Um Projeto: Fundação Estudar
Retrato de Marcelo Nóbrega, diretor de RH do McDonald's na América Latina, empresa administrada pelo Arcos Dorados

O que o McDonald’s, uma das maiores empresas do mundo, procura em jovens profissionais?

Por Redação, do Na Prática

Marcelo Nóbrega, diretor de RH do McDonald’s na América Latina, fala sobre perfil, oportunidade e carreira na Arcos Dorados, empresa que administra a marca na região

Marcelo de Freitas Nóbrega é o diretor de Recursos Humanos da Arcos Dorados, empresa que administra a marca McDonald’s em toda a América Latina.

Em um bate papo informal com o WallJobs, Marcelo contou um pouco sobre o que uma das maiores multinacionais do mundo busca na hora de contratar.

Prepare-se com o Processos Seletivos Na Prática, novo curso online da Fundação Estudar

Como é o trabalho na Arcos Dorados

Quais são os principais atrativos para um jovem iniciar uma carreira na Arcos Dorados?

MN: Por sermos o primeiro emprego de muitos e o maior empregador de jovens do país, temos um desafio permanente para atrair pessoas talentosas. E para sermos bem-sucedidos nisso, buscamos enriquecer essa experiência, dando “mais bagagem” para nossos funcionários e formando melhores profissionais.

Temos três pilares importantes para chamar a atenção dessas pessoas: modernizar a empresa, valorizar a inovação e ter um bom plano de desenvolvimento de carreira.

Para isso, investimos anualmente cerca de R$ 40 milhões de reais em treinamento, pois queremos formar cidadãos, além de bons profissionais.

Oferecemos muito mais do que um salário, como oportunidade de crescimento dentro da empresa e diversos benefícios e incentivos: vale-transporte, assistência médica, assistência odontológica, Seguro de Vida em Grupo e Assistência Funeral.

Também temos programas de incentivo com reconhecimentos que vão desde remuneração extra a bolsas de estudo, e parcerias com instituições renomadas como a Fundação Instituto de Administração (FIA), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getulio Vargas e IOS, para possibilitar que nossos colaboradores possam se aperfeiçoar com os melhores cursos disponíveis no mercado, com conteúdos de TI, Empreendedorismo e Gastronomia, por exemplo.

Inscreva-se no curso por e-mail: Segredos para Ser Aprovado como Trainee

Tem job rotation?

MN: No início, o jovem vai passar um tempo no restaurante, onde vai colocar a mão na massa e conhecer todas as funções da unidade, aprendendo a usar os diversos equipamentos, montar uma casquinha, servir o cliente e até cuidar da limpeza, assim ensinamos nossa excelência operacional para ele.

Quando o jovem voltar para o escritório, vai passar por diversas áreas (RH, Finanças, Marketing, TI…), aprendendo um pouco sobre cada uma. Cada estagiário também tem um projeto e um mentor para acompanhá-lo durante o período, além de ter acesso a diversos cursos.

A Arcos Dorados investe muito na parte comportamental do jovem, pois isso definirá o sucesso de uma carreira no mundo corporativo. É muito importante saber como se comportar diante de novas situações e inovações do mercado, onde, cada vez mais, tudo acontece de forma acelerada.

E existe alguma possibilidade de carreira internacional?

MN: Por ser uma empresa latino-americana, existe essa possibilidade. Mas, normalmente, ela ocorre nos níveis gerenciais da companhia. O presidente da Divisão Norte da América Latina, por exemplo, é brasileiro, bem como temos alguns gerentes da Argentina aqui no Brasil.

Leia também: 3 perguntas que você pode fazer em uma entrevista de emprego

Qual a diferença entre a Arcos Dorados e o McDonald’s dos EUA? Afinal, o que é a Arcos Dorados?

MN: A Arcos Dorados é uma empresa de origem Argentina e é a maior franquia McDonald’s do mundo, sendo responsável pela operação dos restaurantes da marca em 20 países da América Latina.

Ela deve sempre seguir as diretrizes de marketing da empresa americana e manter em seu menu alguns produtos que são comuns ao McDonald’s em todo o planeta. Entretanto, vale ressaltar que o modelo de gestão no Brasil e praticamente tudo que envolve a parte gerencial é independente.

O que a empresa espera dos candidatos?

MN: Queremos candidatos que questionem o status quo. Que sejam inovadores, criativos, que tenham visão de empreendedor e que, principalmente, estejam dispostos a colocar a mão na massa. Um ponto fundamental é o comportamental.

Não esperamos estagiários com amplo conhecimento técnico, pois somos uma grande escola, aqui conseguimos ensinar e treinar. É importante que ele tenha vontade de aprender e compartilhar o conhecimento com toda a equipe.

Bom, agora que sabemos o que a empresa procura, conta pra gente: o que a empresa não quer nos candidatos?

MN: O que não queremos é arrogância e falta de vontade.

Você tem algum case de um ex-estagiário que esteja em um cargo executivo?

MN: Sim, temos muitas pessoas aqui que começaram como estagiários e chegaram a grandes cargos. Sem contar que 40% dos nossos diretores e gerentes foram atendentes em restaurantes do McDonald’s. Para crescer aqui, é só trabalhar duro.

Leia também: Confira os programas abertos de estágio e trainee e candidate-se já

O que você gostaria de falar para o público jovem?

MN: Se você quer trabalhar em uma multinacional reconhecida no mundo todo, que oferece um sólido plano de carreira e oportunidades de crescimento e está entre as melhores empresas para trabalhar na América Latina, entre em contato conosco, pois o McDonald’s é o lugar certo para você.

Marcelo Nóbrega é executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas dos setores financeiro, de petróleo, bens de consumo, serviço de transporte aéreo e alimentício. É especialista em coaching de executivos, gestão da mudança e desenvolvimento organizacional e de lideranças. Fez bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Columbia e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. É coach Certificado pela Universidade de Columbia e autor do livro Você Está Contratado!. Foi nomeado pela Você RH em 2015 como Melhor RH do Ano no Setor de Varejo.

Artigo originalmente publicado no site do WallJobs

 

Dica do Na Prática:

Conhecer de perto as etapas de um processo seletivo e entender como acontece cada uma delas aumenta as suas chances de contratação. Se você ainda não se sente 100% confiante, não se preocupe, a Fundação Estudar reuniu as maiores referências no assunto em um curso online para te ajudar neste desafio. Inscreva-se agora com 20% de desconto com o cupom PROCSEL-20 clicando aqui.

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo