É bastante comum sentir a necessidade de recorrer a conselhos de carreira, independentemente de qual estágio profissional se esteja. Afinal, a experiência de outrem pode ajudar a ampliar o campo de visão e até preparar para situações que quem trilhou determinado caminho passou.

É claro, porém que há dicas e apontamentos bastante populares e que todo mundo já sabe. Sobre esse assunto, foram enviados anonimamente ao site 80.000 Hours conselhos não-convencionais de carreira em inglês e traduzidos pelo Na Prática.

Feedback negativo? 5 conselhos para não levar as críticas para o lado pessoal

Aliás, vale dizer que não se trata de dicas que devem ser levadas ao pé da letra e incorporadas imediatamente – se é que devem. Contudo, justamente por não serem comuns, é interessante pensar sobre.

Conselhos não-convencionais de carreira

1. Seja um entrevistado divertido

“Os melhores entrevistados chegam quase como artistas [durante processos seletivos]. Eles percebem que as pessoas que realizam as entrevistas estão entediadas, então chegam com ideias e piadas específicas para a organização, contando-as de uma maneira divertida. Isso vai fazer você se destacar. Pode não ser a melhor forma de escolher um funcionário, mas acho que acontece muito. As pessoas querem trabalhar com outras pessoas interessantes.”

2. Não critique constantemente outras pessoas que trabalham na mesma causa que você

“Há uma enorme perda de tempo em lutas internas entre grupos que trabalham pela mesma causa. É uma negligência do dever evitar apontar falhas significativas em outros grupos. Porém, quando está claro que um grupo não vai mudar suas táticas, um foco constante de crítica parece improvável que valha o tempo e a energia despendidos. Há muito proselitismo que surge da necessidade das pessoas de se sentirem moralmente superiores, em oposição a um pensamento cuidadoso sobre o que trará o melhor resultado.”

Metas de carreira: como se planejar para se alavancar profissionalmente

3. Resolva problemas de saúde de baixo nível na faculdade

“Quando você está na faculdade, deve dedicar tempo e energia para tentar resolver quaisquer problemas crônicos de saúde de baixo nível. Seu tempo, aliás, é menos valioso e você pode ter acesso a bons cuidados médicos por meio de sua universidade.

Pode ser possível se esforçar muito para ter certeza de que você pode começar a correr assim que se formar, em vez de pensar ‘ah, essas coisas não são grandes problemas, vou deixá-las me consumir pouco a pouco até a hora H’. Então, você terá que gastar algum tempo mais tarde, quando ele for ainda mais valioso, provavelmente com um plano de saúde mais caro.”

4. Pense em construir uma rede de segurança

“É extremamente estressante e de alto risco iniciar sua própria organização. Mas se é isso que você quer fazer, deve primeiro pensar em fazer algo para construir uma rede de segurança, mesmo que não goste tanto.

Se você conseguir esse emprego para pagar as contas, será possível concentrar grande parte de sua energia no que você acha que é importante. De certa forma, negligenciei meu trabalho diário para desenvolver habilidades e experiência em algo que era importante e não me sentia muito culpado por isso.”

5. Concentre-se nos cenários em que você realmente causa muito impacto

Eu acho que há muitas maneiras de nos enganarmos e atuarmos em projetos que estão vagamente relacionados ao problema com o qual verdadeiramente estamos preocupados. Ao mesmo tempo, pode ser difícil ver se o seu trabalho realmente está fazendo a diferença. Acredito que as pessoas deveriam tomar essas decisões condicionando-as a mundos onde façam mais bem a elas.

Então, em vez de apenas pensar ‘no que posso ser bom?’ ou ‘esse projeto parece interessante e relacionado a um problema que eu acho importante?’, pense: ‘imagine que meu trabalho ajude diretamente a resolver todo o problema. Qual é a história onde eu realmente faço essa diferença?’. Se a história não parece plausível, talvez seja um sinalizador vermelho de que seu trabalho não tem uma boa teoria de mudança ou você não manteve seus olhos no retorno.

Entenda o que é e como desenvolver o autoconhecimento profissional

Se você está no início de sua carreira, isso provavelmente significa desenvolver habilidades nas quais você já é excepcionalmente habilidoso ou fazer coisas com que está excepcionalmente animado – contanto que sejam amplamente os tipos de coisas que podem ser úteis neste cenário em que você tem um impacto na salvação do mundo. É mais provável que você tenha uma vantagem comparativa em algo em que é bom e gosta, mas essa não é a única consideração. Não perca de vista o conserto do maldito problema.

Mas também, acho que muitas habilidades amplamente úteis podem ser aprimoradas para ajudar em projetos importantes. Se você acha que uma de suas principais habilidades é escrever coisas de uma forma atraente, isso pode não ser uma carreira em si. Mas é uma habilidade amplamente útil, então provavelmente vale a pena desenvolvê-la.

Basicamente, muitas das pessoas mais impressionantes que conheço combinam grande ambição com grande paciência. Eles têm resistência para gastar muito tempo adquirindo as habilidades e a experiência necessárias para fazer coisas difíceis e importantes. Porém, sem se deixarem distrair durante essa longa jornada.”

6. Bajule as pessoas da maneira certa

“Se você está interessado em trabalhar com alguém, estude o que essa pessoa fez – e seja muito estratégico e específico em sua bajulação. Diga a eles que você realmente gostou de uma seção específica de seu trabalho acadêmico ou de uma linha específica de uma entrevista. Os humanos gostam de ser lisonjeados, e você também pode fazer isso da maneira certa.

Conhecer lideranças pessoalmente é extremamente valioso. Se você encurralar pessoas que admira em conferências, elogie-as e faça perguntas sobre elas mesmas – então, eventualmente, elas perguntarão o que você faz.”

7. Se você tem segurança financeira, tenha coragem

“Se você está pensando em deixar seu emprego para fazer algo que beneficia diretamente o mundo e tem a sorte de ter a segurança (financeira) de familiares e/ou amigos que o apoiarão, apenas encontre coragem para fazê-lo.”

8. Conheça as pessoas seniores relevantes

“Infelizmente, muitas coisas dependem de quem você conhece. Esteja ciente de quem são as pessoas seniores relevantes em qualquer área, pois o apoio delas pode ser o diferencial entre um projeto bem-sucedido e um malsucedido.

Sempre se certifique de que você está agregando valor a tudo o que o pessoal sênior deseja fazer – preste atenção aos interesses de outras pessoas. Há tantas demandas sobre as pessoas em posições de influência que elas não podem deixar de olhar para ver quais coisas agregam valor. Eles precisam priorizar de alguma forma, então você precisa encontrar uma maneira de mostrar que seus objetivos estão alinhados.”

O poder do hábito: 10 lições para incluir hábitos positivos e mudar antigos

9. Seja irracionalmente otimista

“Tenha otimismo delirante. A estimativa correta para suas chances de sucesso na carreira escolhida pode ser de apenas 2%, mas se você conseguir se convencer de que terá sucesso, pode aumentar esse percentual para 5 ou 6%.

Se você estiver entrando em contato com alguém que está pedindo uma carta de apresentação, não use um modelo padronizado. Escreva algo muito específico para essa pessoa.

Leia muito fora de seu campo. Seja estratégico com sua programação. Dedique 15 minutos por dia para desligar tudo e apenas fazer um brainstorming. Ser proativo em vez de reativo nas reuniões é realmente valioso – tenha boas ideias prontas. Aceite a rejeição.”

10. Carreira é algo muito pessoal

“Acredito que seja muito difícil generalizar conselhos de carreira e que, em geral, todo mundo dá muito peso a conselhos de carreira. Na média. Acho que isso é verdade para altruístas eficazes e altruístas não-eficazes. Carreira é uma coisa muito pessoal e é muito difícil dizer algo que eu me sinta seguro com alguém dando muito peso às palavras exatas que eu disser.”

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: