mulheres na ciência

Em 2015, a data 11 de fevereiro foi declarada como Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência em uma parceira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com a ONU Mulheres.

O objetivo das organizações era incentivar o promover a participação de mulheres na ciência, reconhecendo uma falta de equidade de gênero no setor. Segundo dados da Unesco, as mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores pelo mundo.

“Precisamos trabalhar para que mais mulheres se especializem e atuem nas áreas STEM. Isso vai possibilitar a diversidade na pesquisa e expandir o grupo de pesquisadores talentosos, trazendo novas perspectivas, capacidades e criatividade”, afirma o coordenador dos setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais da Unesco no Brasil, Fábio Eon.

Leia também: Cientistas brasileiras que estão trabalhando em projetos incríveis

Por isso, para celebrar as mulheres que contribuem para o campo da ciência, o Na Prática listou 8 mulheres para servirem de inspirações para quem quer seguir carreira na área.

Mulheres na ciência para se inspirar

Nisreen El-Hashemite: a princesa da ciência

Nisreen El-Hashemite

Fundadora da Liga Internacional Mulheres na Ciência e uma das responsáveis pela proclamação do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, Nisreen é uma médica e ativista de origem iraquiana. Seu status de princesa não é apenas decorativo, ela faz parte da realeza árabe, sendo neta do rei Faisal Bin El-Sharif Hussein, fundador do Estado moderno do Iraque.

Na área da medicina, Nisreen desenvolveu uma técnica preventiva conhecida como diagnóstico genético pré-implantacional, voltado para a fase pré-natal de reproduções medicamente assistidas. Ela também ajudou a aumentar a conscientização pública sobre desordens genéticas, suas causas e programas de prevenção, particularmente nos países em desenvolvimento.

Trabalhando em Harvard, a ativista pesquisou sobre esclerose tuberosa, buscando detectar os principais tipos de câncer por meio de exames de sangue. Nisreen possui uma extensa lista de publicações científicas, oito livros publicados e diversos prêmios.

Leia também: 5 mulheres que impactaram o mundo da tecnologia (e poucos sabem!)

Uma poderosa liderança feminina em vários sentidos, a princesa colaborou com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e estabeleceu o Fórum Mundial de Saúde e Desenvolvimento das Mulheres como um centro de excelência. Entre diversos projetos que buscam criar um mundo melhor, ela se empenha em incentivar crianças e jovens, principalmente meninas, a escolher a ciência como carreira.

Marcelle Soares-Santos: a estrela da física

Marcelle Soares Santos | Mulheres na ciência

Na área de física, o Brasil tem talentos para mostrar e o nome de um deles é Marcelle Soares-Santos. Natural de Vitória, ela se formou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e completou o mestrado e doutorado em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, Marcelle estuda ondas gravitacionais e energia escura, realizando pesquisas no Fermilab, laboratório especializado em física de partículas de alta energia do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Ela é a única brasileira entre os 16 líderes que coordenam a pesquisa, que é um complemento à descoberta de ondas gravitacionais, teoria que venceu prêmio Nobel de Física de 2017. A pesquisadora também dá aula na Universidade Brandeis, em Boston, e no ano passado foi escolhida pela Fundação Alfred P. Sloan como uma das melhores jovens cientistas na ativa.

Ela também ganhou a bolsa de pesquisa Sloan Research Fellowship, uma das maiores conquistas para pesquisadores em início de carreira no Canadá e nos Estados Unidos. Em entrevista, Marcelle reconheceu que a física ainda é uma área dominada por homens, mas que essa questão tem melhorado significativamente.

Ela afirmou que não se pode menosprezar o fato de que há um progresso cada vez maior na presença de mulheres na ciência, que vai melhorando a cada geração. A astrofísica também avalia que seu papel enquanto professora é contribuir para que essa questão continue avançando.

Sabrina Pasterski: o Einstein desta geração

Sabrina Pasterski A Nova Einstein desta geração

Considerada pela Universidade de Harvard como o Einstein desta geração, Sabrina Pasterski é uma física norte-americana. Ela foi reconhecida pela Fundação Albert Eistein como um dos maiores gênios da atualidade e, em 2015, ela foi nomeada para a lista Forbes de Ciências dos 30 abaixo de 30. Aos 14 anos, a jovem projetou e fez alterações em um monomotor por conta própria, levando posteriormente ao MIT. Também se tornou a pessoa mais jovem do mundo a pilotar um avião, aos 16 anos.

Focada em física experimental de altas energias, especialmente buracos negros e gravidade, Sabrina Pasterski se formou em física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), se tornando a primeira mulher em duas décadas a estar entre as melhores da turma. Posteriormente, fez doutorado em Universidade de Harvard sob orientação de Andy Strominger. Ela recebeu ofertas de trabalho milionárias na NASA e na Blue Origin, mas preferiu se manter focada nos estudos

Durante seu período em Harvard, Sabrina Pasterski desenvolveu uma nova teoria de ondas gravitacionais que chamou de “spin memory effect” (efeito de memória spin, em tradução livre). Ela chegou a completar o Triângulo Pasterski-Strominger-Zhiboedov, colaborando com os achados dos físicos Andrew Strominger e Alexander Zhiboedov. A publicação foi comentada por Stephen Hawking. A forma independente como a jovem conduziu o trabalho fez com que o corpo docente de Harvard a apelidasse de Einstein desta geração.

Leia mais: Carreira em tecnologia para mulheres: quais são os obstáculos e o que fazer para superá-los?

Tiera Fletcher: engenheira que vai enviar pessoas a Marte

Tiera Fletcher

Enquanto a maioria das crianças pintava, Tiera se imaginava construindo foguetes. Agora, essa engenheira aeroespacial de 25 anos está prestes a enviar humanos a Marte. Em sua área de atuação, está fazendo seu nome em um campo dominado por homens e, ainda, mostrando às meninas como ultrapassar limites e atirar nas estrelas. No caso dela, literalmente.

Nascida e criada em uma pequena da Geórgia (EUA), Tiera Fletcher afirma sempre ter tido interesse pelo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), porém foi aos 11 anos que se interessou pela engenharia aeroespacial. Além disso, Tiera se formou no Massachusetts Institute of Technology (MIT) com um bacharelado em engenharia aeroespacial em junho de 2017.

Ainda durante seu tempo no MIT, recebeu o Prêmio Albert G. Hill do MIT por altos padrões acadêmicos e esforço para melhorar a qualidade de vida das minorias. Ainda no mesmo período, iniciou a carreira engenheira de análise e projeto estrutural de foguetes em tempo parcial na Boeing, trabalhando para a NASA especificamente em Sistema de lançamento espacial.

Mayana Zatz: a geneticista premiada

Mayana-Zatz

Outro talento brasileiro na ciência é a bióloga molecular e geneticista Mayana Zatz. Ela cursou desde a graduação até o doutorado na Universidade de São Paulo, onde posteriormente se tornaria professora. Sua pesquisa sempre esteve voltada para a genética humana, com foco em distrofias musculares progressivas. Mayana também fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia.

Após o término dos estudos, ela retornou ao Brasil e foi uma das primeiras pesquisadoras a localizar um gene relacionado a um tipo de distrofia. Participou da equipe responsável pelo mapeamento do gene que causa a síndrome de Knobloch, um distúrbio genético raro. Mayana também publicou mais de 300 artigos científicos e luta pela aprovação de políticas públicas em favor da ciência.

Um dos destaques entre as mulheres na ciência, ela foi reconhecida com várias premiações como a grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo, o prêmio latino-americano dos Prêmios L’Oréal-UNESCO para mulheres em ciência, o Prêmio Claudia e foi eleita Personalidade do Ano da Ciência segundo a Revista ISTOÉ Gente, em 2006. Posteriormente, ela também levou o Prêmio México de Ciência e Tecnologia e o Prêmio Walter Schmidt.

Françoise Barré-Sinoussi: virologista que descobriu o HIV

Françoise Barré-Sinoussi | Mulheres na ciência

Se hoje as pessoas já não morrem mais por conta da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (conhecida como AIDS) parte da razão é o trabalho da francesa Françoise Barré-Sinoussi. Ela é uma das responsáveis pela descoberta do vírus de imunodeficiência humana (HIV) como a causa da doença, que já chegou a matar mais de 35 milhões de pessoas. O feito rendeu à pesquisadora o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina.

Sua trajetória profissional conta com uma passagem pelo Instituto Pasteur (onde descobriu o vírus HIV), mais de 240 publicações científicas, participações em mais de 250 conferências internacionais e mentoria de pesquisadores jovens. Ela também já ocupou o cargo de Presidente da Sociedade Internacional para a AIDS de 2012 a 2016.

Além do Prêmio Nobel, ela recebeu mais seis honrarias internacional, além do título honorário de Doutora das Ciências da Universidade de Tulane do título honorário de Doutora em Medicina da Universidade de New South Wales.

Jennifer Doudna: Nobel de Química

Jennifer Doudna

Nobel de Química de 2020, Jennifer Doudna é bioquímica e bióloga molecular, além de ser uma das maiores cientistas da atualidade. Como se não fosse suficiente, ela também é professora da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Junto com Emmanuelle Charpentier, ela foi laureada pelo “pelo desenvolvimento de um método de edição de genoma”. A técnica permite que seja possível fazer edições ultra-precisas no DNA das células, isso poderia ajudar a curar deformidades genéticas e doenças – incluindo câncer .

Além disso, estudos demonstraram que a tecnologia pode ser usada curar doenças celulares antes consideradas incuráveis. Entre elas, por exemplo, alterando DNA do vírus HIV em células humanas.

Leia também: Estudo estima mais de 250 anos para igualdade entre homens e mulheres no mercado

Nina Tandon: biomédica que está fabricando ossos

Nina Tandon

Nina Tandon é uma engenheira biomédica estadunidense, além de CEO e co-fundadora da EpiBone, primeira empresa especializada na criação de ossos humanos para reconstrução de esqueletos. Mas para chegar onde está, ela percorreu um extenso caminho.

Nina é bacharel em Engenharia Elétrica pela Cooper Union, mestre em Engenharia Bioelétrica pelo MIT, PhD em Engenharia Biomédica e MBA pela Columbia University. Sua pesquisa de doutorado teve como tema engenharia de tecidos, sobretudo das regiões cardíaco, cutâneo, ósseo e neural.

O projeto desenvolvido em sua organização permite que ossos não apenas sejam criados, como cresçam até a forma e tamanho necessários e são facilmente implantados no corpo – visto são feitos das próprias células do paciente. Assim, crianças com alguma condição óssea, por exemplo, poderão se desenvolver normalmente.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: