Livros recomendados por Bill Gates

Uma dos hábitos mais conhecidos do cofundador da Microsoft é a leitura. Gates não só defende a atividade pela sua importância para adquirir conhecimento, como constantemente publica resenhas sobre obras que leu em seu site, Gates Notes. Ele ainda cria listas temáticas para a temporada de férias e de verão, por exemplo. 

Os temas que costuma ler variam, mas pode-se dizer que muitos dos livros listados por Gates têm a ver com educação, desenvolvimento social e saúde pública. Temas relevantes para o copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates que, inclusive, é considerado um dos maiores filantropos do mundo.

Entre a sessão sobre livros no Gates Notes, o Na Prática selecionou 50 que o bilionário indica. Os títulos variam entre temas ligados a desenvolvimento social, energia, educação, História, Economia, saúde, inovação, negócios e até de autoajuda – que o próprio Gates assume não ser seu gênero preferido.

Lista de livros recomendados por Gates:

1. Sustainable Energy: without the hot air, de David MacKay

“Este é um dos melhores livros sobre energia que já foi escrito. Se vai ler apenas um, eu recomendaria este. Não é uma leitura fácil, mas é porque você aprende muito.”

Disponível para download gratuito.

2. Work Hard. Be Nice, de Jay Matthews

“O livro dá uma ótima noção de como é difícil fazer com que o KIPP [Knowledge is Power Program] funcione e quão intenso é o foco no bom ensino.”

3. SuperFreakonomics, de Steven Levitt e Stephen Dubner

“Eu realmente gostei do Freakonomics e acho que SuperFreakonomics é ainda melhor. Eu recomendo este livro para quem lê não-ficção. É muito bem escrito e cheio de grandes insights.”

4. Life is What You Make It, de Peter Buffett

“Ao contrário do que muitas pessoas acham, Peter não herdará grande riqueza de seu pai [Warren Buffett]. Em vez disso, ele foi incentivado por seus pais a encontrar seu próprio caminho. O livro é uma crônica dessa jornada – e a sabedoria e percepções que ele desenvolveu ao longo do caminho.”

5. Collapse: How Societies Choose to Fail or Succeed, de Jared Diamond

Brilhante, iluminador e imensamente absorvente, Collapse está destinado a ocupar um lugar como um dos livros essenciais do nosso tempo, levantando a questão urgente: como pode o nosso mundo evitar cometer suicídio ecológico?”

6. Guns, Germs and Steel, de Jared Diamond

“Como muitas pessoas, eu fiquei impressionado com Guns, Germs and Steel. Eu nunca havia lido nada que explicasse tanto sobre a história humana.”

7. Global Catastrophes and Trends, de Vaclav Smil

“Smil usa sua compreensão de uma gama gigante de assuntos para tratar das catástrofes que os próximos 50 anos podem trazer – e como precisamos estar preparados.”

Livro The End of Poverty / Reprodução Amazon

8. The End of Poverty, de Jeffrey Sachs

“Jeffrey Sachs analisa uma série de países e fornece um diagnóstico para cada um, traçando um caminho para sair da pobreza. É um livro muito atencioso.”

9. Big History: From the Big Bang to the Present, de Cynthia Brown

“Se você gosta de grande história tanto quanto eu, leia este livro.”

10. Hot, Flat, and Crowded, de Thomas L. Friedman

“Eu li vários livros de Thomas Friedman. Este é sobre a necessidade dos EUA liderarem uma revolução verde, para ajudar o planeta e construir a nação.”

11. The Earth’s Biosphere, de Vaclav Smil

“Eu amei o Harvesting the Biosphere. Este livro é um prelúdio para aquele – uma visão geral da biosfera desde seus primórdios e algumas preocupações com seu futuro.”

12. A Separate Peace, de John Knowles

Um dos meus livros favoritos. Eu li para meu filho. Na verdade, é sobre as barganhas que fazemos com o mundo. Como que nós crescemos?”

13. Broken Genius, de Joel Shurkin

Eu achei este livro sobre William Shockley, que é considerado o fundador do Vale do Silício, inquietante. Suas crenças pessoais ofensivas obscureceram toda a sua carreira.”

14. Creating the Twentieth Century, de Vaclav Smil

“Vaclav Smil escreve sobre um momento surpreendente e transformador na história do mundo, quando a tecnologia explodiu as possibilidades para as sociedades do futuro.”

15. Einstein, de Walter Isaacson

“Eu realmente gostei deste olhar para uma das grandes mentes do século XX. A biografia de Isaacson mostra como a imaginação científica de Einstein surgiu de sua personalidade rebelde.”

16. Give Smart, de Thomas J. Tierney e Joel L. Fleishman

Todo mundo quer que sua doação conte, e eu acho que esse é um ótimo recurso se você quer ter certeza de que está fazendo boas escolhas quando doar.”

17. Showing Up for Life, de Bill Gates (pai)

“Este livro foi escrito por meu pai, então eu posso ser parcial, mas eu definitivamente o recomendo como um livro de instruções para progredir na vida.”

18. The Foundation, de Joel L. Fleischman

“Como co-presidente de uma fundação, fiquei muito interessado em ler essa história das fundações americanas e pensar sobre o impacto – e responsabilidade – delas.”

19. The Making of a Tropical Disease: A Short History of Malaria, de Randall M. Packard

“Como a malária se tornou uma doença dos trópicos? A mudança climática e outros fatores criaram um lar para ela.”

20. Beyond the Crash: Overcoming the First Crisis of Globalization, de Gordon Brown

“Fiquei animado com essa análise de como a crise financeira global poderia ter sido evitada – e como evitar crises no futuro.”

Livro 13 Things That Don’t Make Sense / Reprodução Amazon

21. 13 Things that Don’t Make Sense, de Michael Brooks

“Se você tem interesse sobre os fundamentos da física, recomendo este livro. Dá uma boa visão geral dos princípios fundamentais.”

22. Beyond Smoke and Mirrors: Climate Change and Energy in the 21st Century, de Burton Richter

“Eu achei este livro fácil de ler, escrito por um ganhador do Prêmio Nobel, que explora a questão da mudança climática sob várias perspectivas.”

23. Outliers, de Malcolm Gladwell

“Esta é uma visão interessante de como algumas pessoas se tornam grandes empreendedores. Disclaimer: Eu sou mencionado no livro.”

24. The New Science of Strong Materials, de James Edward Gordon

“Sempre me perguntei por que alguns materiais são fortes e alguns são fracos, por que alguns racham sob pressão e outras fluem, e quais materiais podem ser usados ​​para construir pontes e prédios altos. Há tantas coisas surpreendentes sobre as propriedades dos diferentes materiais.”

25. Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation, de Steven Johnson

“O assunto pode parecer um pouco modesto, mas o livro de Johnson é muito bom em dar exemplos de como você cria ambientes que podem estimular boas ideias. Especialmente para pessoas em negócios ou educação, é um livro que vale a pena.”

26. Global Warming: The Complete Briefing, de John Houghton

“Essa é uma boa visão geral do aquecimento global – a ciência por trás disso e como podemos lidar com os problemas causados ​​por ele.”

27. The World is Flat, de Thomas Friedman

“Eu achei este um olhar interessante sobre o que aconteceu nas últimas duas décadas, à medida que a economia mundial se tornava mais globalizada e competitiva.”

Livro Too Big to Fail / Reprodução Amazon

28. Too Big to Fail, de Andrew Ross Sorkin

“Esse livro sobre os eventos que levaram à crise financeira dos EUA em 2008 foi escrito como se fosse um mistério.”

29. The Catcher in the Rye, de J. D. Salinger

Eu li isso quando eu tinha 13 anos. É o meu livro favorito. Ela reconhece que os jovens são confusos, mas podem ser espertos e ver coisas que os adultos não veem.”

30. Poor Charlie’s Almanack, de Peter D. Kaufman e Ed Wexler

Charlie é o vice-presidente da Berkshire Hathaway (e parceiro de negócios do meu amigo Warren Buffett). Este é um ótimo e agradável insight sobre seu pensamento.”

31. How to Make the World a Better Place, de Bjørn Lomborg

Se você tem 50 dólares ou 50 bilhões de dólares para contribuir, este livro analisa os maiores problemas do mundo e como os gastos podem impactar as soluções.”

32. Unlocking the Gates, de Taylor Walsh

Acredito piamente nos benefícios do aprendizado online, por isso, fiquei muito interessado em saber como algumas das principais universidades disponibilizam seus cursos online.”

33. Unlocking Energy Innovation, de Richard K. Lester

“Eu não poderia concordar mais que a inovação energética é crucial para o nosso futuro – e que precisamos mudar a forma como abordamos essa inovação aqui nos EUA.”

34. The Checklist Manifesto, de Atul Gawande

“Eu estou fascinado pelo trabalho do Dr. Atul Gawande, que testa o uso de uma checklist simples para aumentar a taxa de sobrevivência materna e infantil durante o parto em países em desenvolvimento.”

35. Steve Jobs, de Walter Isaacson

Walter Isaacson é um ótimo escritor, e eu gostei de ler este livro para aprender mais sobre a vida de um amigo e colega que eu admirava.”

36. The Hair of the Dog – and other Scientific Surprises, de Karl Sabbagh

“Este é um livro divertido. Gostei que ele mostra algumas investigações científicas peculiares de uma maneira que proporciona entender uma teoria científica muito mais profunda.”

36. For the Love of Physics, de Walter Lewin

“As habilidades de ensino de Lewin aparecem em seu maravilhoso livro, For the Love of Physics, que é bom mesmo que você não conheça muita física. Ele apresenta mistérios e mostra como você pode entendê-los com um pouquinho de física.”

38. In the Limits to Growth, de Donella H. Meadows e Jorgen Randers

“As descobertas de 1972 desses cientistas do MIT foram uma visão bastante inquietante sobre o risco de ‘overshoot’ – consumo excessivo dos recursos disponíveis no planeta. Esta atualização oferece mais encorajamento.”

39. Moowalking with Einstein: The Art and Science of Remembering Everything, de Joshua Foer

“Eu nunca pensei que poderia melhorar minha memória em um conjunto mais amplo de domínios, mas agora acho que sim, depois de ler Moonwalking with Einstein. É absolutamente fenomenal, um dos livros mais interessantes que li neste verão.”

40. Awakening Joy: 10 Steps That Will Put You on the Road to Real Happiness, de James Baraz

Eu não leio muitos livros de autoajuda ou inspiração, mas mesmo que você nunca leia nada neste gênero, este você deveria tentar. Trata sobre aproveitar a vida, escolhendo conscientemente as coisas que a tornam mais agradável e pensando propositadamente sobre elas.”

41. Tap Dancing to Work: Warren Buffett on Practically Everything, de Carol Loomis

Tap Dancing to Work traz um olhar abrangente sobre o pensamento de Warren [Buffett] em negócios e investimentos. As histórias no livro são organizadas mais ou menos em ordem cronológica. Acho que qualquer um que o leia terá duas reações: primeiro, como Warren tem sido incrivelmente consistente ao aplicar sua visão e seus princípios de investimento ao longo de sua carreira; e, em segundo lugar, que sua análise e compreensão de negócios e mercados permanecem inigualáveis.”

42. This Time is Different, de Carmen M. Reinhart

Uma história de crises financeiras, que distorce a ideia ‘desta vez é diferente’. História global que remonta aos tempos medievais.”

43. Deng Xiaoping, de Ezra Vogel

“Embora o livro seja enquadrado em torno da ascensão de Deng Xiaoping e suas reformas que transformaram a China em uma potência econômica, a convincente biografia de Ezra Vogel examina como a China deixou de ser um país desesperadamente pobre para um dos dois países mais importantes do mundo atualmente.”

44. The Most Powerful Idea in the World, de William Rosen

A premissa do livro é que o mundo anglófono – Inglaterra, Escócia, País de Gales e América – foi o epicentro da Revolução Industrial porque ‘democratizou a natureza da invenção’. Rosen argumenta convincentemente que a máquina a vapor é o exemplo quintessencial dessa democratização no trabalho.”

45. The Box: How the Shipping Container Made the World Smaller and the World Economy Bigger, de Marc Levinson

“Uma inovação que você pode não ter pensado muito sobre: o contêiner de expedição. The Box é principalmente sobre a globalização, mas tem também uma história maior que aborda os negócios e a filantropia de forma mais ampla.”

46. How to Lie with Statistics, de Darrell Huff

“Uma ótima introdução ao uso de estatísticas e uma ótima atualização para quem já é bem versado nela.”

Livro The Rosie Project / Reprodução Amazon

47. The Rosie Project, de Graeme Simsion

“É um livro extraordinariamente inteligente, divertido e comovente sobre estar confortável com quem você é e com o que você é bom. Estou enviando cópias para vários amigos e espero relê-lo ainda este ano. Este é um dos romances mais profundos que eu já li em muito tempo.”

48. Making the Modern World: Materials and Dematerialization, de Vaclav Smil

“Não só aprendi alguns fatos alucinantes, mas também ganhei maior apreciação por todos os materiais que tornam a vida moderna possível.”

49. Thing Explainer: Complicated Stuff in Simple Words, de Randall Munroe

“Munroe se propõe a explicar vários assuntos – desde como os smartphones funcionam até o que a Constituição dos EUA diz – sem utilizar termos complicados. Em vez disso, ele desenha diagramas no estilo blueprint e os explica usando apenas as 1.000 palavras mais comuns do inglês.”

50. Mindset: The New Psychology of Success, de Carol Dweck

“Dweck e sua pesquisa ajudaram meus colegas da fundação e eu a entender melhor as atitudes e os hábitos que permitem que alguns alunos permaneçam na escola, apesar dos grandes desafios.”

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: