Como vencer a procrastinação

Pesquisas apontam que os seres humanos são biologicamente programados para procrastinar. Independentemente das atividades exercidas, a nossa força de vontade vai se esgotando durante o dia. E já que nós não podemos evitar essa vontade de deixar tudo para depois, que tal usá-la a seu favor? A revista Fast Company reuniu dicas simples para virar o jogo e fazer da procrastinação algo funcional.

Não sabe por onde começar? Faça um plano

Quando perdemos tempo sem um plano concreto, ficamos ansiosos sobre o que fazer em seguida. Portanto, crie uma lista de tarefas extensa e detalhada, com todas os afazeres pendentes e seu cronograma — de preferência seguindo o modelo de articulação de metas específicas, mensuráveis, realizáveis, realistas e limitadas no tempo. E não se esqueça dos possíveis imprevistos que podem aparecer. Depois de planejar seus objetivos, você se sentirá mais tranquilo até durante o tempo livre. Afinal, você tem um plano.

Mas cuidado. As listas de tarefas só funcionam se você se sentir confiante de que pode realmente realizar tudo o que foi anotado. Caso não sinta essa confiança, listar todas as suas responsabilidades irá paralisá-lo e você começará outra rodada de procrastinação. Neste caso, crie uma lista com tudo o que você realizou durante o dia ou a semana. Relembre os momentos em que você superou as esmagadoras. Se você já fez isso uma vez, pode se sentir motivado a fazer novamente.

Curso online Produtividade Na Prática: aprenda a ser produtivo e tenha mais tempo livre para fazer o que gosta

Quando a exaustão bate à porta é hora de parar

Depois de uma semana de trabalho sem interrupção, você não consegue produzir mais nada de útil. Então, é hora de parar e recomeçar. Fazer algo de que você goste e ter um momento para si mesmo é importante para aguçar a criatividade, resistir ao estresse do trabalho e preparar o corpo e a mente para resolver problemas de maneiras inovadoras.

Os coaches recomendam curar a exaustão com moderação no trabalho. Da parte disso, significa delegar. Mas se você soubesse como moderar seus esforços, não teria se sobrecarregado até a exaustão. Ou seja, precisa aprender também a priorizar. Por meio da autorreflexão, você chega lá.

O antigo CEO da Baxter International, Harry Kraemer, reflete por 15 minutos todas as noites. Essa rotina o ajudou a gerenciar 52 mil funcionários – driblando o estresse –, sem “correr como uma galinha com a cabeça cortada”.

A rotina noturna de auto-reflexão de Kraemer pode ser utilizada como seu roteiro para analisar as suas tarefas diárias. Este exercício permite que você diferencie o “tenho de fazer” do “seria legal fazer”. A partir daí, pode delegar o essencial para os colegas de trabalho e atingir um equilíbrio entre trabalho e vida mais saudável. Veja:

– O que eu disse que faria hoje em todos os aspectos da minha vida?
– O que eu realmente fiz hoje?
– Do que estou orgulhoso?
– Do que não estou orgulhoso?
– Como eu liderei pessoas?
– Como eu segui as pessoas?
– Se eu vivesse novamente, o que eu faria de maneira diferente?
– Com base no que aprendi hoje, o que vou fazer amanhã em todas os aspectos da minha vida?

Por que você procrastina? Faça o teste e descubra!

Estipule um prazo

Quem impõe seus próprios prazos (como empreendedores) pode sofrer ainda mais com a procrastinação. O escritor Phyllis Korki, em um artigo do New York Times, atribui isso principalmente ao medo de falhar que acompanha qualquer busca criativa. Para superar a procrastinação baseada na insegurança, Korki recomenda impor uma falsa sensação de responsabilidade sobre si mesmo. Defina um prazo – mesmo que seja falso.

Caso uma data falsa não funcione, crie um grupo de coworking. Entre em contato com outros criativos em grupos – nas mídias sociais ou pessoalmente – e organize uma reunião semanal ou mensal para discutir o progresso em seus projetos.

Além de oferecer um ponto de controle, isso pode conectar você a outras pessoas que provavelmente estão lutando contra os mesmos problemas que o seus e pode ajuda-lo a aceitar seus medos como parte natural do processo criativo.

Leia também: Como parar de procrastinar definitivamente – técnicas, aplicativos e livros

Medo do desconforto

De acordo com um artigo na Psychology Today, da Dra. Pamela Garcy, a procrastinação geralmente decorre da nossa tendência de evitar coisas que nos fazem sentir fisicamente ou psicologicamente desconfortáveis. Racionalmente, você provavelmente sabe que adiar esses projetos não alivia permanentemente o seu desconforto – ele apenas o atrasa. Mas através de atividades mais prazerosas, você pode lidar com esse desconforto antes que ele se torne um empecilho para seu projeto.

A improvisação pode ser uma boa alternativa para quem quer sair da sua zona de conforto e enfrentar o que lhe deixa desconfortável. Durante as aulas, o artista deverá desempenhar várias situações, mas não sabe o que vai fazer ou dizer no palco até que esteja lá. A única regra é dizer “sim”, por exemplo. Dizer “sim” obriga os artistas a aceitarem e se adaptarem às ações de seus parceiros e contribuir com suas próprias palavras e ações para a cena.

Essa atividade cultiva o tipo de adaptabilidade e mente aberta que ajuda os profissionais a superar o desconforto no local de trabalho, diz Tim Yorton, CEO da Second City Communications, que concede aulas de improvisação para executivos de empresas.

Crie um planejamento de tarefas e desenvolva foco para alcançar mais resultados com o curso Produtividade Na Prática

Procrastinação é seu procedimento operacional padrão

Como qualquer outro mau hábito, nossa procrastinação segue um padrão. Nós entramos em um projeto com as melhores intenções. Mas, no meio do caminho, encontramos um bloqueio. Conforme o prazo se aproxima, continuamos a dar desculpas e evitar o trabalho até o último momento.

Embora leve entre 18 e 254 dias para criar um padrão de comportamento duradouro, você ainda pode se motivar a terminar aquele trabalho que está procrastinando há um tempo com uma última dica: assista a um filme esportivo.

Todos adoram as histórias de superação em filmes esportivos. Podemos aplicar essa mesma narrativa ao nosso trabalho. Quando pensamos que estamos trabalhando para superar um grande desafio, nos sentimos mais motivados, de acordo com o escritor Nir Eyal.

Portanto, depois de ver seu atleta ou time favorito conquistar seu oponente, crie seu próprio oponente imaginário. Pense nas suas inseguranças e dúvidas e as atribua a esse inimigo imaginário invisível. Ele está dizendo que você é incompetente? Ao cumprir seus objetivos, irá provar sua competência para esse inimigo. E para você mesmo.

Esta matéria foi originalmente publicada na Época Negócios

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: