Harvard, Cambridge, Oxford, MIT e Stanford: nessa ordem, essas são as cinco universidades mais prestigiadas do mundo, segundo o último ranking divulgado pela Times Higher Education.
Não é barato estudar nessas instituições. Para citar apenas um exemplo, o custo anual estimado da graduação no MIT, sem nenhuma ajuda financeira, é de 63.250 dólares.
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Apesar disso, você pode ter acesso gratuito, pela internet, a alguns cursos oferecidos por essas universidades. Selecionamos quinze pacotes de aulas sobre assuntos como engenharia, programação, finanças e empreendedorismo. Todos são oferecidos em inglês.
1. Inteligência artificial
Neste curso introdutório, o aluno passa a ter compreensão intuitiva do funcionamento da inteligência artificial, a partir de demonstrações interativas. Ao final das aulas, o aluno deve ser capaz de desenvolver sistemas inteligentes para responder a problemas computacionais reais.
Universidade: MIT (Massachusetts Institute of Technology)
Professor: Patrick Henry Winston
Link para vídeos no MIT OpenCourseWare
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2. Justiça
O professor analisa teorias e discute aplicações da justiça em casos como direitos humanos, papel dos mercados na sociedade e casamento entre pessoas do mesmo sexo. O aluno é convidado a ler textos de Aristóteles, John Locke, Immanuel Kant, entre outros autores, e examinar suas próprias convicções à luz dos textos.
Universidade: Harvard
Professor: Michael J. Sandel
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3. Construindo um negócio
Esta série de aulas ensina noções básicas para desenvolver um negócio. O professor traz exemplos práticos para facilitar a visualização dos “segredos” das empresas bem-sucedidas.
Universidade: Oxford
Professores: Thomas Hellmann e outros
Link para vídeos e áudios no site da universidade
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4. Estatística 110: Probabilidade
O curso oferece uma introdução à probabilidade e aos métodos estatísticos, com aplicações em economia, finanças e engenharia. A programação cobre assuntos como Teorema de Bayes, cadeias de Markov e variáveis aleatórias.
Universidade: Harvard
Professor: Joe Blitzstein
Link para os vídeos no Youtube
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5. Economia do desenvolvimento: macroeconomia
O curso mostra modelos dinâmicos de crescimento econômico e aborda assuntos como privatização, inovação tecnológica, política econômica e distribuição de renda. O papel dos bancos nos mercados emergentes também está na programação.
Universidade: MIT (Massachusetts Institute of Technology)
Professor: Robert M. Townsend
Link para vídeos no MIT OpenCourseWare
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6. Metodologia da programação
O professor apresenta o aluno ao mundo da engenharia da computação. As aulas se baseiam na linguagem de programação Java e se concentram em princípios modernos de criação de software, como design orientado para o objeto, decomposição, encapsulamento, abstração e testes.
Universidade: Stanford
Professor: Mehran Sahami
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7. Adaptação à mudança climática
Neste curso, o aluno tem uma visão panorâmica sobre as possibilidades de reação ao efeito estufa. O professor recapitula os impactos do aumento da temperatura do planeta e apresenta algumas estratégias de adaptação que se farão necessárias nas próximas décadas.
Universidade: Cambridge
Professor: Charlie F Kennel
Link para os áudios e slides no site da universidade
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8. Teoria financeira I
O professor apresenta os aspectos centrais da teoria moderna sobre economia e gestão em finanças, com ênfase em mercados de capital e investimentos. A programação inclui a Hipótese dos Mercados Eficientes e uma introdução aos derivativos.
Universidade: MIT (Massachusetts Institute of Technology)
Professor: Andrew Lo
Link para vídeos no MIT OpenCourseWare
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9. Raciocínio crítico para principiantes
A professora ensina a raciocinar de forma clara e convencer os outros do seu ponto de vista. As aulas também incluem uma discussão sobre como distinguir bons e maus argumentos numa discussão.
Universidade: Oxford
Professora: Marianne Talbot
Link para vídeos e áudios no site da universidade
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10. Introdução à ciência da computação
As aulas trazem o básico sobre programação de forma acessível a alunos leigos. O professor ensina a pensar de forma algorítmica e resolver problemas. Os temas incluem abstração, estrutura de dados, segurança e engenharia de software. No fim de 2014, a versão presencial deste curso foi a mais assistida de Harvard.
Universidade: Harvard
Professor: David J. Malan
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11. Tendências demográficas e problemas do mundo moderno
O professor apresenta os desafios implicados nas principais tendências demográficas do século 21, tais como aumento da expectativa de vida e imigração. Não é obrigatório ter conhecimentos prévios de estatística ou matemática para acompanhar as aulas.
Universidade: Oxford
Professor: David Coleman
Link para vídeos e áudios no site da universidade
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12. Empreendedorismo pelas lentes do venture capital
As aulas apresentam as bases fundamentais para criar uma empresa bem-sucedida, com base na experiência dos professores com venture capital. O objetivo não é trazer uma “receita de bolo”, mas revelar os princípios e padrões que aparecem na maior parte dos empreendimentos que dão certo.
Universidade: Stanford
Professores: Greg Ennis e outros
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13. Ciências da computação 101
O objetivo das aulas é ensinar as ideias básicas da ciência da computação para um público completamente leigo no assunto. O aluno é apresentado a pequenos experimentos de código no navegador para entender a natureza e as limitações dos computadores.
Universidade: Stanford
Professor: Nick Parlante
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14. Física: o que ainda não sabemos
O curso apresenta algumas das perguntas mais importantes sobre o universo que os físicos ainda não conseguiram responder. Do bóson de Higgs à matéria escura, o professor delimita o que a ciência já sabe e o que ainda desconhece completamente sobre o tema.
Universidade: Cambridge
Professor: David Tong
Link para as aulas na plataforma IAI TV
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15. Empreendedorismo tecnológico
O foco do curso é capacitar o aluno a enxergar oportunidades de negócio em tecnologia. A referência é o Vale do Silício, onde surgiram gigantes como Google e Facebook. O professor mostra como identificar uma solução tecnológica com potencial comercial, reunir recursos para desenvolver o produto e conseguir vender a ideia no mercado.
Universidade: Stanford
Professor: Chuck Eesley
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Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com