Mulher de óculos e terno branco entrega documento para uma pessoa fora do plano da imagem. Representa o acordo de aviso prévio
Foto por Andrea Piacquadio via Pexels

Se você começou a trabalhar recentemente, já deve ter ouvido falar sobre aviso prévio em algum lugar. E como toda burocracia de recursos humanos, essa é só mais uma, dentre milhões, que nos deixa completamente perdidos. Até porque: ninguém pensa nisso até precisar, por bem ou por mal, sair de um emprego.

Neste artigo, você vai ler:

  • O que é aviso prévio?
  • Quais sãos os dois tipos?
  • Por que o trabalhador precisa se preocupar com isso?

Leia também: Carta de demissão: baixe modelo gratuito para preencher e enviar 

O que é aviso prévio?

O aviso prévio é uma notificação feita por uma das partes envolvidas em um contrato de trabalho, informando antecipadamente a intenção de encerrar o vínculo empregatício. Ele tem como objetivo garantir um tempo mínimo para que tanto o empregador quanto o empregado possam se preparar para a transição e tomar as medidas necessárias.

Quais são os dois tipos de aviso prévio?

Trabalhado

Nesse caso, o empregador ou o empregado comunica a intenção de rescindir o contrato de trabalho, e o período de aviso prévio é cumprido de forma efetiva. Durante o aviso prévio, o funcionário continua trabalhando normalmente, cumprindo suas obrigações até o término do período determinado.

Lembrando que: o tempo de aviso prévio trabalhado pode variar, mas vai durar, ao menos, 30 dias.

Indenizado

Nessa situação, o aviso prévio é comunicado, mas a parte que o recebe é liberada do cumprimento das atividades laborais durante o período determinado. Em vez disso, é pago um valor equivalente ao período de aviso prévio, que pode variar de acordo com os direitos trabalhistas de cada país.

Por que é importante para o trabalhador entender o aviso prévio?

#1. Planejamento pessoal

Permite que o trabalhador se prepare para o término do emprego, procurando novas oportunidades, atualizando o currículo e realizando os ajustes necessários em sua vida pessoal.

#2. Finanças

Seja trabalhado ou indenizado, é um período em que o empregado continua recebendo salário ou uma compensação financeira. Compreender os direitos e prazos relacionados a esse procedimento ajuda o trabalhador a se organizar financeiramente durante a transição para um novo emprego.

#3. Benefícios

Dependendo das leis trabalhistas e das políticas da empresa, pode afetar a continuidade dos benefícios oferecidos ao funcionário, como plano de saúde, seguro-desemprego, férias proporcionais, entre outros. Ter conhecimento desses aspectos é fundamental para garantir seus direitos.

#4. Cumprimento de obrigações

O trabalhador precisa entender suas responsabilidades durante o período, como continuar desempenhando suas funções, devolver equipamentos ou propriedades da empresa, e seguir as políticas e procedimentos estabelecidos. Deixar o trabalho atual de maneira cortez é fundamental para o continuamento da sua carreira.

#5. Negociação

Em algumas situações, pode ser objeto de negociação entre o empregador e o empregado. Ter conhecimento sobre as opções e direitos possibilita uma participação mais informada e uma possível negociação mais favorável.

Conclusão

É essencial que os trabalhadores estejam cientes de seus direitos e obrigações em relação ao aviso, pois isso pode ter impacto direto em sua transição profissional e bem-estar financeiro. Recomenda-se consultar as leis trabalhistas específicas do seu país e, se necessário, buscar orientação de profissionais especializados ou sindicatos

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: