Pessoa fazendo contas - Análise de crédito

Você está no bar com vários amigos se divertindo. Sempre tem aquele amigo que “esquece a carteira” e nunca ajuda a dividir a conta (e quase sempre pede as bebidas mais caras). O problema é quando ele pede para você pagar a parte dele que no dia seguinte ele vai lhe transferir o dinheiro.

Essa cena é comum e sempre deixa algum dos envolvidos em uma situação um pouco constrangedora. Se você não pagar a parte do outro, pode ser taxado de “mão de vaca”, mau amigo, entre outros adjetivos pouco lisonjeiros. Mas, se pagar, pode não reaver a quantia.

Se o amigo que sempre paga a parte que lhe cabe, por algum motivo, tivesse feito a mesma requisição, o sentimento seria um pouco diferente. Provavelmente você não se preocuparia em pagar a conta.

Intuitivamente você fez uma análise de crédito dos dois amigos e constatou que, no primeiro caso, o risco de não receber o pagamento era grande e no segundo, muito baixo.

Quer saber mais sobre oportunidades no mercado financeiro? Conheça o Carreira Na Prática

O que é análise de crédito

Exemplos de análise de crédito

  • Fiador do contrato de aluguel

Todas as pessoas que alugam um apartamento passam pela mesma situação. É preciso que algum proprietário de imóvel, no mesmo estado do apartamento em questão, seja o fiador do contrato de aluguel.

O papel do fiador – que pode variar em alguns casos, mas no geral segue o mesmo raciocínio – é simples: se a pessoa que alugou o apartamento não pagar o aluguel por alguns meses, o proprietário do imóvel fica responsável pelos pagamentos. Caso não tenha dinheiro suficiente, será obrigado a vender o próprio imóvel para quitar essa dívida.

  • Emprestar dinheiro para um amigo

Quando um amigo lhe pede um dinheiro emprestado e promete te pagar no final do mês ao receber seu salário, você não vê grandes problemas em fazer esse adiantamento para ele.

Quando um outro colega, que está sem trabalho há algum tempo, pede um dinheiro emprestado, você provavelmente não se importa em ajudar – mas nesse caso, você sabe que há uma grande chance de não receber o dinheiro de volta.

Como alguém sem salário conseguirá repagar a dívida?

  • Uso do FGTS

Os trabalhadores com carteira de trabalho assinada no Brasil têm direito a uma poupança compulsória do seu salário, o FGTS. São poucas as situações nas quais os cidadãos podem usar essa poupança forçada.

Quando você quiser comprar uma moradia ou se já possui um imóvel e quer reformá-lo, poderá utilizar esse fundo – mas só pode utilizá-lo em um imóvel por vez.

Acabamos de descrever situações do cotidiano onde alguns fatores influenciam a chance de sucesso ao se pedir dinheiro emprestado, alugar um apartamento ou utilizar os fundos de uma poupança forçada.

Baixe o ebook: Como Iniciar a Carreira no Mercado Financeiro

 

Processos envolvidos

Os agentes que emprestaram ou não dinheiro nessas situações utilizaram, em grande parte, a intuição.

Mas existem profissionais no mercado financeiro que trabalham exclusivamente com a análise de crédito de pessoas, empresas, países e emissões de dívidas. E eles não podem se valer apenas da intuição para tomar suas decisões: suas análises são feitas com base em processos comprovados.

Existem vários processos para analisar a capacidade creditícia de alguém. Um deles envolve a análise de todas as situações descritas acima.

No primeiro exemplo, o amigo fez uma análise do caráter de quem fez o pedido. Ele buscou informações do passado para avaliar quantas vezes o requerente pagou o não o prometido. Dessa maneira, ele medirá a vontade do amigo de honrar seus compromissos.

Abaixo, Florian Bartunek, sócio-fundador e Chief Investment Officer da Constellation Investimentos, fala sobre o perfil de jovens do mercado financeiro:

No segundo exemplo, vimos um caso clássico de colocação de algo em garantia para se pedir um empréstimo. Quem aceita algo como garantia deve fazer a análise do preço e situação desse bem. Por isso a exigência de que o aluguel do imóvel seja pago, de um jeito ou de outro, por alguém.

No terceiro exemplo, analisamos a capacidade dos amigos repagarem suas dívidas conosco. No primeiro caso existia uma probabilidade maior, pois ele tinha salário e podia utilizá-lo para quitar seus débitos. Já no segundo, o amigo sem salário não tem condições próprias para fazê-lo.

Por último, analisamos uma situação onde um contrato para utilização do FGTS coloca limitações sobre o indivíduo que retira o dinheiro do fundo. Assim, ele não pode utilizar os fundos para o que bem entender.

Leia também: Goldman Sachs: veja a rotina de um analista de crédito no banco

O papel da análise de crédito nas organizações financeiras

O analista de crédito é essencial para um banco.

Ao fazer análises em escala de pessoas físicas, pequenas empresas ou grandes conglomerados para minimizar o nível de inadimplência da carteira de empréstimos, seu trabalho influencia diretamente o resultado da instituição.

Ele também pode trabalhar em agências de rating emitindo o rating (escala de medida de situação de crédito em que quanto maior o rating, menor a chance de não-pagamento da dívida) de empresas ou países.

Standard & Poors[Standard & Poor’s é uma das principais agências de rating do mundo / Foto: Reprodução]

Existem também fundos de investimento especializados em comprar dívidas que hoje estão sendo negociadas com desconto por conta de falta de pagamento.

O trabalho do analista de crédito é procurar dívidas como essas que no futuro voltem à normalidade e seu preço deixe de ficar descontado. Esse tipo de operação é chamada distressed debt.

Existem várias outras necessidades do analista de crédito em empresas, bancos, seguradoras e fintechs, como Nubank e Creditas.

Mostramos apenas um modelo para a avaliação do crédito dos diversos existentes pois, para cada produto específico, deve se enfatizar um ponto da análise.

Baixe o ebook: Fintechs, Startups e Novas Empresas do Mercado Financeiro

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: