Um Projeto: Fundação Estudar

Participe de Simulação das Nações Unidas organizada por Harvard no Peru

Por Redação, do Na Prática

Quer ter a chance de participar da maior e mais antiga conferência de simulação da ONU? Descubra como!

A Simulação das Nações Unidas (ModelUN ou MUN) é uma simulação educacional ou acadêmica em que estudantes aprendem sobre diplomacia, relações internacionais e organizações transnacionais na prática e através de discussões em equipes. Estima-se que existam cerca de 400 simulações por ano ao redor do mundo – e diversas universidades e escolas adotaram o modelo como uma atividade extracurricular alternativa ao aprendizado tradicional.

Um destes modelos é a Harvard National Model United Nations (HNMUN) – a maior, mais antiga e mais prestigiada conferência do tipo. Fundada em 1955 – apenas uma década depois da criação das Nações Unidas – a conferência é organizada anualmente por alunos do Harvard College e podem participar estudantes de qualquer universidade ao redor do mundo.

Leia também: 5 lições sobre carreira que aprendi na ONU


Desde 2012, uma edição “América Latina” do evento passou a ser organizada. Edições anteriores aconteceram em Buenos Aires, Brasília, Natal e Cidade do México e, em 2018, o evento acontecerá em Lima, no Peru. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de janeiro e as inscrições de participantes e delegações pode ser feita através do site oficial.

Quem pode participar da Simulação das Nações Unidas de Harvard

Qualquer aluno de qualquer curso de graduação e qualquer nível de conhecimento pode participar – e não é necessário possuir experiência prévia neste tipo de simulação. Para se inscrever é só seguir o procedimento no site da conferência.

Também podem participar estudantes que tenham concluído o terceiro ano de Ensino Médio até o final de 2017. Os participantes geralmente vêm em grupos da sua região ou da sua instituição de ensino, formando delegações que podem incluir até 32 membros.

Leia também: ONU oferece plataforma para interessados em voluntariado

A maior parte da programação da Simulação das Nações Unidas será conduzida em inglês – incluindo seis dos oito comitês. Assim, a Harvard Model UN é uma boa oportunidade para que os participantes pratiquem e melhorem suas habilidades no idioma. Excepcionalmente este ano, serão realizados dois comitês em espanhol: Cumbre Global de Ciudades e La Revolución Cubana.

No total, serão mais de 3 mil estudantes e professores reunidos, em uma oportunidade única de experimentar os desafios da negociação internacional e da diplomacia.

Inscreva-se no curso por email: O que ninguém te ensina na hora de fazer um currículo excelente

Auxílio Financeiro

Há uma taxa de 50 dólares por pessoa para participar – mas é possível obter reembolso deste valor caso o estudante comprove necessidade financeira – para solicitar estas bolsas, é necessário enviar junto da inscrição também a application de assistência financeira. O prazo prioritário para enviar a application de assistência financeira é 1º de agosto, e o prazo final é 15 de novembro.

As candidaturas serão analisadas caso a caso e também é possível solicitar subsídios para alojamento ou passagens aéreas até o país.

 

Este artigo foi originalmente publicado em Estudar Fora

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo