Um Projeto: Fundação Estudar
arminio fraga durante forum economico mundial

‘Quanto mais cedo você começar no mercado financeiro, melhor’, diz Armínio Fraga

Por Rafael Carvalho

A dica é do ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea Investimentos; leia mais

A família era de médicos ilustres – o avô baiano foi um dos primeiros bolsistas da Fundação Rockefeller, nos EUA –, mas ninguém se chateou quando Armínio Fraga se decidiu pela Economia. “Não tenha medo: fazer algo pelo qual você se interessa faz toda a diferença”, resume.

Formado pela PUC-Rio e doutor pela Universidade Princeton, Fraga foi presidente do Banco Central de 1999 a 2003, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Sua carreira é extensa e inclui instituições como Soros Fund Management LLC, Salomon Brothers e Garantia. Hoje, é gestor do Gávea Investimentos, adquirido pela JP Morgan Asset Management em 2010.

Participe do Imersão Mercado Financeiro, programa de decisão de carreira da Fundação Estudar

Quando começou, no entanto, os tempos eram outros. “Fiz muita conta na mão”, lembra em um Bate-Papo com o Na Prática. Na juventude, Fraga ainda não tinha uma trajetória em mente mas foi atraído pelas oportunidades de crescimento oferecidas pela área financeira e começou estagiando em uma companhia de seguros. “O mercado financeiro tem muita coisa, desde infraestrutura até lidar com clientes”, conta.

Questionado sobre qual é o melhor momento para investir em uma carreira na área, ele é direito: quanto mais cedo, melhor. “Você precisa se virar, correr atrás, se informar, fazer um pouco de papo com quem der”, aconselha sobre este momento inicial. E se com o tempo vem a experiência, com a experiência vem a paixão sem volta. “Não tenho nenhuma intenção de sair da área”, conclui.

3

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo