Criado em 2008, a partir de uma fusão entre as duas instituições financeiras que dão o seu nome, o Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil, e também uma das marcas mais valiosas. Com cerca de 5 mil agências, sua atuação se estende por outros 20 países.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Para os jovens que querem trabalhar na instituição, há várias possibilidades de entrada, e processos seletivos que se estendem durante o ano todo. O banco possui programas de estágio, para quem faz graduação, trainee, para os recém-formados, além do Programa Jovem Aprendiz, destinado para alunos do Ensino Médio. E quem faz MBA no exterior tem a possibilidade de participar do processo seletivo do Itaú Unibanco que ocorre nos campus das universidades internacionais. 

O Na Prática conversou com profissionais de recrutamento do banco e jovens trainees, que explicaram como funciona cada seleção e compartilharam dicas e conselhos para se destacar.

Leia também: Guia completo para você conseguir a vaga desejada

Mudanças no processo seletivo para maior inclusão

Para o processo de recrutamento tornar-se cada vez mais democrático, exigências de currículo   têm   sido   simplificadas. O   idioma   Inglês,   por exemplo, é exigido apenas para vagas que realmente necessitam desse conhecimento.

Na   primeira   fase,   são   avaliados   apenas   os   aspectos profissionais   dos candidatos: os avaliadores não têm acesso a nenhum dado pessoal do inscrito, apenas a seus conhecimentos e experiências. Todos os executivos do banco passam por um treinamento de vieses inconscientes para que o processo   seletivo   tenha   foco   nas habilidades   e   potencialidades   do candidato

Levando em conta a necessidade de diversidade e inclusão no processo seletivo, o Itaú mantém uma série de parceiros focados em pessoas com deficiência e diversidade racial e realizará preparação para candidatos negros etapa a etapa. No ano passado, por exemplo, foram realizados workshops sobre processos seletivos e mentoria para os candidatos negros.

“O Itaú aprimora constantemente seus processos seletivos para buscar a igualdade   de   oportunidades,   com   pessoas   que   se   identifiquem   com o trabalho centrado na experiência do cliente, com nossos valores, com nossa cultura.   Dentro   desse   espírito   e   de   valores   alinhados   a   simplicidade, liderança,   ética   e   comprometimento,   contaremos   certamente   com   a participação de grandes talentos nesta edição do programa para compor a futura liderança do banco”, afirma Sérgio Fajerman, membro do Comitê Executivo do Itaú Unibanco responsável pela área de Pessoas.

O passo a passo para chegar lá

O  processo   seletivo  consiste  em cinco   etapas:   inscrição;   testes  online; resolução de um business case online; dinâmica em grupo; e entrevista final com os executivos. Também haverá lives e webinars com trainees e líderes do banco para explicar sobre negócios do banco de varejo e do banco de atacado.

O evento de abertura será no dia 17/08, a partir de 19h00, e os candidatos receberão as coordenadas para acompanharem pelo aplicativo Trainee Feito Com Você.

Fui aprovado. E agora?

O Programa Trainee Itaú Unibanco 2022 tem a missão de desenvolver e acelerar a carreira dos talentos participantes, formando os futuros líderes da organização. Os trainees têm oportunidade de participar de um programa personalizado, em que vivenciam práticas profissionais desafiadoras, com treinamentos técnicos e comportamentais exclusivos.   Recebem ainda uma mentoria individual com acompanhamento próximo da alta liderança do banco, além de networking e da oportunidade de trocar experiências com executivos da organização. Também serão oferecidos cursos para aqueles que ainda não dominam o idioma Inglês.

Pré-requisitos:

  1. São elegíveis graduados em qualquer curso de longa duração – 4 anos ou mais – nas áreas de Exatas, Humanas ou Biológicas, a partir de dezembro de 2019 e universitários com previsão de formação até julho de 2023.
  2. Disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia;
  3. Inglês: a partir de avançado para Negócios Atacado. Não é exigido para Negócios Varejo.

O que o Itaú quer que você saiba

Quantos funcionários há hoje no país? Em quantas cidades?

Itaú: 

Hoje o time do Itaú conta com 96.326 colaboradores no Brasil e no exterior.

Qual a frequência de cada processo seletivo do Itaú?

Itaú:

Os processos para estágio corporativo são semanais, com inscrições abertas durante o ano todo.

Já o trainee acontece 1 vez por ano, sendo que as inscrições são abertas em meados de agosto.

O estágio de férias nacional acontece uma vez a cada semestre, com inscrições sempre entre abril para entradas em julho e setembro para entradas em janeiro e fevereiro.

O estágio de férias internacional ocorre uma vez ao ano e as inscrições são abertas, aproximadamente, em setembro.

Para vagas efetivas não há periodicidade.

O que buscam em um jovem candidato?

Itaú: Buscamos proatividade, vontade de pertencer, alinhamento com a cultura do banco, pensamento inovador e provocações construtivas.

O que não buscam em um jovem candidato?

Itaú: Atitudes que não estejam de acordo com a nossa cultura.

Qual é o perfil de quem trabalha na empresa?

Itaú: Nossos clientes são diversos, portanto nossos colaboradores também precisam ser. Somos um conglomerado com mais de 90 mil profissionais e temos áreas com necessidades e perfis bastante distintos. Por isso, o mais importante é o alinhamento à nossa cultura, o pensamento inovador e a disposição para aprender.

O que gostariam que todos soubessem sobre a empresa?

Itaú: É muito legal perceber que o candidato se preocupou em saber um pouco mais sobre o Itaú em uma entrevista, que ele entende quais são os desafios gerais que o setor bancário vivência, conhece sobre a nossa cultura e o nosso propósito. São atitudes pequenas que fazem bastante diferença em um processo seletivo.

A cultura digital está transformando o mundo e com o Itaú não é diferente. Os desafios com que nos deparamos todos os dias são enormes e precisamos dos melhores talentos para construir um banco do futuro.

As oportunidades estão nas mais variadas áreas, do marketing que faz a gestão de uma das marcas mais valiosas do Brasil, à tecnologia que passou a ser core do banco e está reinventando o nosso negócio, passando pelo jurídico que, se fosse um escritório, seria o maior do Brasil.

Baixe o checklist definitivo para fazer seu LinkedIn bombar

O que os aprovados no processo seletivo do Itaú têm a dizer

Milena

Por que você decidiu participar do Programa Trainee do Itaú?
 
Um dos fatores determinantes para eu decidir participar do programa de Trainee foi a possibilidade de aprender diversos skills técnicos e comportamentais com diferentes pessoas através do networking, além de conhecer mais a fundo as áreas do banco e ter uma formação voltada para líderes.
 
Como foi sua experiência durante o processo seletivo? Como se preparou
para as etapas?
 
Foi um processo que me deixou bastante ansiosa, por saber da alta concorrência, mas em todos os momentos, todas as etapas e comunicados foram super claros, acalmando o coração um pouco. Sobre o preparo, além de pesquisar materiais relacionados ao mercado financeiro e realizar os pré works, procurei saber mais sobre a cultura do banco, em que direção o banco está caminhando e também saber sobre seus players de mercado.
 
Qual foi o momento mais desafiador durante o processo?
 
Os testes iniciais. Essa etapa é a que eu tenho mais dificuldade, pois sou muito comunicativa e prefiro muito mais as etapas onde têm conversas ou dinâmicas.
 
O que mais te surpreendeu no processo seletivo?
 
A preocupação e atitudes tomadas para termos mais representatividade na cadeira de trainee.
 
O que você mais gosta do Programa Trainee Itaú?
 
Sem dúvida as rotações personalizadas para o meu perfil, pois assim vou para áreas com “a minha cara” e fica mais fácil e fluida a integração e aprendizado.
 
Quais dicas você daria para quem quer ser Trainee no Itaú?
 
Autoconhecimento. Para você se apresentar para alguém e mostrar seu potencial é necessário, antes de tudo, você conhecer a si mesmo, para saber seus pontos fortes e pontos de melhoria e, para além disso, mostrar confiança quando o assunto é sobre você.
 

João Victor

Por que você decidiu participar do Programa Trainee do Itaú?
 
Sempre tive um perfil generalista. Quando me formei em Engenharia Elétrica, não senti vontade de seguir a profissão por querer conhecer cada vez mais e, durante três anos, tive vivências que vão de gestão de projetos à programação. Por gostar de tudo o que experimentava, vi no Programa Trainee do Itaú uma oportunidade de, em um curto espaço de tempo, viver ainda mais desafios e alavancar minha carreira em uma empresa que realmente valoriza seus talentos.
 
Como foi sua experiência durante o processo seletivo? Como se preparou para as etapas?
 
A experiência foi incrível. Apesar de longos meses de ansiedade, foi uma jornada de muito autoconhecimento e aprendizado do que o Itaú representa na vida das pessoas. Antes de cada etapa do processo, recebemos os temas que deveríamos focar mais nossa atenção, como mobilidade urbana e marketplace. Para me preparar, além de consumir conteúdo preparados pelo Itaú e sobre os temas de forma geral, entrevistei pessoas que eu
conhecia que são clientes do banco.
 
Qual foi o momento mais desafiador durante o processo?
 
Todas as dinâmicas em grupo. É muito desafiador mostrar seu valor e o que te torna especial em pouco tempo, principalmente quando outras pessoas querem fazer o mesmo. O equilíbrio entre mostrar quem você é, sem atropelar ou impedir que os outros também o façam, é essencial.
 
O que mais te surpreendeu no processo seletivo?
 
A quantidade de líderes envolvidos em todas as etapas. Isso já mostrou, desde o processo seletivo, a importância que um trainee tem para o Itaú. A atenção que eles deram foi tanta que, até hoje, lembram com detalhes de cada um de nós.
 
O que você mais gosta do Programa Trainee Itaú?
 
O que mais valorizo são as rotações em diferentes áreas, que nos permite viver diversas carreiras e desafios, e o que faz com que essa experiência seja incrível no Itaú são, principalmente, a recepção das equipes e a confiança que nos é dada.
 
Quais dicas você daria para quem quer ser Trainee no Itaú?
 
Use o processo seletivo para mostrar quem você é e o que lhe torna único, e não deixe de compartilhar desafios e conquistas da sua vida pessoal. Não somos somente a profissional, e a diferença que o banco busca pode estar no que você julga simples demais para ser compartilhado

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: