abilio diniz palestrando

“Crises virão, mas você pode estar preparado”, alerta Abílio Diniz. Chamado de homem de ferro na recém-lançada biografia de Cris Correa, Abílio é um dos empresários mais bem-sucedidos do país. Hoje presidente do conselho da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, ele também tem participações no Carrefour e em outras empresas por meio de seu fundo Península Participações, e foi o executivo responsável pelo crescimento exponencial do Grupo Pão de Açúcar.

“Não é todo mundo que está em crise. Nós não estamos”, ele assume, ao ver suas empresas crescerem. “Se eu posso, você também pode”, ele insiste. “Garanto para vocês que não tenho nada de excepcional, nada de extraordinário”.

Para Abílio Diniz, Todos nós devemos olhar a crise como oportunidade. A seguir, veja suas dicas:

1. Sobreviver a qualquer custo: em época de recessão econômica, com muitas empresas fechando, sua primeira e mais urgente preocupação deve ser sobreviver acima de tudo.

2. Olho no caixa: Por mais que a sua empresa possa estar com outros problemas, o mais letal de todos é o caixa. Jamais perca o controle do caixa da sua empresa – ele é o seu principal indicador.

3. Olhe a crise como um todo: Não olhe apenas a sua crise, os efeitos que ela está causando em você. Olhe a crise em geral, perceba também o que os outros estão vivendo, tanto os seus vizinhos como os seus competidores. Assim você consegue relativizar o que está acontecendo com a sua empresa.

4. Não adianta nada reclamar: Reclamar da crise não vai fazer ela passar mais rápido. É melhor focar energias em ser mais esperto, saber administrar o caixa da sua empresa e saber superar essa situação.

5. Foque no que está sob seu controle: Não fique buscando culpados, apontando dedos e localizando as razões para a crise que estão fora do seu alcance. Olhe para aquilo que você pode mudar. Foque naquilo que está sob seu controle e que pode ser resolvido por você.

6. Saiba antecipar para ser mais forte: A antecipação é o segredo do sucesso. Não esqueça o dia a dia, mas arrume tempo para antecipar. Quando a crise sair, quais são seus planos? O que vai acontecer? E se a crise continuar? Saiba as respostas para sair na frente.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: