Rafael Carvalho, da Fundação Estudar, em aula do curso Processos Seletivos Na Prática

Imagine ter todo o potencial para preencher uma vaga no mercado, mas tropeçar em uma dinâmica de grupo ou ter uma performance média numa entrevista de emprego. Agora imagine quem está do lado do recrutador, preenchendo um número menor de vagas por falta de bons candidatos.

O que liga esses dois grupos? Ambos se beneficiariam se os candidatos soubessem como mostrar seu melhor para uma empresa e minimizar esse descompasso.

Esse é o objetivo do Processos Seletivos Na Prática, um novo curso online da Fundação Estudar voltado para jovens em início de carreira e que está com uma oferta especial de lançamento.

“Conversando com jovens, percebemos que essa era a maior demanda. E para elaborar o conteúdo e fazer algo diferente, fizemos uma pesquisa com dois mil deles para saber quais eram suas principais dúvidas”, explica Rafael Carvalho, que integra o time de educação da Fundação Estudar e é responsável pela metodologia do curso.

Além de preparar para as principais fases de processos seletivos brasileiros, o curso ajuda o participante a criar seu currículo, melhorar habilidades de comunicação, ter clareza sobre seus pontos fortes e fracos e como contar sua própria trajetória para se diferenciar de vez.

“Vamos abrir a caixa preta e o jovem vai conseguir a vaga que ele quer”, garante Rafael.

Quem se inscrever até sexta-feira (01/12) também garante seu lugar num hangout exclusivo com Leonardo Gomes, responsável pelo maior processos seletivo privado do Brasil: o programa Líderes Estudar, que escolhe 30 pessoas entre mais de 60 mil candidatos.

Inscreva-se hoje!

Processos Seletivos Na Prática

Como funciona

Ao todo, são 8 horas de conteúdo divididas em seis módulos: introdução, escolha de processos seletivos, currículo, testes online, dinâmica e entrevista.

A maior parte dessa carga horária é composta por vídeos curtos, de até 4 minutos. Para acompanhá-los, há textos de apoio, atividades reflexivas de autoconhecimento, simulados e uma apostila.

“Espelhamos o curso nas etapas de um processo seletivo. Cada módulo tem um aspecto teórico e prático. Em cada um desses vídeos, você está aprendendo alguma coisa”, fala Rafael.

Além de ter um espaço de fórum na plataforma e outro para hangout de dúvidas, o participante também integrará um grupo fechado no Facebook, onde podem trocar ideias, ficar por dentro de ofertas de vagas e receber outros conteúdos da Fundação Estudar, como vídeos e artigos.

Quem conclui o curso tem acesso à plataforma por mais 60 dias – e também ganha um certificado.

Quem participa do curso

Além dos instrutores da Fundação Estudar, a organização também buscou grandes referências em recrutamento para participar. “Nossa preocupação é ter uma conexão com a realidade do mercado”, fala Rafael.

Entre os convidados do curso Processos Seletivos Na Prática estão:

  • Sofia Esteves, fundadora da Cia. de Talentos que tem mais de trinta anos de experiência com seleção
  • Fabio Kapitanovas, vice-presidente de Gente e Gestão da Ambev, que tem o programa de trainee mais concorrido do país
  • André Abram, headhunter da Egon Zehnder, a terceira maior recrutadora de executivos do mundo
  • Fernando Mantovani, chefe da operação brasileira da Robert Half, uma das maiores recrutadores do mundo
  • Christopher Cassidy, astronauta-chefe da NASA, responsável por selecionar os integrantes das missões espaciais americanas

E há ainda dicas direto da fonte. Três jovens – Jennifer Alencar, Felipe Rocha e Lucas Baccarin – que tiveram um desempenho acima da média e foram aprovados em pelo menos quatro programas de trainee também compartilham preparação, dicas e conselhos. 

Jovens trainees que participam do curso Processos Seletivos Na Prática[Jovens tiveram desempenho acima da média em programas de trainee e compartilham suas dicas no curso]

De onde vem a expertise da Fundação Estudar

Ao longo de seus vinte anos, a Fundação Estudar já conversou muito com as duas partes para entender quais são os maiores anseios, problemas e gargalos que os jovens têm na hora de prestar processos seletivos e conquistar uma vaga.

“Os recrutadores não encontravam tanta gente boa dentro do que queriam e, por outro lado, jovens com experiências relevantes e extremamente capacitados não se davam bem nos processos seletivos”, explica Rafael sobre os itens mais comuns.

Toda essa expertise ainda foi afinada ao longo dos últimos três anos, graças às experiências com as Conferências Na Prática, como são chamados os eventos de carreira da organização, e outros processos seletivos realizados pela Estudar para grandes empresas, como Raizen e Bain & Co.

A ideia agora é oferece-la para o maior número possível de brasileiros através do Processos Seletivos Na Prática.

“Queremos que os candidatos aprendam a se preparar, cheguem mais seguros e se destaquem de verdade”, conclui Rafael.

Participe do Processos Seletivos Na Prática!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: