Empreendedorismo

Esse “cemitério de startups” quer ajudar empreendedores a evitarem os mesmos erros

Tocar um negócio não é fácil, mas muitas pessoas cometem os mesmos erros – e ter consciência das pedras pelo caminho pode ajudar bastante.

Com isso em mente, seja bem vindo ao cemitério de startups do Startup Graveyard, um site criado para oferecer histórias de dezenas de empreitadas que falharam no Vale do Silício.

Os autores do projeto explicam que têm quatro objetivos: tirar o estigma do fracasso, aumentar a transparência, criar uma comunidade e oferecer informações para que outros empreendedores não cometam os mesmos erros. “Estamos pedindo muito, mas começa aqui”, escrevem.

Os setores do “cemitério” são variados, de propaganda à finanças, e incluem startups que alcançaram certo nível de fama antes de fecharem as portas, como a rede social Secret e a plataforma de streaming de músicas Grooveshark.

A Secret, por exemplo, permitia que usuários compartilhassem segredos anonimamente. Chegou a captar US$ 35 milhões em investimentos mas perdeu fôlego ao não conquistar usuários diários e não criar regras de comportamento, que os afastou ainda mais.

Está em busca da vaga ideal? Não deixa de se inscrever na Conferência Na Prática, conferência de carreiras gratuita que te conecta com as melhores empresas e oportunidades

Já o Grooveshark, que existiu por quase uma década e chegou a ter 35 milhões de usuários, foi derrubado por processos na justiça e por competidores como a Apple, que proibiram o download do aplicativo – o que foi ótimo para a Apple Music e para o Spotify, que tomaram o mercado.

E há diversas outras histórias menos conhecidas, mas não menos fascinantes, como a Rdio, outra plataforma de streaming e compartilhamento de músicas.

Com cerca de US$ 127 milhões em financiamento, a empresa tropeçou ao exigir que o usuário pagasse pela assinatura – a competição incluía anúncios, mas permitia acesso gratuito –, ser perfeccionista demais em relação ao design e não conseguir reter talentos, trazendo instabilidade ao produto.

Se você tiver uma história para adicionar à coletânea crescente, os organizadores estão abertos a sugestões. Aliás, em suas palavras, estão abertos a “relatórios de autópsias”.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

6 dias a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

6 dias a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

6 dias a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

2 semanas a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

2 semanas a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

3 semanas a