Um Projeto: Fundação Estudar
jovem estudante de óculos faz anotações

O profissional que toda empresa busca

Por Rafael Carvalho

Para ser relevante em um mercado que passa por constantes transformações, não basta ter competências técnicas e conhecimento formal

O maior desafio das empresas atualmente é crescer (ou ao menos se manter competitivas) em um mercado em constante transformação. Para isso, elas precisam contar com profissionais que tenham a habilidade necessária para encarar o novo. Mas o que isso significa na prática?

Significa que não basta ter competências técnicas (conhecimento formal, habilidades específicas para o desenvolvimento de suas funções). O que realmente diferencia um bom profissional de um profissional acima da média são suas competências comportamentais, isto é, suas atitudes no ambiente de trabalho.

Google, Facebook, Ambev e outras empresas buscam talentos em conferência de carreiras da Fundação Estudar e Na Prática

Quando me perguntam qual é o fator crítico para se ter sucesso na carreira hoje em dia, eu digo: capacidade de adaptação. As chances de profissionais “apegados” a seu próprio modus operandi e resistentes a mudanças serem bem sucedidos nesse novo contexto são mínimas.

Um estudo feito pela Innosight, uma consultoria global de estratégia e inovação, mostrou que em 1958, a média de tempo que as empresas permaneciam no Index 500 da Standard & Poor’s (índice ponderado de valor de mercado das empresas) era de 61 anos. Em 1980, a média era de 25 anos. Atualmente, a média é de 7 anos. Em 2027? 75% das empresas atualmente listadas não estarão mais lá.

Baixe o Especial do Na Prática com tudo sobre processos seletivos e trainee

Vivemos dizendo que o tempo passa cada vez mais rápido. Então ele nunca vai passar mais devagar do que hoje. O que isso quer dizer? Que todos nós, independente da posição que ocupamos, temos que nos “mexer”. Temos de nos abrir para o novo, encarar o erro como aprendizado, aceitar novos horizontes. Afinal de contas, a única certeza que temos é a de que o mundo não irá parar de mudar. Cabe a nós trabalharmos, individual e coletivamente, para sermos uma versão melhor de nós mesmos a cada dia.

Sofia Esteves é fundadora do grupo DMRH e Cia de Talentos

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo