Um Projeto: Fundação Estudar
foto de maçã em cima de livro, lápis e dados com letras simbolizando estilos diferentes de aprendizado

Como você aprende? Descubra com este material gratuito!

Por Suria Barbosa

Alex Bretas, profissional que é referência no país em aprendizagem autodirigida, disponibiliza ferramenta gratuita que ajuda a mapear tendências de aprendizado de pessoas e grupos. Confira!

Você percebe diferença na facilidade com que aprende dependendo do material, formato, curso, etc.? Isso tem a ver com o fato de que alguns aspectos, no processo de aprendizagem, diferem de uma pessoa para outra. Segundo Alex Bretas, referência no Brasil para aprendizagem autodirigida, não se tratam, necessariamente, de estilos, mas sim, de características derivadas do que cada um tem de mais desenvolvido em si mesmo.

De qualquer forma, o autoconhecimento ajuda a potencializar e descomplicar o aprendizado. Se você entende que tal forma é mais alinhada com suas habilidades, consegue privilegiar ela quando há possibilidade, certo?

Loucos anos 20

Pensando nisso, Alex se juntou a Conrado Schlochauer, fundador da Teya, ecossistema de inovação em aprendizagem, à designer de experiências Marcelle Xavier e à Mariana Jatahy, pesquisadora da Teya, para lançar a ferramenta How We Learn, que ajuda a mapear tendências de aprendizagem em indivíduos ou em grupos.

ferramenta How We Learn
Ferramenta How We Learn | Reprodução Alex Bretas

Você pode acessar o pdf da How We Learn aqui!

Para entender mais sobre como utilizar a ferramenta, vale conferir o texto explicativo de Alex.

 

Leia também: Aprenda qualquer coisa em 4 passos com a Técnica Feynman

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo