Criado em 2008, a partir de uma fusão entre as duas instituições financeiras que dão o seu nome, o Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil, e também uma das marcas mais valiosas. Com cerca de 5 mil agências, sua atuação se estende por outros 20 países.

Para os jovens que querem trabalhar na instituição, há várias possibilidades de entrada, e processos seletivos que se estendem durante o ano todo. O banco possui programas de estágio, para quem faz graduação, trainee, para os recém-formados, além do Programa Jovem Aprendiz, destinado para alunos do Ensino Médio. E quem faz MBA no exterior tem a possibilidade de participar do processo seletivo do Itaú Unibanco que ocorre nos campus das universidades internacionais. 

Se preparando para uma entrevista desafiadora?

Conte com quem mais entende do assunto com o curso Processos Seletivos Na Prática

Se preparando para uma entrevista desafiadora?

Conte com quem mais entende do assunto com o curso Processos Seletivos Na Prática

O Na Prática conversou com profissionais de recrutamento do banco e jovens trainees, que explicaram como funciona cada seleção e compartilharam dicas e conselhos para se destacar.

Leia também: Guia completo para você conseguir a vaga desejada

Mudanças no processo seletivo para maior inclusão

Para o processo de recrutamento tornar-se cada vez mais democrático, exigências de currículo   têm   sido   simplificadas. O   idioma   Inglês,   por exemplo, é exigido apenas para vagas que realmente necessitam desse conhecimento.

Na   primeira   fase,   são   avaliados   apenas   os   aspectos profissionais   dos candidatos: os avaliadores não têm acesso a nenhum dado pessoal do inscrito, apenas a seus conhecimentos e experiências. Todos os executivos do banco passam por um treinamento de vieses inconscientes para que o processo   seletivo   tenha   foco   nas habilidades   e   potencialidades   do candidato

Levando em conta a necessidade de diversidade e inclusão no processo seletivo, o Itaú mantém uma série de parceiros focados em pessoas com deficiência e diversidade racial e realizará preparação para candidatos negros etapa a etapa. No ano passado, por exemplo, foram realizados workshops sobre processos seletivos e mentoria para os candidatos negros.

“O Itaú aprimora constantemente seus processos seletivos para buscar a igualdade   de   oportunidades,   com   pessoas   que   se   identifiquem   com o trabalho centrado na experiência do cliente, com nossos valores, com nossa cultura.   Dentro   desse   espírito   e   de   valores   alinhados   a   simplicidade, liderança,   ética   e   comprometimento,   contaremos   certamente   com   a participação de grandes talentos nesta edição do programa para compor a futura liderança do banco”, afirma Sérgio Fajerman, membro do Comitê Executivo do Itaú Unibanco responsável pela área de Pessoas.

O passo a passo para chegar lá

O  processo   seletivo  consiste  em cinco   etapas:   inscrição;   testes  online; resolução de um business case online; dinâmica em grupo; e entrevista final com os executivos. Também haverá lives e webinars com trainees e líderes do banco para explicar sobre negócios do banco de varejo e do banco de atacado.

O evento de abertura será no dia 17/08, a partir de 19h00, e os candidatos receberão as coordenadas para acompanharem pelo aplicativo Trainee Feito Com Você.

Fui aprovado. E agora?

O Programa Trainee Itaú Unibanco 2022 tem a missão de desenvolver e acelerar a carreira dos talentos participantes, formando os futuros líderes da organização. Os trainees têm oportunidade de participar de um programa personalizado, em que vivenciam práticas profissionais desafiadoras, com treinamentos técnicos e comportamentais exclusivos.   Recebem ainda uma mentoria individual com acompanhamento próximo da alta liderança do banco, além de networking e da oportunidade de trocar experiências com executivos da organização. Também serão oferecidos cursos para aqueles que ainda não dominam o idioma Inglês.

Pré-requisitos:

  1. São elegíveis graduados em qualquer curso de longa duração – 4 anos ou mais – nas áreas de Exatas, Humanas ou Biológicas, a partir de dezembro de 2019 e universitários com previsão de formação até julho de 2023.
  2. Disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia;
  3. Inglês: a partir de avançado para Negócios Atacado. Não é exigido para Negócios Varejo.

O que o Itaú quer que você saiba

Quantos funcionários há hoje no país? Em quantas cidades?

Itaú: 

Hoje o time do Itaú conta com 96.326 colaboradores no Brasil e no exterior.

Qual a frequência de cada processo seletivo do Itaú?

Itaú:

Os processos para estágio corporativo são semanais, com inscrições abertas durante o ano todo.

Já o trainee acontece 1 vez por ano, sendo que as inscrições são abertas em meados de agosto.

O estágio de férias nacional acontece uma vez a cada semestre, com inscrições sempre entre abril para entradas em julho e setembro para entradas em janeiro e fevereiro.

O estágio de férias internacional ocorre uma vez ao ano e as inscrições são abertas, aproximadamente, em setembro.

Para vagas efetivas não há periodicidade.

O que buscam em um jovem candidato?

Itaú: Buscamos proatividade, vontade de pertencer, alinhamento com a cultura do banco, pensamento inovador e provocações construtivas.

O que não buscam em um jovem candidato?

Itaú: Atitudes que não estejam de acordo com a nossa cultura.

Qual é o perfil de quem trabalha na empresa?

Itaú: Nossos clientes são diversos, portanto nossos colaboradores também precisam ser. Somos um conglomerado com mais de 90 mil profissionais e temos áreas com necessidades e perfis bastante distintos. Por isso, o mais importante é o alinhamento à nossa cultura, o pensamento inovador e a disposição para aprender.

O que gostariam que todos soubessem sobre a empresa?

Itaú: É muito legal perceber que o candidato se preocupou em saber um pouco mais sobre o Itaú em uma entrevista, que ele entende quais são os desafios gerais que o setor bancário vivência, conhece sobre a nossa cultura e o nosso propósito. São atitudes pequenas que fazem bastante diferença em um processo seletivo.

A cultura digital está transformando o mundo e com o Itaú não é diferente. Os desafios com que nos deparamos todos os dias são enormes e precisamos dos melhores talentos para construir um banco do futuro.

As oportunidades estão nas mais variadas áreas, do marketing que faz a gestão de uma das marcas mais valiosas do Brasil, à tecnologia que passou a ser core do banco e está reinventando o nosso negócio, passando pelo jurídico que, se fosse um escritório, seria o maior do Brasil.

Baixe o checklist definitivo para fazer seu LinkedIn bombar

O que os aprovados no processo seletivo do Itaú têm a dizer

Milena

Por que você decidiu participar do Programa Trainee do Itaú?
Um dos fatores determinantes para eu decidir participar do programa de Trainee foi a possibilidade de aprender diversos skills técnicos e comportamentais com diferentes pessoas através do networking, além de conhecer mais a fundo as áreas do banco e ter uma formação voltada para líderes.
Como foi sua experiência durante o processo seletivo? Como se preparou
para as etapas?
Foi um processo que me deixou bastante ansiosa, por saber da alta concorrência, mas em todos os momentos, todas as etapas e comunicados foram super claros, acalmando o coração um pouco. Sobre o preparo, além de pesquisar materiais relacionados ao mercado financeiro e realizar os pré works, procurei saber mais sobre a cultura do banco, em que direção o banco está caminhando e também saber sobre seus players de mercado.
Qual foi o momento mais desafiador durante o processo?
Os testes iniciais. Essa etapa é a que eu tenho mais dificuldade, pois sou muito comunicativa e prefiro muito mais as etapas onde têm conversas ou dinâmicas.
O que mais te surpreendeu no processo seletivo?
A preocupação e atitudes tomadas para termos mais representatividade na cadeira de trainee.
O que você mais gosta do Programa Trainee Itaú?
Sem dúvida as rotações personalizadas para o meu perfil, pois assim vou para áreas com “a minha cara” e fica mais fácil e fluida a integração e aprendizado.
Quais dicas você daria para quem quer ser Trainee no Itaú?
Autoconhecimento. Para você se apresentar para alguém e mostrar seu potencial é necessário, antes de tudo, você conhecer a si mesmo, para saber seus pontos fortes e pontos de melhoria e, para além disso, mostrar confiança quando o assunto é sobre você.

João Victor

Por que você decidiu participar do Programa Trainee do Itaú?
Sempre tive um perfil generalista. Quando me formei em Engenharia Elétrica, não senti vontade de seguir a profissão por querer conhecer cada vez mais e, durante três anos, tive vivências que vão de gestão de projetos à programação. Por gostar de tudo o que experimentava, vi no Programa Trainee do Itaú uma oportunidade de, em um curto espaço de tempo, viver ainda mais desafios e alavancar minha carreira em uma empresa que realmente valoriza seus talentos.
Como foi sua experiência durante o processo seletivo? Como se preparou para as etapas?
A experiência foi incrível. Apesar de longos meses de ansiedade, foi uma jornada de muito autoconhecimento e aprendizado do que o Itaú representa na vida das pessoas. Antes de cada etapa do processo, recebemos os temas que deveríamos focar mais nossa atenção, como mobilidade urbana e marketplace. Para me preparar, além de consumir conteúdo preparados pelo Itaú e sobre os temas de forma geral, entrevistei pessoas que eu
conhecia que são clientes do banco.
Qual foi o momento mais desafiador durante o processo?
Todas as dinâmicas em grupo. É muito desafiador mostrar seu valor e o que te torna especial em pouco tempo, principalmente quando outras pessoas querem fazer o mesmo. O equilíbrio entre mostrar quem você é, sem atropelar ou impedir que os outros também o façam, é essencial.
O que mais te surpreendeu no processo seletivo?
A quantidade de líderes envolvidos em todas as etapas. Isso já mostrou, desde o processo seletivo, a importância que um trainee tem para o Itaú. A atenção que eles deram foi tanta que, até hoje, lembram com detalhes de cada um de nós.
O que você mais gosta do Programa Trainee Itaú?
O que mais valorizo são as rotações em diferentes áreas, que nos permite viver diversas carreiras e desafios, e o que faz com que essa experiência seja incrível no Itaú são, principalmente, a recepção das equipes e a confiança que nos é dada.
Quais dicas você daria para quem quer ser Trainee no Itaú?
Use o processo seletivo para mostrar quem você é e o que lhe torna único, e não deixe de compartilhar desafios e conquistas da sua vida pessoal. Não somos somente a profissional, e a diferença que o banco busca pode estar no que você julga simples demais para ser compartilhado

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: