Caixas de loja de departamento

“Esta é a década do varejo”. A frase otimista é repetida à exaustão pela presidente da rede varejista Magazine Luiza, Luiza Trajano. Ela emprestou a expressão de Flavio Rocha, presidente da Riachuelo e de uma entidade que representa o setor. Os indícios econômicos mostram que eles podem estar certos: nos últimos dez anos, as redes varejistas cresceram mais do que o PIB, e a entrada de 40 milhões de brasileiros na classe C, ávidos por consumir – e ser bem tratados – impulsionam as vendas.

Foi pensando nesse contexto que a comunicadora social mineira Talitha Évely, de 23 anos, decidiu concorrer com outros 15 mil inscritos a uma das 14 vagas para trainee na empresa de Luiza. Depois de um longo processo, ela foi selecionada e começou a atuar na área de marketing. “Via essa oportunidade como uma forma de impulsionar a minha carreira, entrar em uma empresa com importância nacional e ter contato com profissionais da área”, comenta.

Não foi uma mudança muito fácil. Apesar de ter nascido em uma cidade média, Juiz de Fora, com cerca de 550 mil habitantes, a transferência para a capital paulista causou impactos profissionais e pessoais. Mas parece ter valido a pena. Os desafios constantes e a busca incessante para atender as exigências dos clientes tornam o seu trabalho bastante dinâmico. “O varejo é o coração da economia. É uma área que muda a cada dia. Isso exige que o profissional seja muito veloz também, que consiga se adaptar e ser flexível”, explica.

Um dos fatores que mais chamou a atenção de Talitha na empresa foi o foco no cliente. “Falamos a língua do cliente, respiramos o cliente, conseguimos pensar como ele e entender o que ele quer”, diz. E o que ele quer, afinal? “Os consumidores hoje estão mais exigentes, informados. Eles estão sintonizados com as melhores marcas do mercado e já conhecem um serviço mais personalizado. Ele não quer só o produto pelo melhor preço, ele quer uma empresa que se preocupe com ele no pós-venda”, completa.

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Magazine Você
Dentro da empresa, ela atua em uma área relativamente nova de marketing e vendas: o Magazine Você, que oferece aos clientes a possibilidade de criar uma mini loja virtual – hospedada dentro do site oficial da empresa. Ela dá a possibilidade ao cliente de “vender” aos amigos produtos da Magazine Luiza selecionados e recomendados por ele. Sempre que um produto é vendido através dessas lojinhas, o divulgador (nome dado ao cliente que montou sua página própria) recebe alguma bonificação em dinheiro.

“Esse serviço foi criado porque temos pesquisas que comprovam que as pessoas têm mais tendência a comprar um produto que foi indicado por um amigo a um que foi sugerido por um vendedor na loja”, explica. “A ideia é que, no Magazine Você, aquele seu amigo que sabe tudo de computadores, expert no assunto, crie uma lista a partir do que temos para oferecer e liste os pontos positivos e negativos daqueles produtos para os seus amigos.”

Essa foi uma maneira diferente que a empresa encontrou para se aproximar dos clientes. “Considerando a concorrência acirrada, a estabilidade do site e o prazo de entrega podem fazer a diferença”, diz. “O marketing tem que ser inovador e diversificar as formas de conversar com os consumidores em todas as plataformas e frentes possíveis.” Com metas de vendas pressionando, os profissionais da área precisam trabalhar sempre pensando no dia seguinte, fechar a ação de um mês imaginado a do próximo. “Trabalhamos muito com a área comercial, para saber o que está chegando de novo no mercado e pensar em como isso vai ser levado ao cliente para despertar o interesse pela compra”, afirma.

Em um mercado tão concorrido e volátil quanto este, não há muito espaço para comodismos. E, se Luiza Trajano estiver correta, e esta for mesmo a década do varejo, ele pode ser um excelente setor para se atuar.

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