prédios e céu vistos debaixo

“A Covid-19 acelerou a chegada do futuro do trabalho.” A conclusão é de Saadia Zahidi, diretora-executiva do Fórum Econômico Mundial, para o relatório da instituição intitulado The Future of Jobs. Se, antes, o trabalho remoto era exceção – apesar de cada vez mais frequente –, com a situação que se impôs na pandemia, virou regra. 

A crise sanitária trouxe para o presente muitas das tendências que já vinham sendo discutidas nesse contexto. É até difícil imaginar, atualmente, uma reunião que não seja por um aplicativo como Microsoft Teams ou Zoom. Da mesma forma, não faz mais sentido pensar que tarefas que se mostraram fáceis de ser feitas em home office voltem a ser desempenhadas de maneira presencial, mesmo quando a circulação de pessoas voltar ao “normal”. 

Ainda sobre Covid-19 e mercado de trabalho, como a tecnologia tem sido determinante, é praticamente óbvio que profissões ligadas ao virtual e à informatização sejam muito mais demandadas. Em resumo: algumas projeções para o futuro se transformaram no presente em pouco tempo, então, o que esperar daqui em diante?

O que já se sabe sobre o mercado do futuro? Veja 5 fatos sobre o assunto!

#1 Home Office veio para ficar

Trabalho remoto não é mais coisa de escritório moderno. Muitos empregadores que jamais haviam considerado colocar os funcionários em home office foram praticamente obrigados pelas circunstâncias a abraçar essa realidade. Algumas vantagens do trabalho não-presencial passaram a ficar evidentes, principalmente possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, economizando o tempo que seria gasto com deslocamento para ir ao escritório. 

Por falar em escritório, não é só a casa que virou local de trabalho, mas também um café, uma praça e, por que não, até uma praia? Com mais possibilidades de onde trabalhar, ampliam-se os horizontes para que as empresas contratem colaboradores de qualquer parte do mundo, o que pode colaborar para equipes multiculturais. O “novo normal” também traz insights sobre as jornadas, que tendem a ser cada vez mais flexíveis, e sobre perspectivas de carreira: na velocidade com que tudo se transforma, passar muitos anos em uma mesma empresa ou posto de trabalho será algo praticamente impensável.

Leia também: Home office veio para ficar? Especialistas compartilham análises sobre o futuro do modelo

#2 (Ainda) mais demanda profissionais de tecnologia

Como não poderia ser diferente, as tendências para o mercado do futuro não são só positivas. Isso fica claro quando se pensa nos processos de automação, da substituição de mão-de-obra humana por máquina, o que já é uma realidade há décadas dependendo do contexto. Significa dizer que profissões mais operacionais ou burocráticas podem vir a desaparecer, enquanto aquelas mais tecnológicas vão se intensificar, o que traz grandes desafios. Um relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontou que a área de TI vai demandar cerca de 420 mil profissionais até 2024. No entanto, há grandes chances de a oferta de mão de obra não suprir a demanda. O Brasil, por exemplo, capacita cerca de 46 mil pessoas ao ramo, mas a Brasscom aponta que seria necessário quase o dobro desse número para que as vagas fossem totalmente preenchidas. 

#3 Necessidade cada vez maior de tech skills

Já que a tecnologia é o grande pano de fundo, alguns conhecimentos serão praticamente uma regra para se posicionar melhor, profissionalmente falando, no mercado do futuro. Isso porque as chamadas tech skills serão consideradas cada vez mais básicas, seja qual for o setor. 

O site de suporte online e treinamento focado em Tecnologia da Informação (TI), Experts Exchange, perguntou a seus mais de 500 mil técnicos cadastrados tech skills que todos deveriam saber. Como resultado sugiram alguns conhecimentos tecnológicos que qualquer pessoa deveria dominar, como fazer backup de dados, mexer no Excel, navegar simultaneamente em várias plataformas, dominar o Google e até mesmo ter conhecimento de HTML básico. 

#4 A pandemia projetou a Ciência de maneira global

A frase “Viva a Ciência” ecoa por vários cantos do planeta desde que um vírus novo modificou drasticamente a vida como conhecíamos. Um fato sobre o mercado do futuro é que o receio do surgimento de novas pandemias (e o acompanhamento do coronavírus) deve fortalecer a produção científica da Saúde a área sanitária como um todo.

Para ter uma ideia, as contratações de enfermeiros de terapia intensiva já registraram crescimento recorde de 820% em 2020 na comparação com 2019, sendo que a maior parte dessas vagas foi preenchida por ex-enfermeiros generalistas. Competências como enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia devem ser constantemente demandadas.

#5 Inteligência emocional será (ainda mais) determinante mercado do futuro

Despontando como uma das mais importantes competências do desenvolvimento humano, a inteligência emocional terá papel determinante num cenário em constante transformação. Como lidar com uma necessidade cada vez maior por conhecimentos diversos? Como acompanhar a velocidade dos processos todos? Como aceitar de maneira relativamente tranquila a ordem natural de uma revolução tecnológica, como a substituição de algumas funções por máquinas?

E, ainda: como equilibrar expectativas e frustrações em um ambiente altamente competitivo, garantindo uma relação saudável consigo mesmo e nas relações humanas? Todas essas perguntas podem ter resoluções bem menos angustiantes se forem pautadas pela inteligência emocional.

Algumas profissões do mercado do futuro

Falar em tecnologia é pensar em algo muito amplo, que pode valer tanto para a internet quanto para as transformações digitais no mercado financeiro, no marketing e em diversos outros segmentos. Não serão incomuns profissões Detetive de Dados, que investiga “mistérios em Big Data” e está por dentro de finanças e data Science, por exemplo.

Criptomoedas, blockchain, Bolsa de Valores? Tudo isso é com um Chief Trust Officer, que é quem trabalha para construir relações de confiança no setor financeiro e garantir transparência ao mercado de criptomoedas.

Tecnologia na nuvem? É a especialidade de um Mestre de Edge Computing. Já as estratégias para um produtos biotecnológicos ficam a cargo dos Diretores de Portfólio Genômico. Essas são algumas profissões do futuro possíveis – e há muitos outros fatos que poderíamos citar. Mas há grandes chances de o futuro estar a apenas um clique de distância, e é preciso estar cada vez mais preparado. 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: