Um Projeto: Fundação Estudar
Jovens em dinâmica de grupo com barbantes

Veja as Perguntas Frequentes sobre o Núcleo

Por Rafael Carvalho

Entenda como funciona a rede de alumni do Na Prática, unidade de carreiras da Fundação Estudar, e faça parte dela!

1. O que é o Núcleo?

O Núcleo é a rede de alumni do Na Prática, unidade de carreiras da Fundação Estudar. Dentro do programa os membros têm acesso a benefícios exclusivos e interações com uma rede de talentos nacional. O programa prevê encontros e desenvolvimento de atividades individuais e em grupo, virtuais e presenciais focando em quatro pilares principais: Liderança, Autodescoberta, Conexão com o Mercado e Rede, que visam acelerar a carreira dos participantes.

2. Quem pode participar do Núcleo?

Ele é exclusivo para a rede de ex-participantes dos programas de Carreiras do Na Prática (Laboratório, LabX, ENE, Imersão e Catálise), que completaram no mínimo 75% de participação em ao menos um desses programas.

3. O que são os Núcleos Locais?

É o grupo formado pelos participantes do Núcleo daquela cidade. Eles são responsáveis por desenvolverem as atividades do programa através de encontros presenciais e virtuais, atividades individuais e em grupos que visam potencializar ao máximo a carreira dos participantes.

4. Quando e onde acontecerá o Núcleo?

O Núcleo acontece dentro dos Núcleos locais. Não há espaço físico necessariamente. As atividades poderão ocorrer em diferentes espaços de acordo com as necessidades identificadas pelos representantes.

Atualmente já temos Núcleos abertos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte! No decorrer do ano, novos Núcleos serão abertos!

5. Qual o conteúdo trabalhado no Núcleo?

Trabalhamos liderança, autodescoberta, conexão com o mercado e rede. São atividades baseadas nos conceitos trabalhados nos programas presenciais do Na Prática (Laboratório, Imersão e Catálise), mas desenvolvidas de uma maneira diferenciada.

Para aqueles membros que já participaram do programa com o tema relativo a atividade, ele conseguirá se potencializar ainda mais naquele conhecimento. Para aqueles membros que ainda não participaram do programa com o tema relativo a atividade, será uma oportunidade de experimentar o conteúdo/impacto que ele terá dentro daquele programa.

As atividades são desenvolvidas pela Fundação Estudar e aprimoradas pela rede do Núcleo Local, com o apoio dos Representantes.

6. Até quando posso me inscrever?

O programa é contínuo, e as inscrições ficam abertas durante todo o ano. Você pode se inscrever após terminar um dos programas do Na Prática e já começa a usufruir dos benefícios desta rede por um período de seis meses, quando é necessário renovar a participação.

7. Qual a duração do programa?

A inscrição no Núcleo equivale à participação de seis meses como membro do Núcleo Local ao qual se inscreveu, tendo acesso às atividades e à rede do programa. Após esse período, os membros podem renovar sua inscrição de forma contínua para um próximo ciclo de seis meses.

8. Já faço parte de uma rede, faz sentido participar do Núcleo também?

Sim! Uma das propostas principais do Núcleo é ser uma rede de potencialização para que você possa alcançar todos os objetivos dentro da sua trajetória. Se você já faz parte de redes como AIESEC, MEJ, CHOICE, Ligas, Rotaract, Enactus, entre outras, participar do Núcleo vai te ajudar a fazer novas conexões, absorver conhecimentos e desenvolver competências que poderão ser utilizadas nos outros projetos que está envolvido!

9. Quanto tempo tenho que me dedicar para as atividades?

Os membros não possuem dedicação mínima para realização das atividades. Elas poderão ser realizadas de modo virtual e presencial dependendo do modelo escolhido pelo membro e das etapas previstas.

10. Quantas atividades devo estar envolvido dentro do Núcleo?

Ao entrar nessa rede você escolhe as atividades nas quais participar, de acordo com sua disponibilidade, interesse e proximidade com sua carreira!

Acreditamos que quanto mais atividades você participar em contato com essa rede de alto potencial, maior a experiência e impacto que o Núcleo terá em sua trajetória. Mas essa escolha pode ser feita e modificada por você de acordo com suas disponibilidades no decorrer dos meses!

11. As vagas são limitadas para participar do Núcleo?

Apenas o número de vagas isentas e subsidiadas é limitado, para garantir a sustentabilidade financeira do programa e o dos núcleos locais.

12. Eu já me formei, posso participar do Núcleo?

Sim, os membros do Núcleo são ex-participantes dos programas de carreiras, que são universitários ou recém-formados.

13. Qual a forma de pagamento?

A taxa de participação (completa ou subsidiada) deve ser paga online como confirmação de inscrição, podendo o seu valor ser dividido em até 12x. Esse pagamento online é feito através do Moip. Toda taxa de participação do Núcleo é investida em mais impacto!

14. Não tenho condições de pagar a taxa completa de participação, como faço para participar?

Queremos que todo jovem brasileiro participe de nossos programas, indiferentemente de sua condição financeira. Por isso oferecemos a possibilidade de subsídio da taxa de participação. Algumas vagas serão destinadas a participantes que não possuem condições de pagar a taxa de participação completa. Os candidatos que necessitarem de subsídio deverão informar esta condição no ato da inscrição, fazendo upload de declaração em Word na área reservada para tal finalidade no formulário. Os candidatos que fizerem requerimento de subsídio da taxa de participação passarão por um processo de seleção que será baseado na declaração anexada à inscrição. Os candidatos aprovados para o subsídio deverão participar de todas as atividades que se cadastrarem.

15. Como funciona a isenção da taxa de participação?

Queremos que todo jovem brasileiro participe de nossos programas, indiferentemente de sua condição financeira. Por isso oferecemos a possibilidade de isenção da taxa de participação no Núcleo. Um percentual de vagas no Núcleo será destinada a participantes que não possuem condições de pagar a taxa de participação subsidiada. Os candidatos que necessitarem de isenção deverão informar esta condição no ato da inscrição, fazendo upload de declaração em Word na área reservada para tal finalidade no formulário. Os candidatos que fizerem requerimento de isenção da taxa de participação passarão por um processo de seleção que será baseado na declaração anexada à inscrição. Os candidatos aprovados para a isenção deverão participar integralmente de todos as atividades que escolheram durante os seis meses de participação no Núcleo.

16. Eu recebo um certificado após participar do Núcleo?

Sim, ao fim do semestre um certificado será emitido comprovando sua participação nas atividades do Núcleo local com a carga horário de acordo com a função que exerceu. Os membros receberão certificado de carga horária de 72h de atividades de liderança, mercado, autodescoberta e conexão em rede.

Vamos juntos?

Inscreva-se para membro: Núcleo BH | Núcleo SP | Núcleo RJ

.

Mais dúvidas? Escreva para nucleo@napratica.org.br

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo