No primeiro trimestre de 2021, a Ambev, maior cervejaria da América Latina, obteve um lucro líquido de 2,7 bilhões de reais. O valor, comparado com o mesmo período do ano anterior, representou um aumento de 125% nos ganhos da empresa.
Presente em 19 países e detentora de 30 marcas de bebidas, a organização chegou a esse patamar através da consolidação de novos e antigos rótulos no mercado, mesmo em um ano marcado pela pandemia de Covid-19.
Nada disso seria possível, no entanto, sem uma operação de marketing dedicada a explorar todos os potenciais de crescimento e inserção da companhia. Os segredos desse setor, que movimenta profissionais dentro e fora do Brasil, são revelados em nova série produzida pelo Na Prática em parceria com a organização.
A Desvendando Marketing com a Ambev, com 4 capítulos, busca dar uma panorama prático sobre estratégias e ações realizadas dentro da empresa para profissionais e, até, outras empresas.
No primeiro vídeo, que você entende melhor a partir daqui, o Vice-presidente de Marketing da Ambev, Daniel Waks, conta como é a estrutura macro do setor dentro da empresa e quais os desafios para o futuro.
O setor de marketing na Ambev é dividido em 5 frentes principais, de acordo com Waks. Cada uma delas, à sua maneira, têm um mesmo objetivo principal, que é o de alavancar o sucesso das marcas da Ambev no mercado.
Setor voltado para criar ideias novas para as marcas, para as bebidas, para os rótulos e para a Ambev de modo geral.
Setor dedicado a cuidar de cada um dos rótulos da empresa, criando estratégias e campanhas para todos.
Área dedica a esmiuçar o comportamento, a opinião e os anseios do consumidor da Ambev em suas diferentes formas.
Estúdio interno da organização que une dados e criatividade, para medir e criar estratégias com base nas relações entre as partes.
Grupo orientado para criar ações que melhorem ou mantenham a boa reputação da empresa e de suas marcas perante o público.
Waks explica que um dos maiores desafios do setor de marketing está em criar maior autenticidade ao longo do tempo.
Para ele, no momento atual é preciso maior habilidade para se conectar a uma geração de pessoas mais dispersa e ao mesmo tempo exigente a respeito do propósito das empresas.
“É papel das marcas conseguir se conectar com as pessoas através de conteúdos relevantes. Mas o grande balanço é ser fiel às origens da marca [durante esse processo]”, explica o líder ao falar de como a Ambev equilibra diálogo com as novas gerações e as origens de rótulos centenários.
Nesse sentido, Waks destaca que a saída para esse problema de equilíbrio entre origens e futuro está em compreender o que as pessoas precisam.
“Para criar um propósito, a principal coisa a se fazer é entender as pessoas, ouvir os consumidores e identificar as dores e dificuldades dos consumidores.”
Durante o primeiro vídeo da série, Waks aponta ainda que toda a equipe de marketing da Ambev é orientada para um fim específico: “conquistar as pessoas”.
Segundo o vice-presidente da área, um bom profissional de marketing precisa ser curioso para descobrir e empático para entender a fundo diferentes públicos.
Por fim, ele analisa que, para alcançar essas soft skills, é preciso conhecer a si mesmo, já que só assim é possível entender os fundamentos da função e para onde se quer ir.
“A gente tem que se conhecer, temos que saber em quais áreas somos bons, quais não somos, o que gostamos e o que não gostamos, porque no final quem define a nossa carreira somos nós mesmos.”
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