A dificuldade de conseguir o primeiro emprego é bem comum entre os jovens, e parte de um impasse circular: a falta de experiência é um problema que deixa ainda mais difícil conseguir a primeira experiência profissional. Deu para entender?

Uma forma de contornar isso é buscar experiências de trabalho desde cedo, ainda durante a graduação: o famoso estágio. É uma forma de chegar mais preparado no mercado quando se formar, e com um currículo mais atrativo para recrutadores.

As dicas a seguir vão te ajudar a decidir sobre qual o melhor momento para buscar um estágio e como encontrar o estágio ideal. Confira:

1. Saiba quando buscar um estágio

Algumas empresas exigem um mínimo de semestres cursados para contratar estagiários. Da mesma forma, não são todos cursos de graduação que permitem que os alunos já busquem um estágio nos primeiros anos.

Assim, embora a máxima “Quantos antes, melhor” faça algum sentido na busca por experiências profissionais, é importante entender qual o melhor momento de buscar um estágio.

Ouça experiências: converse com coordenadores do curso ou alunos veteranos para entender se um estágio no início da faculdade, se permitido, não vai comprometer demais o rendimento acadêmico. Em alguns casos, a experiência pode até potencializar o que é vivido na sala de aula em outros, pode significar notas baixas, noites mal dormidas e reprovações.

Avalie também as demais possibilidades de atividades extracurriculares que podem te desenvolver no início da faculdade, como AIESEC, empresa júnior, iniciação científica, etc.

Se a opção é um programa de estágio pouco estruturado em que você não sente que vai aprender muito envolver-se de corpo e alma com uma organização estudantil pode ser mais vantajoso tanto do ponto de vista de currículo como de crescimento profissional.

2. Elabore um currículo atrativo

Aprender a montar o currículo é fundamental, já que esse documento é o primeiro contato entre o recrutador e o candidato.

Para vagas de estágio, a principal dificuldade é criar um currículo quando se tem pouca ou nenhuma experiência profissional. Neste outro texto, apresentamos um modelo ideal de currículo para quem está no começo de carreira.

3. Tenha o que o mercado procura

Compreender melhor o mercado e suas exigências contribui para desenvolver e trabalhar habilidades que, ao mesmo tempo que te interessam, também são valorizadas pelas empresas (ou estarão nessa lista em breve). Segundo o relatório “The Future of Jobs”, divulgado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial, até 2020, a demanda será por profissionais com capacidade de resolver problemas complexos e que apresentem pensamento crítico, criatividade, liderança, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, competências de negociação, bem como alta capacidade de julgamento e tomada de decisão.

4. Não atire para todo lado  

Além de acelerar o desenvolvimento de competências bastante úteis na vida profissional, e estágio também é um momento de experimentar, testar diferentes carreiras e entender com que área do mercado você mais se identifica. Ainda que a palavra da vez seja experimentação, certa dose de foco é fundamental.

Busque, por meio do autoconhecimento (cursos como o Autoconhecimento Na Prática. podem ajudar bastante nisso!), entender em quais áreas você gostaria de testar e, a partir daí, escolha para onde vai mandar o currículo. Candidatar-se a toda oportunidade que aparece sem questionar seus objetivos nunca é a melhor estratégia para a carreira.

Baixe gratuitamente o Ebook: Como Aproveitar seu Estágio Ao Máximo

5. Viva off-line  

Na era em que a busca por emprego é feita on-line, vale a pena fazer diferente e buscar oportunidades fora da internet. Frequentar eventos e palestras de sua área, por exemplo, é uma forma de obter mais conhecimento e, quem sabe, aumentar a lista de networking. Nesses momentos, quem se mostrar aberto a novas experiências profissionais pode encontrar uma boa porta de entrada para um estágio.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: