De onde nascem as boas ideias? Segundo Emerson Weslei Dias, coach e consultor de carreira, elas podem vir de qualquer lugar e, muitas vezes, de onde menos se espera. “Dificilmente aparecem “do nada”, pois são resultados de várias conexões. A criatividade é um processo decriação diária e um exercício ao alcance de todos”, afirma. Emerson é ex-executivo de multinacionais e já tem três livros publicados, entre os quais O inédito viável, sobre liderança.
Ele explica que ser criativo é uma competência que nos move a pensar soluções, resolver problemas, criar alternativas, percorrer caminhos diferentes, produzir novos projetos. “No campo profissional, essa habilidade pode representar o diferencial que nos conduz ao sucesso”, ressalta. No entanto, não existe uma receita pronta que faz com que tenhamos ideias criativas no momento em que queremos. Mas, a boa notícia é que a criatividade pode ser encarada como se fosse uma espécie de músculo. Ou seja, quanto mais exercitamos, mais ela pode ser desenvolvida.
Emerson Dias, coach e consultor de carreiras
Também vale lembrar que de nada adianta ter boas ideias se não colocá-las em prática. Por isso, o planejamento é um passo importante entre ter a ideia e torná-la realidade.”Criatividade com planejamento é inovação, sem planejamento é improviso!”, lembra o especialista.
Leia também: Demonstrar criatividade também pode aumentar salários
A seguir, Emerson lista algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento da criatividade:
1. Deixe a mente limpa
Já reparou que quando você se esforça para ter boas ideias, dificilmente consegue? Isso acontece porque elas surgem de forma livre e espontânea, muitas vezes em momentos inesperados. Por isso, o descanso é muito importante para repor as energias e para que a renovação de baterias do cérebro nos permita analisar alternativas e novas perspectivas.
2. Fuja da rotina
Por conta da correria do dia a dia é comum as pessoas fazerem algumas tarefas no “piloto automático”. No entanto, quebrar a rotina pode ser uma ótima forma de estimular o cérebro. Faça novas rotas para chegar ao trabalho, vá almoçar em um restaurante novo…
3. Registre seus sonhos
Todos os dias, logo ao acordar, coloque no papel tudo o que povoou a sua mente durante o sono. Muita gente tem o hábito de, ainda na cama, verificar as redes sociais. Dessa forma, em vez de preparar sua mente para mais um dia de trabalho você corre o risco de dispersar sua criatividade. Além dos sonhos, anote tudo o que você pensar durante o dia, mesmo se julgar que determinado ponto não tem tanta importância. Ao analisar todos os dados juntos ao final do dia, você pode ter a criatividade despertada e conseguir construir algo novo.
4. Conheça novas pessoas
É muito importante estar em contato com pessoas que compartilham dos seus interesses e também com aquelas que pensam diferente de você. Muitas vezes, através de uma conversa informal pode surgir uma boa ideia, novos projetos e até uma parceria.
5. Desafie-se
Sair da zona de conforto é fundamental para desenvolver criatividade. Faça sua mente transitar por diferentes padrões, exerça uma atividade que não seja fácil pra você. Tente algo diferente que ao mesmo tempo seja um estímulo e um desafio Alguns exemplos: aprenda um novo idioma, toque um instrumento, comece um curso novo…
6. Inspire-se
A inspiração não tem hora nem local exato para aparecer. Ela pode vir através de filmes, livros, músicas, viagens, conversa com amigos…
Cursos Gratuitos e com Certificado:
Faça como mais de 100 mil universitários e recém-formados e acelere sua carreira
com os cursos gratuitos da Fundação Estudar.
Clique para garantir seu acesso gratuito!
Baixe o Ebook: Por que e como inovar em 2017