Um Projeto: Fundação Estudar
programa do Banco Mundial

Banco Mundial recruta profissionais em começo de carreira

Por Priscila Bellini do Estudar Fora

O Young Professionals Programme, iniciativa do Banco Mundial para colocar mais jovens profissionais em contato com o trabalho da instituição, recebe inscrições até 31 de julho. Selecionados trabalham para o órgão nos Estados Unidos e recebem apoio financeiro generoso.

O Banco Mundial recruta, todos os anos, um grupo de jovens profissionais para o Young Professionals (YPP), iniciativa voltada a quem está no começo de carreira. Os selecionados passam a fazer parte do time da organização e integram um programa de desenvolvimento por dois anos nos Estados Unidos. As inscrições para a edição de 2019 vão até 31 de julho.

Serão escolhidos 45 jovens de diferentes países para trabalhar no Banco Mundial em Washington DC, capital americana. A ideia é somar, ao longo do YPP, treinamento na área de atuação e mentoria com membros mais experientes das equipes.

Quem pode se inscrever no programa do Banco Mundial

Para se candidatar, é necessário ter formação em campos que sejam relevantes às operações do Banco Mundial. Por exemplo, ciências sociais, finanças, economia, educação e engenharia. Também é necessário ter, no mínimo, mestrado ou doutorado, bem como proficiência em idiomas necessários para a instituição. Ou seja, além do inglês, conhecimento avançado em línguas como português, francês e árabe.

Há, ainda, critérios estabelecidos para idade e experiência. Os candidatos devem ter nascido depois de outubro de 1986, e ter, ao menos, três anos de atividade profissional no setor de desenvolvimento.

O Banco Mundial lista alguns traços essenciais para os profissionais escolhidos no processo. Primeiramente, é necessário ter interesse e experiência prática em desenvolvimento internacional. E, ainda, bom desempenho acadêmico e habilidades de liderança.

O que é exigido no processo

Como itens da seleção, estão um formulário de application submetido online, bem como currículo atualizado e histórico acadêmico. Também é requisitado um resumo da dissertação ou tese realizada pelo candidato e uma redação de até mil palavras.

Na proposta de redação estabelecida pelo Banco Mundial, o profissional deve explicar como contribuiria para a eliminação da pobreza e a promoção de uma prosperidade inclusiva. O tema pode ser conferido, por completo, no site da instituição.

Quais são os benefícios

Como benefício, o YPP do Banco Mundial oferece salário competitivo durante o período no órgão, bem como auxílio para deslocamento para os Estados Unidos. Ou seja, os jovens estrangeiros escolhidos recebem um valor para ajudá-los na mudança para o país.

Além do período de dois anos de treinamento, somado ao trabalho no banco, os jovens profissionais assinam um contrato de cinco anos.

Para saber detalhes sobre o processo e, também, realizar a inscrição, basta acessar o site.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo