jovens executivos discutindo relatorio

Se o seu sonho é trabalhar no mercado financeiro há uma grande chance de você ter que prestar uma prova de Certificação chamada CPA-20 (Certificação Profissional Anbima – Série 20). A CPA-20 é o primeiro exame de certificação que a maioria dos profissionais do mercado financeiro tem que realizar.

Mais especificamente, a CPA-20 se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes da Anbima que atuam na prospecção, e venda de produtos de investimento e/ou na manutenção de carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas, atendidas nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.

Você está preparado para a prova CPA-20?
Faça o nosso teste aqui!
 

Como funciona o CPA-20

O exame da certificação CPA-20 é aplicado por meio de uma prova computadorizada com 60 questões de múltipla escolha com quatro alternativas. Os candidatos têm duas horas e trinta minutos para acertar no mínimo 70% das questões para serem aprovados. Os tópicos cobrados são:

– Princípios Básicos de Economia, Finanças e Estatística

– Fundos de Investimento

– Demais Produtos de Investimento

– Tributação

– Órgãos de Regulação, Autorregulação, Fiscalização e Participantes do Mercado

– Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor

– Mensuração, Gestão de Performance e Risco

Por dentro do exame

Tais tópicos englobam uma grande parte dos conceitos utilizados no dia a dia de uma instituição financeira.  Por essa razão a CPA-20 é uma excelente certificação para os candidatos que querem começar a entender mais sobre esses conceitos, uma vez que não há pré-requisitos acadêmicos necessários para a realização do exame. É muito comum estudantes universitários que desejam seguir carreira no mercado financeiro realizarem o exame antes mesmo de conseguirem um estágio e essa prática é altamente recomendável.

Uma vez certificada, se a pessoa trabalhar em instituição associada a Anbima ela deve realizar a renovação da certificação no prazo máximo de cinco anos a partir da obtenção. Caso a pessoa não trabalhe em instituição associada o prazo cai para três anos. Essa renovação é realizada de duas formas, através de um exame de atualização com 40 questões de múltipla escolha com quatro alternativas ou participação em programas de treinamento voltados a esse propósito específico.

As taxas de aprovação para o exame são maiores que outras certificações da Anbima pois se trata de uma certificação inicial. É comum profissionais que além da CPA-20 obtém ao longo da carreira outras certificações como o CEA, CFP, CGA entre outras.  Isso deve ser encarado como um incentivo para os estudantes realizarem esse primeiro exame e aprenderem um pouco mais sobre o mercado financeiro.

Você está preparado para a prova CPA-20?
Faça o nosso teste aqui!

Pablo Camargo, CFA é sócio-gerente na FK Partners, empresa de treinamentos em certificações financeiras que oferece cursos presenciais e online, além de cursos customizados na área de finanças e apoio aos estudantes que desejam estudar no exterior. Trabalhou anteriormente como Portfolio Manager e Trader de grandes instituições brasileiras e estrangeiras.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: