Histórias Inspiradoras

7 mulheres de destaque na história das DEVs

O universo da tecnologia é marcado por revoluções que sempre tiveram um fato em comum: grandes personagens. E, no caso das DEVS, não é diferente!

Neste artigo, destacamos 7 mulheres notáveis que deixaram sua marca na história do desenvolvimento de tecnologia. Essas mulheres pioneiras, através de suas contribuições significativas, influenciaram e moldaram o campo da computação e da ciência da computação como o conhecemos hoje.

#1. Frances Allen

Frances Allen foi uma visionária no campo da otimização de programas e segurança cibernética, começando sua jornada com um bacharelado em Matemática pela Universidade do Estado de NY em 1954 e posteriormente obtendo um mestrado em Matemática pela Universidade de Michigan em 1957. Em 1958, ingressou na Unidade de Pesquisa da IBM, onde lançou um estudo revolucionário sobre “Program Optimization” em 1966. Seus esforços na criação de sistemas de segurança para a NSA, agência de segurança nacional dos EUA, em 1994, marcaram um marco significativo na história da cibersegurança. Frances Allen foi reconhecida por suas contribuições com o prestigioso Turing Award em 2006, o equivalente ao “Nobel da Computação”.

#2. Karen Sparck Jones

Karen Sparck Jones, formada em História e Filosofia pelo Girton College em 1956, fez contribuições fundamentais para o campo do Processamento de Linguagem Natural durante seu tempo como pesquisadora na Universidade de Cambridge a partir de 1974. Em 1972, ela introduziu o conceito de “Frequência Inversa do Documento” (IDF), uma ideia inovadora que hoje serve como base para os algoritmos de busca de informações, como os utilizados pelo Google.

#3. Ada Lovelace

Ada Lovelace, frequentemente considerada a primeira programadora do mundo, deixou sua marca na história da computação com suas contribuições pioneiras no século XIX. Sob a tutoria de William Frend, professor da Universidade de Cambridge, Ada Lovelace desenvolveu o primeiro algoritmo da história em 1843. Seu trabalho pioneiro foi publicado em 1843 nos periódicos The Ladies’ Diary e no Memorial Científico de Taylor, assinado apenas com as iniciais “AAL” (Ada Augusta Lovelace).

#4. Radia Pearlman

Radia Perlman, com formação em Matemática pelo MIT, fez contribuições significativas para o campo da ciência da computação ao longo de sua carreira. Seu trabalho inclui a criação de uma versão educativa da linguagem LOGO chamada TORTIS em 1971, bem como o desenvolvimento do protocolo Spanning-Tree (STP) em 1984, que é fundamental para a operação de bridges de rede. Em reconhecimento por suas realizações, Perlman foi introduzida no Internet Hall of Fame em 2014 e no National Inventors Hall of Fame em 2016.

#5. Grace Hooper

Grace Hopper, além de ser almirante e analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950, foi uma pioneira no campo da programação de computadores. Ela criou a linguagem de programação de alto nível Flow-Matic, precursora do COBOL, e foi uma das primeiras programadoras do computador Harvard Mark I. Hopper também obteve um Ph.D. em Matemática na Universidade de Yale e lecionou na Faculdade Vassar antes de sua notável carreira na Marinha.

#6. Desiree Santos

Desiree Santos, uma desenvolvedora da ThoughtWorks Brasil desde 2013, tem se destacado no campo da ciência da computação. Com uma graduação em Ciência da Computação pela PUCRS em 2017 e um mestrado em Ciência da Computação, com foco em IoT, FOG e EDGE, pela UFRGS em 2020, ela tem demonstrado uma capacidade excepcional de inovação. Um de seus projetos notáveis inclui a criação de uma luva com sensores capazes de traduzir as cores das obras de arte em sons, permitindo que pessoas com deficiência visual interajam com as cores das obras.

#7. Camila Archutti

Camila Archutti, fundadora do Blog Mulheres na Computação em 2010, tem sido uma líder inspiradora no campo da tecnologia. Com uma formação em Ciência da Computação pela USP em 2013 e um mestrado na mesma área pela USP em 2017, ela tem sido uma voz influente no incentivo à participação das mulheres na computação. Sua trajetória inclui o cargo de CEO e fundadora da MasterTech, bem como palestras notáveis, como sua apresentação no TED sobre Mulheres na Computação em 2017. Em 2019, ela foi eleita presidente da SOMAS, consolidando ainda mais sua posição como uma figura proeminente no campo da tecnologia.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

6 dias a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

1 semana a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a

TI: O que é Tecnologia da Infomação, curso e mercado de trabalho

A área da Tecnologia da Informação (conhecida popularmente como TI) é uma das que mais…

2 semanas a

Raízen abre inscrições para Programa de Estágio 2024

A Raízen, uma das principais empresas do setor de energia do país, está em busca…

2 semanas a

Fundação Estudar promove primeira edição internacional do curso Liderança Transformadora

A Fundação Estudar, renomada instituição brasileira dedicada ao desenvolvimento de líderes, realizou com sucesso a…

2 semanas a