dicas de gestão de tempo

“Como CEO ou alguém em posição de gerência, o tempo é essencial. É a coisa que você mais precisa e, freqüentemente, a que tem menor suprimento.” É assim que Andrew Mckenna, fundador e CEO da empresa australiana Denovo, especializada em recrutamento, começa um artigo em sua página no Medium. O foco do texto: dicas de gestão de tempo.

Já que, como líder, precisa garantir que seu dia está sendo utilizado da maneira mais eficiente possível, conseguiu identificar dois passos essenciais para aumentar a produtividade – organização e execução. Segundo o CEO, ambos andam juntos e são os principais responsáveis por ele dar conta de suas (muitas) tarefas diárias.

 

Curso Produtividade Na Prática: aprenda a ser mais produtivo e tenha mais tempo livre para fazer o que gosta

Dicas de gestão de tempo do CEO em:

#1 Organização

Para se manter organizado, Mckenna utiliza apenas uma lista de tarefas. Mas não é uma lista qualquer, feita às pressas, e que tem outras anotações na lateral. “Estamos falando de um plano organizacional de suas metas de negócios completo”, explica.

Comece descrevendo seus objetivos mensais, da forma que achar melhor para visualizar. O ideal é que estejam visíveis no dia a dia. Depois de fazer isso, divida as metas mensais em tarefas semanais. Separe, para cada semana, objetivos específicos e “alcançáveis”.

O próximo passo é definir metas diárias. Basicamente, uma lista de itens em que você pode trabalhar diariamente e que pode dar um check quando completar. “Não subestime o sentimento que vem com riscar uma tarefa de sua lista”, brinca o CEO, “são as pequenas vitórias que fazem a diferença.”

“A regra prática das pessoas bem-sucedidas é sua capacidade de assumir uma tarefa complexa e dividi-la em tarefas simples.”

#2 Execução

Sua principal dica de gestão de tempo no quesito execução é priorizar e focar.

“Como gerentes, e humanos em geral, temos muitas tarefas para fazer equilibrar ao mesmo tempo. Somos levados a acreditar que ser multitarefa é um ato supremo de eficiência. É uma falácia.”

Em vez de se dedicar a diversas atividades ao mesmo tempo, “afine seu foco”. Concentrando-se em uma única tarefa em um único momento, você será muito mais eficiente. Concentre-se em uma tarefa, chegue a uma conclusão, passe para a próxima. “Caso contrário, você estará pisando em água – constantemente trabalhando, mas não chegando a lugar nenhum”, conclui Mckenna.

Conheça o curso online que vai fazer você ser mais produtivo e entender a importância de executar com eficiência e qualidade

#3 Ferramenta

“Abraçar a tecnologia que está por aí pode fazer maravilhas pelos seus níveis de eficiência.”

A ferramenta favorita de Mckenna (e de seu time) é a plataforma (e aplicativo) Trello. Ele permite que você crie placas, tags, comentários, listas de tarefas, dê prazos e muito mais, além de poder compartilhar com os membros da equipe. Todos podem ver as tarefas em mãos, delegações e deadlines.

Como segunda opção, o Asana (plataforma e app) tem funções similares.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: