Um Projeto: Fundação Estudar
Montagem de advogados de grandes escritórios brasileiros

O que grandes escritórios brasileiros de Direito buscam num candidato?

Por Rafael Carvalho

Bichara Advogados, Mattos Filho, Souza Cescon e TozziniFreire respondem qual é o perfil profissional de seus advogados

Assim como qualquer outra empresa, escritórios de advocacia sabem o que buscam em profissionais que querem se juntar aos seus quadros. Para facilitar a busca de jovens advogados, o NaPrática.org consultou 4 grandes escritórios brasileiros para entender o perfil que procuram em candidatos.

Também vale lembrar que estudantes e jovens recém-formados em Direito que estão em busca de vagas podem participar gratuitamente da Conferência Na Prática Jurídica, feira de carreiras voltada especificamente para esses profissionais e que reúne escritórios de advocacia, startups e grandes empresas. O evento acontece em São Paulo, no dia 31/10, e as inscrições devem ser realizadas por aqui até 3/9. As vagas são limitadas.

Todas as firmas citadas neste texto estarão presentes na Conferência e em busca de novos talentos. Além da chance de conversar pessoalmente com representantes das organizações, os jovens também podem participar de um dia intenso de palestras e networking.

Baixe o ebook: Direito e Empreendedorismo: Como É O Trabalho de um Advogado de Startups no Brasil

Bichara Advogados

Voltado ao Direito Empresarial, o escritório Bichara Advogados tem mais de 130 advogados e cerca de 400 colaboradores em seus espaços em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Vitória.

Segundo Mateus Pardim, gerente de Recursos Humanos do escritório, que é focado em resultados práticos, um advogado ali precisa ter “uma cultura de disponibilidade total para o cliente.”

Além disso, há competências organizacionais fundamentais, como polivalência, capacidade de entender o negócio do cliente e de pensar em soluções práticas. Também buscam inteligência emocional e capacidade de lidar com imprevistos. “São duas características muito valorizadas por nós.”

Mattos Filho

Ao todo, o escritório Mattos Filho atua em cerca de 30 áreas do Direito e representa diversos tipos de clientes, como empresas, fundos de investimento e organizações sem fins lucrativos.

Situado em São Paulo, onde mantém dois espaços, também conta com escritórios no Rio de Janeiro, Brasília, Nova York e Londres.

Segundo Juliana Gebara de Sene, advogada do Mattos Filho na área de Propriedade Intelectual há uma década, o escritório busca principalmente pessoas comprometidas e que queiram aprender.

“Aqui damos oportunidades para quem realmente quer”, afirma. “Também não podem desistir facilmente, porque haverá obstáculos e muito trabalho. Se você estiver disposto a se desenvolver, vai conseguir crescer aqui.”

Souza Cescon

Presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, o escritório de advocacia empresarial Souza Cescon atua em 17 áreas do Direito e setores diversos, como óleo e gás, hospitalidade e entretenimento.

Segundo Maria Angélica de Carvalho, gerente de Recursos Humanos, para enfrentar os desafios diários é preciso ter inglês fluente, excelência acadêmica e um mindset global, além de muito entusiasmo para encontrar novos caminhos.

“Nossos advogados se destacam pelo esforço colaborativo, multidisciplinar, atenção aos detalhes, dedicação máxima e comprometimento com a defesa dos interesses de nossos clientes e pela atuação em operações altamente sofisticadas e muitas vezes inéditas no mercado”, resume.

Leia também: O dia a dia de Fernanda Bastos, advogada do Souza Cescon que assessora fusões & aquisições bilionárias

TozziniFreire

O escritório TozziniFreire atua em todas as áreas de Direito Empresarial e tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Campinas e Nova York.

Segundo Rodrigo de Campos Vieira, head da área de Inovação e Startup do escritório que já falou sobre seu dia a dia aqui, é preciso primeiro ser apaixonado pelo Direito. “É preciso ser curioso”, fala.

Espírito colaborativo, fluência em inglês e estar disposto a aprender também são pontos fundamentais.

“Exigimos que as pessoas sejam flexíveis para termos a liberdade de testá-las em uma área ou outra. Não adianta ser um grande advogado na área empresarial mas que não sabe conversar sobre a área contenciosa”, explica. “O jovem advogado precisar estar aberto a fazer um rodízio entre diversas áreas para ter uma gama maior de conhecimentos.”

QUER TRABALHAR NA ÁREA JURÍDICA?
Inscreva-se em Conferência de Carreiras gratuita até 03/09!

O evento, que acontece em São Paulo em 31/10, contará com grandes escritórios e organizações de vários setores da carreira jurídica em busca de novos talentos. Saiba tudo sobre mercado de capitais, M&A, reestruturação, insolvência, concorrencial, contencioso, tributário e jurídico de empresas e converse pessoalmente com as melhores empresas do ramo.

As vagas são limitadas e as inscrições encerram em 03/09. Garanta a sua inscrição agora mesmo!

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo