundial, sobre formas de se trabalhar.

Os motivos que levam alguém a optar por uma transição profissional são variados. Normalmente, as razões passam por fatores como falta de perspectiva para crescer, desvalorização no mercado e a descoberta de que, na prática, o ramo em que o trabalhador está inserido não é como ele esperava. Neste post, vamos explicar o que é, de fato, a transição de carreira e como fazer essa mudança da melhor maneira, considerando as áreas que estão em alta no momento (ou projetadas para o futuro). Confira!

COMO FUNCIONA A TRANSIÇÃO DE CARREIRA

Segundo o site de empregos Vagas.com.br, a transição de carreira acontece em seis etapas, que passam pela descoberta de uma oportunidade, pesquisa de mercado, planejamento, qualificação, busca por oportunidades e, por fim, a conclusão do processo de mudança. 

Antes de abordar dicas práticas para transicionar, é importante fazer algumas ponderações sobre esse processo, que requer cuidado e planejamento. A primeira delas é que nunca é tarde para mudar o rumo. Mesmo os profissionais sêniores, que já estão há anos – ou mesmo décadas – na mesma área, podem considerar a transição. Outra observação fundamental é que nem sempre a mudança vem por uma escolha própria. Muitas vezes, o que impulsiona alguém a buscar novos horizontes é justamente uma demissão. Contudo, aqueles que conseguem antecipar aos finais de ciclo inerentes à profissão têm mais chances de fazer uma transição bem-sucedida. A seguir, exploramos alguns passos importantes dessa trajetória.

DICAS PRÁTICAS PARA TRANSICIONAR

#1. Invista em autoconhecimento

Conhecer as próprias potencialidades, seus valores, objetivos, visão de mundo e o que não faz sentido para si é uma etapa imprescindível de qualquer mudança na carreira. Isso tudo passa por entender o que verdadeiramente te motiva. O Na Prática oferece várias ferramentas para o autoconhecimento para facilitar esse processo.

#2. Desenvolva habilidades da carreira pretendida

A partir do conhecimento de si mesmo, é possível entender quais habilidades já tem. Feito o mapeamento, o próximo passo é descobrir quais são as competências da carreira para a qual pretende transicionar. Se na nova área é preponderante trabalhar a criatividade e você ainda não se considera criativo, é hora de buscar cursos ou outras formas de aperfeiçoamento. Se a busca é por fazer carreira no ramo da Tecnologia, que está em alta, vale se perguntar: é preciso saber o básico de programação? Como e onde estudar? Qual cargo mais se adequa a seu perfil? Todos esses fatores precisam fazer parte da estratégia da transição de carreira – além das competências interpessoais, que podem variar conforme o ramo escolhido.

#3. Faça um planejamento financeiro

Além de pesquisar tudo o que puder sobre a carreira alternativa, não basta se lançar na nova área tendo como foco apenas uma chance de ganhar mais. É claro que a remuneração será crucial, mas chegar à máxima potência daquela profissão (com mais chances de ter os melhores salários) pode levar tempo. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro, que requer, entre outros fatores, responder a uma pergunta básica: você teria recursos para se manter enquanto se aperfeiçoa na nova carreira? No caso de resposta negativa, talvez o ideal seja se manter por mais tempo no atual cargo (enquanto poupa o necessário para transicionar em paralelo) ou buscar novas fontes de renda até se sentir preparado.

ÁREAS PROMISSORAS PARA MUDAR DE CARREIRA

A pandemia de Covid-19 trouxe para o presente muitas das tendências que já vinham sendo discutidas no contexto do “mercado do futuro”. Na visão de especialistas, a crise sanitária tem acelerado tendências nesse sentido, principalmente devido à transformação digital. Seguindo essa lógica, algumas profissões ganharam destaque no mercado financeiro, no marketing e em diversos outros segmentos, como Detetive de Dados, Chief Trust Officer e Mestre de Edge Computing. Não sabe quais são as atribuições de cada uma? Veja neste post.

De uma maneira mais abrangente, o LinkedIn recentemente divulgou uma pesquisa dos Empregos em Alta em 2022. A rede social levou em consideração a necessidade de transição de carreira para áreas menos saturadas. Alguns dos cargos em destaque no levantamento são Representante de Desenvolvimento de Negócios, Gestor(a) de Tráfego, Designer de Conteúdo e Enfermeiro(a) Intensivista.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: