A pandemia da covid-19 provocou desafios tecnológicos nos mais variados setores da sociedade, visto que medidas de distanciamento social precisaram ser adotadas. E se para adultos a nova rotina frente às telas segue ainda em adaptação, cabe ponderarmos como essa nova realidade pode afetar crianças e adolescentes – sobretudo no ambiente escolar.
“Uma das maiores preocupações é sobre como será o perfil do aluno no pós-pandemia, considerando os impactos sociais na formação do cidadão – que é uma das pautas em nossas escolas”, revela Leonardo Raposo, gerente de Gente & Gestão da Inspira Rede de Educadores durante o Trampo Na Prática, evento imersivo da Fundação destinado a jovens profissionais.
Segundo ele, ter o aluno no ambiente escolar traz uma série de ganhos adicionais que, unicamente por meio da tecnologia, ainda são um desafio, como as relações interpessoais. “A interação social e a avaliação dos aprendizados são questões trabalhadas pelo pedagógico com muita força. A transformação digital acelerada trouxe muitas novidades, mas nosso time técnico, dentro das escolas, também se adaptou de forma rápida, com soluções, projetos e novas formas de interagir e avaliar”, complementa Raposo.
Considerando a mesma abordagem presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Inspira entende a tecnologia como uma competência de ensino que deve atravessar todas as áreas do conhecimento. Devido à pandemia, a rede realizou uma série de capacitações para professores em março do ano passado, focado em plataformas online.
Afinal, alguns professores nunca haviam dado uma aula 100% para uma câmera. Posteriormente, foi realizada uma nova capacitação com os docentes, desta vez focada no ensino híbrido. Deste modo, unindo a educação com a tecnologia, o objetivo é de que os alunos tenham acesso aos conteúdos e o professor ser um mediador dessas informações.
“Conseguimos inserir completamente a tecnologia na metodologia de ensino, porém a interação dos alunos no ensino híbrido muda bastante, pois não podem ter aproximações presenciais. Aliás, o mais interessante é que os nossos alunos sentem (muita) falta do presencial quando estão online. O ambiente escolar é capaz de não só desenvolver aprendizagem como construir memórias. E elas nos acompanharão durante toda vida”, explica Raposo.
Uma das propostas do Trampo Na Prática era de que os participantes solucionassem cases reais das empresas participantes. Por isso, entre os desafios propostos pela Inspira Rede de Educadores, um deles consiste em conciliar a tecnologia na educação com as habilidades socioemocionais para a formação do aluno – assunto relacionado ao painel apresentado por Leonardo Raposo.
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