Ralf Toenjes está à frente da ONG Renovatio desde 2014 e já ajudou a levar o primeiro par de óculos a mais de 100 mil pessoas (Imagem: Redes Sociais)

Em um país desigual como o Brasil, itens de necessidade básica podem representar um luxo para uma parcela significativa da população. Um simples par de óculos de grau, por exemplo, pode jamais chegar ao acesso de pessoas excluídas do sistema de saúde.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Foi pensando nessa dor específica que nasceu a organização Renovatio, que é tocada desde 2014 pelo brasileiro Ralf Toenjes. Em uma entrevista ao Na Prática, o bolsista do Programa de Líderes Estudar compartilhou suas reflexões sobre o papel fundamental da nova geração na construção do país dos sonhos e falou sobre as conquistas de sua ONG.

Quem é Ralf Tonjes?

Com uma visão focada no presente e um olhar atento ao futuro, Toenjes é uma pessoa que sempre destaca a importância de decisões conscientes hoje para esculpir um amanhã mais promissor. Seu engajamento, hoje, transcende as barreiras tradicionais da política, concentrando-se em um desafio mais íntimo e, ao mesmo tempo, global: a saúde oftalmológica.

Ao fundar a Renovatio em 2014, aos 22 anos, o jovem mergulhou de cabeça na missão de transformar o panorama da saúde ocular no Brasil. Em um país onde 70% dos municípios carecem de médicos oftalmologistas, Toenjes decidiu ser a mudança que ele queria ver.

“Cada dia é um passo em direção ao meu objetivo. A Renovatio já impacta mais de duzentas mil vidas, e isso é apenas o começo”, compartilha Toenjes, reconhecendo o apoio fundamental recebido ao longo da jornada, incluindo a Fundação Estudar.

Sua visão, que vai além de projetos políticos partidários, se estende às comunidades carentes, onde a falta de acesso à saúde visual é uma realidade persistente. Investir na educação e capacitar os jovens a moldar seu próprio futuro são peças-chave no que Toenjes vê como a construção do Brasil nos próximos trinta anos.

Renovatio: enxergando além das fronteiras

No universo do terceiro setor, Ralf Toenjes emerge como um catalisador de mudanças. Hoje, ele se orgulha de liderar uma organização dedicada à saúde oftalmológica que já impactou positivamente a vida de mais de duzentos mil brasileiros.

A Renovatio, segundo ele, não se limita apenas a doar óculos; ela é uma força transformadora que alcança os rincões mais remotos do país. Nesse caminho, Toenjes compartilha histórias tocantes, como a de Dona Suzana, de 72 anos, no interior do Amazonas, que experimentou seu primeiro atendimento oftalmológico e recebeu seu primeiro par de óculos da vida através da Renovatio.

“Com os óculos, ela pôde costurar pela primeira vez depois de doze anos e pôde voltar a ajudar a sustentar novamente a sua família”, celebra Ralf. “Nós, da Renovatio, fomos o primeiro médico, o primeiro oftalmologista e o primeiro óculos de muitos brasileiros e conseguimos chegar aonde o governo não consegue.”

Ralf destaca, no entanto, a complementaridade do terceiro setor em relação ao governo, citando exemplos de iniciativas como os Expedicionários da Saúde e associações locais que, com recursos limitados, desempenham papéis vitais. Para ele, Terceiro Setor e Estado precisam andar juntos para resolver problemas sociais como o de saúde oftalmológica.

Com mais de 108 mil óculos doados em todo o Brasil, a Renovatio não apenas enxerga, mas ilumina caminhos para um Brasil mais inclusivo. 

“Eu tenho muita esperança que o Brasil vai dar certo. Mais do que isso, eu tenho a certeza que o Brasil vai dar certo e o terceiro setor garante que vamos fazer isso sem deixar ninguém pra trás.”

Quer ser da rede de lideranças da qual Ralf Toenjes faz parte?

O Programa de Bolsas Líderes Estudar está com pré-inscrições abertas para sua turma de 2024.

Se você tem o sonho de transformar o Brasil e quer ajuda para chegar lá, não pode perder essa oportunidade.

Inscreva-se para o Programa Líderes Estudar!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: